Tuesday, June 28, 2011

Minha Dica VINTAGE: BOKJA DESIGN, Líbano.

Conheci a BOKJA através da minha network e adorei os móveis do estilo vintage que elas fazem!!!  A Bokja é uma loja especializada em móveis reinventados, feitos por 2 designers de BEIRUT, a Houda Baroudi e Maria Hibri que são apaixonadas por antiguidade e móveis vintage, como eu!!! Utilizam tecidos do oriente médio feito a mão e com cores desenhos e cores lindas encontrados na rota da seda. Minha admiração pelo trabalho delas é que também se preocupam com a sustentabilidade cultural e o conceito espiritual. Tenho certeza que você vai se encantar por algum também. Super atuais, eles combinam com muitos ambiente, somente temos que decidir pela escolha dos tecidos, que são infinitas opçoes!!!
 




 

O estilo contemporâneo CLEAN AND WHITE

O Papel de Parede divide ambientes.
 
Hoje estou postando alguns ambientes modernos e no estilo Clean & White que, se observarem bem, verão detalhes que são toda uma diferença no sucesso dessas composições. A textura, a escolha cuidadosa dos materiais, do mobiliário podem fazer um ambiente clean elegante. Ao mesmo tempo, se não tivermos cuidado, o ambiente monocromático poderá estar realçando defeitos e/ou deixar-lo entediante.
 
A parede revestida com textura de pedras de rio é um acerto.
 
Decorar uma casa é uma Arte, e conhecimentos de ergonomia, cores, materiais, iluminação, história da arte e mais uma série de disciplinas, fazem com que um projeto funcione em todos os sentidos!!! O acabamento é um item essencial no êxito de uma ambiente e profissionais bem capacitados fazem com que todo o design seja valorizado. O teto de gesso recebe pontos de iluminação que valorizam e muito cada elemento do projeto e merece uma atenção especial.

Destaque na Luminária de Teto (cristais), círculos nas poltronas e coluna.
 
 
 
 

 
 

LOUIS VUITTON - design de vitrine que mais chamou atenção em Londres na Temporada!!!

A vitrine de lojas é a primeiríssima impressão que atrai o cliente e todas as grandes lojas investem e muito alto em uma vitrine interativa e que conquiste o cliente. Na temporada passada a LV conseguiu este destaque em Londres e suas vitrines foram super comentadas e admiradas!!! Ovos enormes fechados e avestruzes, foram incluídos no design da vitrine da LOUIS VUITTON na Bond Street em Londres. Todos os dias um novo ovo era aberto e revelava um modelo diferente de sapato, relógio ou acessório da temporada!!! Uma parada obrigatória e diária pra àqueles que respiram a moda e se encantam com estes recursos de marketing feitos pra clientes super exigentes!!!



 

BLACK & WHITE

Ambientes em Preto e Branco é o primeiro que passa pela cabeça das pessoas quando querem fazer um ambiente com mais estilo mas, pecam e muito, na suas escolhas e acabam fazendo com que o espaço se transforme em algo bastante frio porque, utilizam as 2 cores neutras e se limitam muito na escolha de mobiliário. As pessoas não ficam atentas à grande variedade de texturas e materiais que o mercado oferece, é realmente difícil de seguir as tendências, por isso o mais indicado é eleger um profissional antenado com as tendências. O preto e branco pode ser utilizado em qualquer ambiente, somente o quarto infantil pede cautela.

                  A grande dica aqui é o uso da madeira no piso deixando o ambiente mais aconchegante.



O primeiro de tudo é definir o seu estilo, e não importa se você gosta de tudo um pouco, você tem sim um estilo: o eclético!  Ou, se vc gosta de poucos móveis (minimalista)ou, se você gosta de aproveitar os móveis com histórias de familia (vintage) ou, se vc é uma pessoal que adora flores e móveis franceses (shabby), realmente não importa! O que mais vale é que você consiga equilibrar tudo em um só espaço e pra isso, realmente tem que estar afinado com o bom-gosto e ter noção de espaço, iluminação, cores e mais coisas. Geralmente um espaço tem mais de um estilo porque, podemos criar um ambiente vintage/eclético, contemporâneo/minimalista, moderno/vintage, romântico/minimalista, e por ai vamos.. Cada pessoa é diferente, seu espaço tem necessidades diferentes e, seus pertences são suas referências e como vivem sua vida também. 

