Saturday, June 30, 2012

Vamos ao passeio divertido e barato!

Nas férias, e aí vem umas se aproximando, precisamos fazer malabarismos para distrair as crianças e jovens, sem quebrar o orçamento. Isso vale para uma família classe média, que vive equilibrando suas finanças com o salário do mês.

Lembro com carinho da minha infância , quando meu pai, um telegrafista (quem já ouviu falar desta profissão?), podia proporcionar à família uma viagem a uma estação de águas minerais, por 21 dias, sem ficar encalacrado e ainda podíamos fazer um pequeno enxoval para esse passeio, o que minha mãe providenciava com seu jeitinho para as costuras e sua habilidade em buscar boas ofertas.

 Nos nossos dias, as coisas mudaram muito,e o salário encolheu a tal ponto que já fica difícil, a cada ano, encontrar lugares para viajar com a família que sejam em conta, bonitos e agradáveis ao mesmo tempo. E viajar nas férias não é um luxo, é uma necessidade que a mente tem de arejar em novos ambientes, vendo coisas novas e vivendo novas situações.

Para nos adaptarmos aos novos tempos de carestia, vamos precisar de muitas habilidades no garimpo de diversões que sejam econômicas e divertidas. Quem mora no Rio de Janeiro tem muito com que se distrair sem grandes gastos, como um passeio à Quinta da Boa Vista – antiga residência da família imperial, hoje um grande parque com lugares agradáveis para fazer um piquenique, tendo o palácio se transformado em museu, que,apesar de mal cuidado, ainda dá pra divertir, vendo meteoritos, cultura indígena brasileira, fósseis variados e algumas múmias bem simpáticas. A entrada do museu é barata e criança pequena não paga.

Das enormes janelas, podemos ver um jardim interno que agrada aos olhos e nos faz recriar cenas do tempo do império, com crianças correndo e suas amas assistindo.

E, se vamos com o intuito de divertir a todos, precisamos dar vida às pequenas histórias de cada peça vista e ali guardada há tanto tempo. Podemos brincar de jornalistas e dar a cada um a tarefa de descobrir algo diferente em cada sala por onde passar. Por exemplo, está escrito no alto de uma das salas com peças indígenas, uma frase linda do Padre Antônio Vieira, pouco visível para quem não levanta os olhos e gosta de captar detalhes. Mas, para um jornalista, nada disso passa despercebido e com a brincadeira, todos vão se divertindo e adquirindo cultura.

Depois é só chegar em casa e cada um preparar sua “notícia” para contar na conversa após o jantar.
Para quem mora em outras localidades, procure algo do gênero e aproveite a ideia da brincadeira cultural!

Friday, June 29, 2012

Hoje o assunto é limpeza doméstica!

Por Fernanda de Moura Berard

Estava pensando em alguma dica prática que eu poderia dividir aqui no blog. Aí me lembrei de uma aquisição que fiz, há cerca de um ano, e que me ajudou muito a ganhar tempo na rotina familiar.

Certa vez, fui a uma casa muito grande e bem arrumada e perguntei para minha amiga como ela conseguia dar conta de deixá-la tão limpa. Ela me respondeu que usava o “mop”.

Saí pesquisando o que era isso e reparei que, em vários lugares grandes e públicos, a limpeza é feita com esses equipamentos: comecei a enxergar “mop” em tudo! Eu os via sendo usado nas rodoviárias, nos supermercados, shopping centers. Achei o máximo!

Na internet e no youtube descobri que, além dos profissionais, existem vários modelos destinados ao uso doméstico, de várias marcas e materiais.  Cada tipo tem uma finalidade e é destinado a um tipo de piso ou etapa da limpeza.

Existem os mops esfregão, úmido e seco. Eu experimentei alguns modelos em minha casa, mas o que mais me ajuda a ganhar tempo e me traz ótimos resultados é o mop úmido do tipo esfregão, de tiras de tecido amarelo com balde. Ele lava, limpa, torce e seca todos os tipos de pisos e eu não fico mais torcendo pano de chão.

Realmente, com essa “mãozinha” eu ganhei muito mais tempo para fazer outras coisas. Também ganhei outras “ajudinhas”, pois ele é tão fácil de usar que até meus filhos e marido se animam em partir para uma limpeza mais pesada com o novo brinquedinho da família!