O uso da mesas auxiliares amarela se destacam em um ambiente neutro mas dá mais vida na escolha do preto e branco!!!


 Um mix de irreverentes objetos e a fiação elétrica está cuidadosamente instalada, são detalhes como esses que personalizam o projeto!!! O lustre de cristais adiciona glamour!!!

 
 Nesse ambiente a estampa das cadeiras se destacam, a escolha dos tecidos é essencial em um espaço, o luxo fica  no detalhe do lustre.
 
 
 A iluminação é primorosa nesse ambiente, ajudando a destacar as inúmeras texturas.
 
 


DECORAÇÃO E TENDÊNCIA DE 2011

Decoração é a palavra chave para 2011, aqui faremos uma pequena antevisão das principais tendências em decoração para este ano.



Os 3 temas principais que ditam as tendências em decoração para 2011 são: Reclaim, Humiliaty e Explore ( apresentados pelos Fashion Snoops )

Uma das principais tendências em decoração para 2011 é um regresso às origens e à preservação de tudo aquilo que é mais tradicional. A decoração é cíclica e hoje, tudo aquilo que está no sótão dos pais ou dos avós, pode e deve ser criativamente misturado com peças mais contemporâneas. Recuperação e reutilização que mudam a nossa visão sobre o conceito de reciclagem. Recuperamos e reencontramos a beleza nos objetos do passado, que nos confortam em memórias e adiciona ao projeto um estilo muito maispersonalizado com o cliente.

O vintage continua a ter um grande destaque na decoração de interiores, assim como os padrões, têxteis e cores de influência global.

Armários de cozinha em tonalidades distintas, ou seja, os armários superiores podem ser numa cor mais clara do que os armários inferiores e vice-versa. Para quem prefere arriscar menos, a tendência vai para cozinhas claras (branco ou cinza), mas também para cozinhas escuras (preta, cinza, azul marinho).

A decoração do ambiente continuará a dar que falar em 2011 e a tendência é reciclar e reaproveitar tudo o que se tem, comprar em segunda mão, ser criativo na reinterpretação da arte de decorar e respeitar sempre o ambiente.

A mistura de vários tipos e estilos de mobiliário, em vez de um conjunto onde todas as peças são condizentes vai estar muito in em 2011.

Existência de um pequeno espaço de trabalho na cozinha, ou seja, um pequeno escritório onde é possível colocar o portátil, livros de receitas e documentos do dia-a-dia.

Forte aposta nas casas-de-banho/banheiros, que se estão a tornar cada vez mais amplos e luxuosos – no fundo com uma inspiração spa. Destaque ainda para o uso de madeira no WC, assim como linhas mais suaves e ainda a exposição de arte neste espaço mais íntimo da casa. Para além disso, as banheiras de pés vieram para ficar!!!

Nas tendências em decoração para 2011 haverá ainda um equilíbrio maior entre as dimensões, a qualidade e a intimidade dos espaços. Embora as divisões espaçosas sejam sempre bem-vindas, a tendência é para abraçar espaços mais pequenos, de maior qualidade e com um ambiente extremamente aconchegante. Os espaços pequenos estão in!!!

A cozinha será cada vez mais um ponto central da casa e uma das grandes tendências continua a ser as cozinhas abertas para a sala de jantar e/ou sala de estar.

No que toca ao papel de parede, este continua a dar cartas em 2011, mas com algumas novidades: para além da aplicação em mais do que uma parede, destaque para o papel de parede pintável e lavável, metálico e texturizado, pintado à mão, com efeito 3D e imitação de madeira.  

Juntar o útil ao agradável é outra tendência na decoração para 2011, onde se procura aproveitar cada nicho de uma divisão ou casa para criar um ambiente distinto ou para organização/arrumação.

Em termos de cores, as tendências para 2011 apontam no sentido de cinzas claros e frescos, castanhos aconchegantes que buscam inspiração no chocolate, vermelhos vivos, fúchsias, púrpuras , azuis-safira e o verde oliva.

Os espaços exteriores estão em alta este ano e a decoração chega às varandas, pátios e jardins, com direito a mobília, têxteis e até objetos decorativos para tornar o ambiente ainda mais confortável e convidativo.


DECORAÇÃO MINIMALISTA

O minimalismo tem como objectivo proporcionar uma expressão que nos leva a sentir, o espaço que queremos ocupar. Isto vale para quadros, ambientes, textos, e música. Concluído o minimalismo é um movimento de artes.

A decoração minimalista é muito interessante, pois usa poucos móveis e muito poucas peças, às vezes até nenhuma, e esta decoração é mais usada em salas de estar, halls de entrada, corredores e até mesmo no jardim. Contudo ainda que esta decoração seja composta por poucos materiais, não é assim tão simples de obter, pois a mobília, os quadros e acessórios devem ser de muito bom gosto, pois deve notar-se que mesmo sendo poucos tem muita importância e são muito bonitos. Quando se opta pelo estilo minimalista os ambientes passam a ser mais organizados, e simplificados, pois é reduzido o número de armários, cómodas entre outros.


Um ambiente minimalista tem apenas a mobília essencial, valorizando o seu uso e importância. A maioria dos móveis apresenta superfícies limpas, com a excepção de algumas peças decorativas, as superfícies são livres de peças acumuladas. Outra característica é valorizar a qualidade e não a quantidade. Em vez de ter várias peças de menor importância, um ambiente minimalista privilegia o destaque para as peças relevantes. Quanto às cores o branco e o preto são as mais indicadas. Mas apesar de estas serem as mais indicadas isto não quer dizer que não possam ser utilizadas outras, desde que em pequenas quantidades.

Como pode concluir por si próprio a decoração minimalista é nossa amiga pois com ela não gastamos dinheiro em excessos que muitas vezes nem nos lembramos que ainda possuímos, pois só compramos o essencial. Por fim um ambiente em estilo minimalista como tem menos peças é mais fácil de limpar e manter arrumado. Por isso quando for decorar a sua casa lembre-se que “menos é mais”.


ESPAÇOS PEQUENOS

Dicas importantes para se ter um charmoso e aconchegante espaço pequeno:
  1. Use cortinas que cubram da parede até o teto;
  2. Se você tiver lareira, faça a moldura dela mais larga;
  3. Uniformize o piso com um só tapete grande;
  4. Pinte o teto com uma cor clarinha;
  5. Se o pé-direito for baixo, remova sancas e rodapés;
  6. Não cubra a parede de quadros;
  7. Restrinja o uso de cores fortes;
  8. Paredes, teto e piso brancos "aumentam" o Ambiente;
  9. Tábuas largas no chão dão sensação de amplitude;
  10. Não é porque o Ambiente é pequeno que os móveis também devem ser pequeninhos, eles devem ser proporcionais ao Ambiente, tudo com muito cuidado pra não haver desproporções de móveis e objetos;
  11. Elimine portas entre cômodos. Ambientes sem separação parecem mais amplos;
  12. Um truque velho como o Mundo: cubra uma parede de espelho;
  13. Privilegie a iluminação natural;
  14. Uniformize o piso entre todos os cômodos;
  15. Se sua sala é bem pequena, procure decorá-la com móveis que sejam confortáveis e que supram as suas necessidades. Assim o sofá não precisa ser grande para ser o melhor. Ele pode ser de dois ou três lugares, desde que mantenha um certo conforto.
  16. Uma poltrona de design deixam a sala com aspecto sofisticado. Use também uma luminária ao lado para deixar a sala ainda mais aconchegante.
  17. Espaços pequenos pedem versatilidade. Assim procure usar vários ambientes em um só, como conjugar a sala de TV com a sala de estar. Este tipo de decoração torna o apartamento mais prático e acessível.
  18. Em apartamentos pequenos as mesas de centro são indispensáveis, servindo como ponto de apoio;
  19. Já para acompanhar a TV, o rack é peça não só para aparelhos eletrônicos, mas também para objetos como livros, e adornos;
  20. Se você que separar dois ambientes tipo sala de estar e jantar, mas de forma a manter uma visão geral da sala, utilize um aparador, que é uma peça muito funcional e versátil. Basta posicioná-lo entre a mesa de jantar e o sofá da sala com alguns objetos;
  21. Um quarto pequeno, desde que acomode uma boa cama, um armário e dois criados mudos, é o suficiente para o conforto do casal. Para torná-lo elegante e charmoso, decore-o com luminárias, abajur, vasos, quadros na parede e uma bela roupa de cama. Para economizar espaços opte por portas de correr no guarda-roupa;
     
     
     

Electrodomésticos de cozinha

Eletrodomésticos dicas para a sua cozinha

Uma cozinha bem decorada possui também electrodomésticos, é preciso pensar em toda a sua funcionalidade prática juntamente com a questão estética. Por isso hoje falamos um pouco deles na nossa vida quotidiana.