Thursday, June 28, 2012

Consola para o hall de entrada

Consola para o Hall de entrada


A decoração do hall de entrada é muitas vezes descuidada. É uma divisão que não se passa muito tempo ou porque é demasiado pequeno, ou porque fica para último ou porque não parece importante.. É importante saber antes de começar a decorar um hall de entrada, se necessitamos de aproveitar o hall de entrada para arrumação ou se é apenas um local de receber visitas num espaço chique e elegante. O estilo do hall de entrada deve coincidir com o resto da casa. Não convém misturar um estilo minimalista com um clássico, por exemplo.
Vou deixar algumas fotos de consolas que poderá colocar no hall de entrada da sua casa. Um móvel para as chaves, telefone..

consola para hall de entrada
Consola cinza chique



consola para hall de entrada
Consola Moderna castanha



consola para hall de entrada
Consola Branca Minimalista


consola para hall de entrada
Consola Branca com espelho



consola para hall de entrada
Consola Preta Minimalista


consola para hall de entrada
Consola preta e branca
consola para hall de entrada
Hall de entrada com consola moderna e espelho


Consola elegante com espelho



consola para hall de entrada
Consola para telefone moderna


Ideias do Ikea para decoração de Salas em Branco ou Azul

Quarto de Princesa do Ikea

Quando a minha filha pequena viu este quarto no Ikea, ficou apaixonada! Chamou-lhe "Quarto de Princesa"! :)

Confissões de uma mãe de família numerosa

Ouvi de uma mãe de muitos filhos que, atualmente, ela sofre as consequências da educação que deu a seus filhos.

Como eram muitos, sempre exigiu muito deles, temendo os comentários de parentes e  amigos, fazendo a ligação entre o fato de serem muitos e por isso não serem bem cuidados por ela.  Assim sendo, mantinha um rigor constante, buscando que cada um fosse tratado como único e fossem o mais perfeitos possível .

Hoje, ela conta que seus filhos exigem dela uma posição de mãe perfeita e, a qualquer vacilo, eles reclamam e apontam seus erros. Com certeza essa mãe nem precisa fazer seu exame de consciência, eles já o fazem por ela.

Quando casamos muito jovens e temos nossos filhos, ainda não carregamos uma bagagem suficiente de dados para sabermos dosar melhor a educação que damos à garotada, sejam três, quatro, ou até um filho. Desse modo, podemos agir com boas intenções, porém sem nenhum embasamento pedagógico.

 Quando temos mais de três filhos pequenos, todos ao redor nos olham com muito mais atenção, procurando cada defeito para aumentá-lo com uma lente poderosíssima e nos provar por A+ B que ter filhos é uma imprudência:  colocar os “pobrezinhos” no mundo e não ter condições de educá-los como deve é, no mínimo, coisa de pobre, senão de irresponsáveis criminosos! Então, uma mãe, pouco preparada (quem se prepara ou faz cursos de educação de filhos?) acaba lutando para mostrar a todos que é, sim, capaz de criar e educar quantos filhos Deus lhe permitir ter. E aí começa um desgaste desnecessário. Só temos que mostrar a Deus e a mais ninguém o quanto estamos buscando fazer o melhor.

No caso dessa amiga, seus filhos pequenos eram tratados com rigor, amor e brincadeiras. Porém a cobrança sempre foi para o ISO 9000 – controle de qualidade ideal. Agora, seus filhos exigem isso dela – a perfeição impossível.

 Ouvi de um sacerdote excelente, estes dias, que só temos duas pessoas perfeitas: Em primeiro lugar a que nunca nasceu, e a segunda, que já morreu. Isto é: não existe O perfeito – precisamos nos contentar e aceitar as limitações dos outros, claro que buscando sempre sermos melhores.

A amiga confessa que hoje paga o justo valor de ter feito o máximo para que cada filho tivesse suas orelhas bem lavadas, os 100 dedos de unhas bem cortados semanalmente, que cada um entendesse seu olhar penetrante, sem que falasse uma só palavra e soubessem que era hora de parar tal brincadeira ou tal deslize numa festa. E cada punição para aprender a pontualidade, a obediência, a ordem, e por aí em diante, todas as virtudes necessárias para serem os melhores. Seus filhos a amam muito e ao pai também, que sempre foi mais candura do que exigência, mas colaborou com a mãe, em tudo. Porém, aprenderam também a exigir, exigir-se e exigir dos outros. A terem olhos de águia com os defeitos e falhas alheias. Acho que, para alguns, faltou aprender a dosar justiça com caridade, para serem de fato perfeitos.