Electrodomésticos de cozinha

Os electrodomésticos fazem parte na decoração de uma cozinha, inevitavelmente a sua maioria é em inox por razões tão óbvias como a durabilidade, facilidade de limpeza e ainda o efeito estético.

Existem muito outros aparelhos com cores numa escala menor mas de grande porte, como as máquinas de lavar roupa, loiça e ainda frigoríficos e arcas corporificas. Nestes casos a maioria dos aparelhos são brancos mas actualmente existem empresas que vendem os seu produtos com uma ampla escolha de cores como é o caso dos frigoríficos da smeg, por questões de personalização estes produtos podem assumir um custo elevado. Felizmente podemos optar por empresas de vinil.
Autocolantes-para-frigoríficos

Como pode ver na imagem o vinil possibilita uma indeterminável variedade de escolha.

Vinil decorativo para frigoríficos

Os autocolantes de vinil são fáceis de aplicar, adaptam-se a muitas superfícies desde-mente que sejam lisas.

desenhos frigorifico

A escolha é tão vasta que existem várias empresas a produzirem painéis de vinil com fotografias personalizadas.


Bancadas de cozinha moderna



Nas cozinhas modernas muitas vezes a opção da cor da bancada é preto e nada melhor que o  inox para contrastar. É fácil de verificar em placas de vitrocerâmica e de indução com simples rebordos em inox decorativo.  Se não gosta de uma bancada com inox placas simples diluem-se com a cor da bancada preta.


Sabe que limpar as manchas do inox é fácil, basta utilizar álcool etílico. Para ter brilho nada melhor que usar óleo de bebé. Dicas destas podem ser encontradas num site de informações de electrodomésticos. 

Sunday, June 26, 2011

OS SETE PECADOS CAPITAIS DA DECORAÇÃO

Antes de se arrepender e ser obrigado a pagar penitência, conheça aqueles pecados que podem arruinar a sua nova casa !!!

INVEJA

Não queira a casa do vizinho, do amigo, do milionário de revista, da artista da moda. Seja você !!! Imagine se você fizesse uma plástica para ficar a cara da Madonna ... Ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas; logo, não tente também copiar a casa de ninguém. A sua casa deve ter a sua cara, o seu jeito, o seu estilo. Viver comparando o que se tem com o que os outros têm só leva ao ressentimento. Faça sua casa de acordo com suas possibilidades e seja feliz dentro dela. Ninguém vai morrer ou viver infeliz porque não tem aquela cadeira autêntica do século XVIII ou uma tela assinada de Di Cavalcanti. Uma bela cadeira de palha pode deixar sua casa igualmente aconchegante e bonita, assim como um quadro de um artista principiante e talentoso. Lembre-se de que dinheiro não compra bom gosto nem estilo, e muito menos Felicidade.



LUXÚRIA

Existe uma diferença intransponível entre uma casa sensual e uma sexual !!! Uma casa pode ser sensual, romântica, sem nenhum apelo explícito. Esqueça aquelas coisas de mau gosto que teoricamente significam sensualidade, do tipo de lençois de cetim de cores quentes, telefones em forma de órgãos sexuais, profusão de almofadas de oncinha, espelhos no teto, qualquer coisa com símbolos fálicos, pôsteres de fotos eróticas de gosto duvidoso.

Uma casa deve ser em tudo diferente de um motel. Cada coisa no seu lugar, não confunda conceitos. É lógico que existem exceções, como sofá em forma de boca desenhado por Salvador Dali, por exemplo. Isso é Arte, é lúdico. Outra coisa seria colocar o sofá do Dali junto com uma cadeira estilizando um pênis e uma mesinha em forma de vagina. Disgusting !!!




GULA

Não é porque o dinheiro está sobrando que sua casa deve ser uma demonstração explícita do patrimônio da Família. O máximo que se consegue é uma casa atulhada, uma mistura de alhos com bagulhos, uma filial de loja de móveis com antiquário, enfim, uma amostra de péssimo gosto do que deveria ser bonito. Modere a gula !!! Compre o necessário, compatível com o projeto que você tem. Em alguns casos, mais é menos, essa é uma máxima do bom gosto. Se você não conseguir controlar sua gula, compre, mas não exponha tudo ao mesmo tempo. Faça uma reserva técnica em casa. De tempo em tempo, dê uma olhada no que você tem guardado e troque o que está exposto. Sua casa sempre vai ter uma novidade que pode ser apreciada pela qualidade sem ser ofuscada pela quantidade.



IRA

Sabe aquela gente que maltrata pedreiro porque caiu um pinguinho de tinta no chão, que tem acessos de raiva porque o marmorista atrasou um dia ??? Esses são só alguns exemplos de pessoas que transformam tudo num grande problema, se estressam mais do que deveriam, acabam transformando casa numa emergency room. Qualquer erro insignificante acende uma luz vermelha e deixa os cabelos em pé. Menos, por favor, menos !!! Raiva e descontrole não apressam o serviço nem melhoram a qualidade de nada. Se você não é perfeito, por que seua fornecedores deveriam ser ??? Existe uma margem previsível e tolerável de erros em todas as obras. Se você sentir que o pessoal de serviço está ultrapassando essa margem, avalie se o problema não está em suas escolhas.



SOBERBA

Tem tudo haver com a Ira. Não é porque você está pagando que tem o direito de tratar com desdém e arrogância as pessoas que estão trabalhando na sua casa. Você conhece aquela anedota do cliente arrogante que reclama do prato no restaurante de uma forma insolene??? Pois é, dizem que invariávelmente o garçom tempera o prato com um pouquinho de cuspe na hora de trazê-lo de volta, devidamente refeito ... Ninguém gosta de ser tratado com desrespeito. Se você que um serviço rápido, limpo, honesto, trate seus contratados com dignidade. Eles estão ali trabalhando, se trata de esmola e nem de mesada. Eles trabalham, você paga, é o princípio do capitalismo civilizado.

Outro aspecto da Soberba é deixar constrangidos os seus convidados quando vai mostrar a casa nova. Como quem não quer nada você vai declinando o preço de tudo. " Ah, você gostou desse quadro??? Me custou uma fortuna !!!" O arquiteto me levou metade do orçamento, e olha que não foi pouco !!!" e por aí vai. Existe coisa mais antipática e constrangedora ??? Ninguém precisa saber quanto você é rico ou quanto pode gastar numa Decoração. Se as pessoas gostaram, agradeça o elogio.  Quanto aos gastos, como dizem os norte-americanos, " It goes without saying".



AVAREZA 

Você deve saber que o barato na maioria das vezes sai caro. Nada é mais verdadeiro quando se trata de decorar uma casa. Já cansei de receber clientes que chegam ao meu escritório depois de passar por três ou quatro decoradores ou arquitetos " mais em conta". Perderam dinheiro, tempo e horas de sono com inúmeros problemas perfeitamente dispensáveis. Não é preciso fazer um projeto inteiro com um Decorador. Ele ou ela podem dar uma consultoria, cobrada por hora, que vai resolver impasses que um leigo ou um amador jamais solucionariam. Afinal, para que servimos ??? Aquela prima, aquela amiga bem intencionada que tem "jeito para decoração" pode se transformar numa dor de cabeça. Aquele pintor baratinho é um bagunceiro que vai destruir o trabalho do marceneiro, aquela poltroninha tão bonitinha vai quebrar com dois meses de uso ... Faça um orçamento, planeje seus gastos e vá devagar. Poucas pessoas podem se dar ao luxo de ter uma casa pronta em pouco tempo. Prefira a qualidade, deguste com prazer suas conquistas, curta cada detalhe. Esse é o sabor secreto da Decoração.



PREGUIÇA

Se você não tiver prazer em decorar sua casa, esqueça esse Projeto. Se tudo for um sofrimento, desista. Uma casa se faz com garipagem, somando detalhes que demandam tempo e paciência. Um bom  marceneiro pode não ser tão fácil de encontrar, se você tiver preguiça, não vai achar nunca e ainda corre o risco de pegar um profissional de segunda só porque está a mão. "Ah, eu não sou madame, não tenho tempo". Desculpa esfarrapada !!! Se estiver em dúvida, procure a ajuda de uma profissional que possa indicar bons fornecedores. Mas você não vai largar tudo nas mãos dele. A troca entre você e o Decorador é  fundamental. Vai ajudá-lo a ter uma noção mais precisa do que você quer para obter um bom resultado. Não precisa chegar ao extremo a que chegou uma cliente: ela arrancou um pedaço de estuque de uma construção histórica de Florença para me mostrar a cor exata da pintura que queria para os muros da casa !!!