Vamos aproveitar essas dicas dessa amiga e pôr toda a nossa atenção na dosagem das virtudes que ensinamos. Em tudo, uma grande dose de justiça, carinho e amor. Assim não haverá erro.

Wednesday, June 27, 2012

Ideias para um Quarto de Rapaz com tema de Futebol








Campanha "diga não ao seu filho"

Por Cristina Maranhão

Recebi e logo compartilhei a campanha "diga não ao seu filho quando necessário, a humanidade agradece". Depois de ter compartilhado , só então  pensei no assunto. Algumas questões me vieram ao pensamento: será que ninguém mais diz não aos filhos? Ou será que dizemos tantas vezes, que as crianças nem ouvem mais? Os pais têm medo de dizer não?

Dizer não é mais difícil do que dizer sim?

O certo é que, se há uma campanha na internet, o pobre "não" deve estar mesmo no ostracismo.

Não sou psicóloga, nem pedagoga, mas, como tenho quatro filhos, acho que posso falar um pouco sobre a questão e, afirmar logo de cara que se o não caiu em desuso não foi por culpa minha.

Quando meus filhos eram pequenos, ainda não havia babá eletrônica, muito menos câmeras de computador ligadas para que a mamãe, de onde quer que estivesse neste mundo, enxergasse seu filho. Havia as babás, mas estas não as tive por outros motivos. Mas o que tem isso a ver com o pobre não? Simples. Meus filhos se acostumaram a ouvir não desde muito cedo: se estavam no bercinho e algo os incomodava, como a qualquer bebê, começavam a chorar. A mamãe poderia estar por perto, mas precisava também estar lavando as fraldas (sim, lavávamos fraldas naquele tempo) lá no tanque, ou preparando uma comida, ou simplesmente tomando um banho,ou sei mais lá o quê. Nesse caso, o bebê  tinha que ouvir o não da mamãe que se traduzia em não acudir imediatamente.

 Conto isso porque muito me assusta o medo que as mães têm de que algo terrível aconteça, caso os filhos sejam contrariados, ainda que por alguns segundos. Quero deixar claro que acho toda essa tecnologia muito boa, muito boa mesmo, desde que seja para ajudar e não para atrapalhar. Porém, não é o que tenho visto. Nas casas onde o bebê dorme na companhia da sua babá campainha, qualquer som emitido é seguido de um salto e uma corrida pra o quarto, e logo volta a mãe com uma cara aliviada de "ainda bem que não foi nada". Mas o que poderia ser? Um arroto? Um punzinho? Ainda que seja fome ou uma dorzinha, o bebê pode esperar, deve aprender a esperar. As primeiras formas de dizer não...

Termino aqui. Volto depois e continuo a falar do "não".  É a minha contribuição para que ele não suma do nosso vocabulário.

Tuesday, June 26, 2012

O ovo redimido

Por Maria Teresa Serman

Os pesquisadores e médicos, principalmente estes últimos, que me desculpem, mas nos deixam bastante confusos e inseguros diante da alternância de proibições e prescrições de certos alimentos nos tempos recentes. Um dos destaques dessa oscilação é o ovo. Pobrezinho, foi acusado de inimigo nº1 do colesterol e quase banido dos cardápios. Os cardiologistas o maldiziam e ameaçavam com o inferno do infarte aos que ousavam comê-lo com mais frequência. E, de repente, eis que está reabilitado!

Tal ressurreição se deve à recente descoberta de uma substância presente logo na sua parte mais execrada, a gema. Trata-se da LECITINA, um emulsificante natural de gordura que, pasmem, inibe a absorção de gordura pelo intestino. Justamente o oposto do que se pregava! E mais o que sempre se soube: a amarelinha é repleta de nutrientes, como minerais(entre eles o ferro), proteínas, vitaminas A, D, e as do complexo B. Oferece ainda a COLINA, essencial para o cérebro e a memória, e a dupla LUTEÍNA e ZEAXANTINA, que auxilia na prevenção da catarata.

A clara contém uma substância denominada albumina, da qual os atletas e esportivas gostam muito, pois contribui para saúde da musculatura e dá sensação de saciedade. Então, vamos comer ovo todo dia! Não, também não é assim, pois a gema continua sendo fonte de colesterol. No máximo três vezes por semana é o ideal, e ainda observando a dieta, pois se ela já é repleta de carne, leite e outros alimentos gordurosos, deve-se diminuir a frequência dele.

Quanto às formas de prepará-lo, é melhor que seja cozido, mexido ou pochê, que são maneiras de preservar os nutrientes ao mesmo tempo em que eliminam micro-organismos. Para fritá-lo, tente usar uma frigideira antiaderente, e, em vez do óleo, ponha um tiquinho de água. Se não conseguir, economize o óleo para não aumentar o seu potencial de gordura. E na contabilidade semanal, inclua os alimentos que levam ovo também, como bolos, tortas, panquecas e outros. Bom apetite! 

Monday, June 25, 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 145)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 - A.M.S diz: Dra eu já escrevi aqui faz algum tempo, sobre meu filho não ser mais pontual com os estudos. Tive uma conversa franca com ele e resultou nele se abrindo e falando do descontentamento com a faculdade. Agora, bem no meio do curso ele resolveu que vai mudar de curso, não quer mais o que está fazendo. Não seria melhor terminar esse primeiro? O que me sugere desta vez?

 RESP: Cara Sra. A.M.S.Obrigada pela boa notícia quanto a seu filho e penso que ele merece uma chance de trocar seu curso, desde que esteja seguro de que não irá ficar pulando deste para outro e outro... Novamente uma conversa franca, sincera e serena, vale a pena!    
 Quem sabe ele conversaria com  um bom profissional atuante na área que hoje ele estuda (não sei qual...) para descobrir caminhos? Muitas vezes o inicio de um Curso é meio sem graça e a visão de profissional que goste do que faz, nos ajuda a enxergar melhor.                                
 Pode ser que ele deseje também fazer alguns testes com um bom psicólogo para avaliar a área a que deve se dedicar antes da mudança embora os testes não definam aquilo que dará certo- são mais um leque de possibilidades para que ele se encontre. Na verdade, seu diálogo com ele foi produtivo e abriu um bom canal de comunicação!   Faça mais esta tentativa e boa sorte para todos! Atenciosamente, Mannoun

2 – M. L. diz: Dra o que me diz de minha filha de 16 anos estar namorando e saindo com um rapaz de 20 anos? Como devo orientá-la? Eu e o pai estamos em pé de guerra por causa disso, ele acha que não devíamos deixá-la namorar, mas como impedir?

RESP: Cara Sra M.L. bom seria se ela aceitasse esperar até a idade em que os pais julguem que irão permitir que namore. Já conversaram com ela? Foi dito com serenidade o que pensam e por quê? Como vai nos estudos?  Já explicaram que um namoro pode atrapalhar no convívio necessário com amigos, próprio de sua idade?
Saia com seu marido para um lanche, cinema, teatro, jantar e num ambiente fora de casa, conversem com tranquilidade onde a senhora poderá expor seu ponto de vista quanto a permitir o namoro, porque eles certamente o farão às escondidas, “apadrinhados” por terceiros.
 Mesmo que ambos discordem de que ela namore tão cedo, quem sabe concordariam (sob condições),  caso já tenham tido esta conversa e ela insista. Expliquem sua posição, suas condições de que ajude em casa, ir bem nos estudos, não deixar de acompanhar a família nas atividades comuns, não deixar o convívio com as amizades ,etc.
E, sobretudo, não brigue nem discuta com seu marido - é importantíssimo que estejam cada vez mais unidos, especialmente quando os filhos crescem! Um filho não pode ser causa de desavenças- todos serão prejudicados!
Conversem, tenham calma e paciência, porque muitas vezes acontece que uma vez que os filhos percebam que os pais não incentivam um namoro mas aceitam, eles se desinteressam e dão preferência a estar em grupo,especialmente quando há bons amigos!
Veja outras respostas sobre namoro no blog.  Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun

Sunday, June 24, 2012

Dicas de Iluminação para arrumar a sua casa

Decoração de Quarto para Adolescente que gosta de Skate e Grafiti

Ideias para Quarto de Casal com inspiração Oriental(Asiática)