Uma vez decorada a casa, o trabalho está só começando. Não há decoração que resista a um dono preguiçoso, desmazelado, que não cuida de nada. A manutenção faz parte do processo. Dá trabalho ??? Dá, sem dúvida, mas não tem jeito.

Uma casa acolhedora é também fruto de bons cuidados !!!



 






Quartos pequenos

Quartos Pequenos


Quartos pequenos

O quarto pequeno é um fenómeno muito comum hoje em dia, infelizmente. Decorar um quarto pequeno é complicado pois colocar tudo o que precisamos num quarto de dimensões minúsculas, não é possível às vezes e temos de prescindir de alguns móvel que nos fazia falta.O Quarto é a divisão da casa deverá ser mais cómoda, pois é lá que descasamos, relaxamos e ganhamos energia para um novo dia.

A decoração de um quarto começa com a a pintura. Ao pintarmos as paredes de um quarto pequeno, não podemos escolher cores muito fortes para não sobrecarregar o quarto, pois fica sem luminosidade e ainda dá a sensação de ser mais pequeno. As cores deverão ser calmas e claras. E também é possível dar cor ao quarto, através de almofadas, edredões, móveis...

A decoração de um quarto pequeno, se já não tiver um armário embutido na parede, é difícil quando pretendo colocar um roupeiro que ocupa demasiado espaço. Um truque que ajuda é ter armários de portas de correr, pois não terá de se preocupar com o espaço para abrir as portas do roupeiro. Deverá deixar ao máximo entrar luz natural. As lâmpadas utilizadas deverão ser de baixo consumo.

Outro truque que poderá usar num quarto pequeníssimo é a utilização de espelhos de grande dimensão, ando a ilusão do espaço ser mais amplo.

Pode optar pelo uso de prateleiras de parede, para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Assim como a TV,se tiver, deverá supendê-la na parede, de modo a não ocupar muito espaço no chão.

Dica importante: deverá manter ao máximo o quarto muito bem arrumado, pois a roupa espalhada, os sapatos espalhados... dão a sensação de um espaço ainda mais pequeno. Poderá escolher armários de material de fácil limpeza.

A cama que escolher poderá ter gavetas de modo a ter mais espaço para guardar os seus objectos. As mesas de cabeceira poderão ser apenas uma placa de madeira na parede.

Vou deixar algumas ideias de decoração para quartos pequenos:

Quartos pequenos
Decoração Quartos pequenos

A decoração deste quarto pequeno tem cores muito claras, suaves e baste luminosidade natural.Não tem muitos móveis, apenas mesas de cabeceira e o roupeiro.











Quartos pequenos
Decoração de Quartos pequenos
A decoração do quarto pequeno tem um roupeiro de portas de correr, para não ocupar o espaço. Na cama pode arrumar alguns objectos.










Quartos pequenos
Quartos pequenos
A decoração para este quarto de dimensão pequena. tem a TV exposta na parede. Um espelho de grandes dimensões que permite a sensação de que o quarto é maior.












Quartos pequenos
Quartos pequenos

Neste quarto optou-se por prateleiras na parede para guardar objectos.













Quartos pequenos
Decoração Quartos pequenos



A decoração deste quarto tem cores muito claras e prateleiras embutidas na parede para a sua decoração.














Quartos pequenos
Quarto pequeno
Mais uma vez as prateleiras são embutidas na parede, com uma pequena e ausência de mesas de cabeceiras que foram disfarçadamente colocadas na parte superior da cama.

Thursday, June 23, 2011

PAPEL PAREDE: Interior Colorido

Os Papeis de Parede reinam em todos os ambientes, apesar dos tons neutros, as cores vivas ou discretas dão um toque todo especial em cada um deles.

O Papel de Parede é um material que está em alta quando se fala em Ambientação de Interiores. Muito utilizado no passado, e depois de um tempo no ostracismo, as estampas atuais vieram com tudo, com um design contemporâneo e repaginado, capaz de conferir sofisticação e elegância aos ambientes.



E quais são as dicas e cuidados que se deve ter ao eleger o Papel de Parede para a sua Décor??? É o que vamos aprender nesse post!!! As regras são simples, e dá pra coordenar facilmente com o seu espaço!!!

Em cômodos estreitos, o ideal é utilizar papéis com desenhos não muito largos, pois pode gerar a sensação de que o ambiente é menor ainda. Nesses casos, utilize estampas pequenas e repetidas, e vice-versa: se o ambiente for extenso, desenhos maiores são mais indicados.
 
 

Quanto às cores, o ideal é escolher as mais neutras, pois papéis muito coloridos e complexos podem cansar rápido. Esse tipo mais chamativo deve ser usado em locais isolados, como num cantinho compondo com um móvel especial, numa parede menor, de forma pontual. Tire partido da estampa do papel para criar sensações ópticas no ambiente: estampas verticais simulam um pé-direito maior, enquanto que as horizontais dão amplitude ao local.
 

A parede ideal para aplicar o papel é aquela que é vista logo ao se entrar no ambiente: a frontal ou lateral, e deve ser aplicado em uma só parede do cômodo, para garantir o destaque da estampa. Aplicar o papel na parede que só vai ser vista se a pessoa virar de costas, não valoriza o material. O papel pode e deve combinar com uma outra parede pintada em cor de tom semelhante, um jeito fácil é escolher uma das cores da estampa e comprar a tinta parecida ou igual.


Quanto à aplicação, a vantagem do papel é que é mais rápido e mais limpo do que a pintura, pois pode ser aplicado em até 2h. O papel é colado à parede com uma cola especial à base de água, e caso algo saia errado, é possível tirá-lo sem rasgar. A parede deve estar nivelada e sem rachaduras ou sujeiras.Umidade também não combina com o material, e para áreas molhadas, existe a opção do papel vinílico.



Sua apresentação no mercado é em rolos, com metragem que pode variar, sendo facilmente encontrado em lojas de revestimentos. A quantidade a ser comprada é calculada de acordo com a área da parede, mas deve-se comprar ao menos um rolo a mais, para evitar imprevistos. O custo varia de acordo com a sofisticação da estampa, mas geralmente papel de parede não costuma ser muito barato, mas vale a pena, pois é usado em lugares pontuais.




É uma opção durável , bela e que confere charme, renovação e personalidade ao ambiente, aprecio e recomendo!!!
 
 



 

Wednesday, June 22, 2011

História dos Tapetes Orientais

Os tapetes persas remontam a 2 500 a.C. Na época, utilizados como protecção contra os Invernos rigorosos, rapidamente passaram de bens essenciais a formas de arte e artigos de luxo.

Passando por várias períodos e sofrendo alterações desde a sua essência, a arte dos tapetes persas espalha-se por todo o mundo, deixando de ser um artigo exclusivo ao Irão e passando a ser produzido por todo o Oriente.

Esta arte chega à Europa em meados de 1948. Nesta data, os tapetes manufacturados ganham expressão devido aos apoios da dinastia Pahlavi.

Actualmente, a fabricação de tapetes orientais é maioritariamente mecanizada. No entanto, as técnicas tradicionais ainda se mantêm em alguns países, sendo estes artigos mais dispendiosos mas de qualidade superior devido à sua arte incorporada.

Os materiais utilizados para a confecção dos tapetes passam pela lã, algodão e seda e a diversidade de corantes utilizada é também alvo de prestígio destes produtos. A urdidura e a trama, bem como os nós utilizados são características únicas destes artigos. Outra particularidade dos tapetes persas é a diferença ilusória, segundo o ângulo de visão e a luz incidente.

Antes da confecção de um tapete é efectuado um “cartão” onde é desenhada a arquitectura do artigo a confeccionar. Neste cartão, o Mestre pinta a disposição da decoração e os seus motivos. Na maioria destas obras de arte, podemos encontrar as bordas secundárias e principal, o campo, os cantos e o medalhão central.

No que respeita à ornamentação dos tapetes, podem ser utilizadas figuras geométricas, representativas do gosto natural do artesão ou as tradições de uma tribo. Os desenhos curvilíneos utilizados ou os florais são resultantes da arte islâmica a que pertencem.

Cores dos Tapetes Orientais

AS CORES
As cores naturais, actualmente ainda utilizadas, são extraídas das plantas, animais e minerais. No entanto, muitos dos produtores utilizam já cores sintéticas. Neste sentido e, com a utilização de outros meios de tingimento, apesar da produção se afastar do original, esta forma de coloração não danificou a arte dos tapetes orientais, trazendo até algumas vantagens.

Caso um tapete apresente descoloração (este processo é conhecido como abrash) é sinal de que o artigo foi colorido com cores naturais.

AZUL
Representado a eternidade, esta cor é obtida a partir de ramos de flores da planta índigo.

VERDE
A cor sagrada islâmica. É a identificação dos tapetes de oração de uma mesquita, pelo que não é utilizada vulgarmente. Obtém-se esta cor com a mistura do azul e amarelo, ou através da casca da maçã.

AMARELO / LARANJA
Símbolo da devoção. Obtém-se a partir dos espinhos do arbusto da alcana.

VERMELHO
Dependendo da tonalidade, esta cor significa zelo e traz alegria. A cor é extraída do piolho da casca da cochonilha ou da raiz da rubia silvestre.

CASTANHO
Representa a aceitação e fertilidade. A cor é conseguida através da lã incolor do camelo, da casca da maçã vermelha do carvalho nanico, ou da casca da noz.

PRETO
Simboliza o desconhecido. Conseguida do óxido de ferro.



OS MOTIVOS

ANIMAIS
Nos tapetes persas podem encontrar-se uma inúmera variedade de figuras animais. Desde o cão, camelo, insectos, cavalos e elefantes, passando por outros animais selvagens ou mesmo animais figurativos.

A representação do dragão, por exemplo, um animal sagrado na antiga Pérsia, representa o poder. Os coelhos, lobos, pavões e faisões são apresentados nestes tapetes como animais de caça. O significado do leão vai desde a força do poder sobre o sol, a um medidor de riqueza e felicidade.

Encontram-se ainda outros animais, como o leopardo, o tigre, os crocodilos, entre outros.

A luta entre animais, muitas vezes encontrada, tem o seu simbolismo na religião querendo representar a força do bem vencendo o mal. Este símbolo é muitas vezes figurado com uma fera (leão, leopardo, etc.) com uma presa contra o chão.

FORMAS GEOMÉTRICAS
Representam o gosto particular do artesão ou as tradições da tribo. Os tapetes que contemplam estes ornamentos apresentam linhas horizontais, verticais ou oblíquas. O desenho é simples e, normalmente, é formado pela repetição de apenas um motivo.

Os motivos em ziguezague representam a água corrente que simboliza a eternidade. O triângulo, por sua vez, é representativo da Divindade e da Mãe Terra.

A cruz suástica, embora representada com muitas variantes, é também muito utilizada nos tapetes orientais, representando a felicidade. Pensa-se que este é um dos símbolos mais antigos da Humanidade.

As formas em “S” afiguram-se com duas interpretações. Pode apresentar-se como adoração ao sol ou como símbolo de sabedoria. 

FORMAS CURVILÍNEAS E FLORAIS
Aparecem em vários formatos como a palma, arabescos, árvores e arbustos, galhos e trepadeiras, folhas e vários tipos de flores (tulipas, cravos, crisântemos, rosas, etc.)

As fitas onduladas aparecem em representação da vida, da imortalidade e do poder de Deus.

FIGURAS HUMANAS
As figuras humanas tanto aparecem como formas grosseiras e patuscas, como com o ínfimo detalhe. Em alguns países islâmicos, no entanto, estas figuras foram proibidas a fim de facilitar a veneração a uma única figura – a de Alá.

INSCRIÇÕES
As inscrições que aparecem nestes artigos representam o valor do poder do pensamento. Estão inscritas na linguagem árabe e dividem-se em 3 categorias:

- Escrita Kufi;
- Escrita artística ou Nashki;
- Escrita Diwani que é a evolução da Nashki.






Tuesday, June 21, 2011

QUARTOS DE CASAL

Quarto grande em cores claras e neutras. Observem a cabeceira, o enxoval, o pufe e a poltrona, todos em tecidos beges claros só que com diferentes texturas. Destaque para a iluminação bem planejada.

Quarto grande em tons de bege. Só pela foto já dá pra ver que este quarto é uma delícia, bem aconchegante!!!

Quarto mais sóbrio, com destaque para a parede atrás da cama com paienl em espelho bronze e tecido!!!

 Quarto com cabeceira em tecido e espelho, lindo!!!

Projeto diferente com banheiro integrado ao quarto. A cabeceira em vidro e espelho tem a cama de um lado e a bancada do outro.