Tuesday, December 7, 2010

Meditação sobre o Natal - 1: Da necessidade de pedirmos presentes

Por Rafael Carneiro Rocha

Nesta primeira meditação que faremos sobre o Natal, quero lembrar uma passagem de São Mateus, do Evangelho da última sexta-feira. Dois cegos seguiam Jesus e suplicavam-lhe compaixão. Jesus perguntou aos cegos: "Acreditais que eu posso fazer isso?" Eles responderam que sim. Cristo lhes toca e diz: "Faça-se conforme a vossa fé". O evangelista, então, comenta: "E os olhos deles se abriram".

É uma leitura apropriada para o Natal, porque esta é uma época também para "pedir". Precisamos ser brindados. Não é por acaso que trocamos lembranças e votos de afeição. Se nos mantivermos livres do consumismo sem sentido, presentear no Natal simboliza o gesto de Deus que nos presenteou com o próprio Filho.

Necessariamente, ganhamos muito, apesar de nos comportarmos às vezes como criaturas cegas à generosidade de tudo o que é criado para nós. Por isso é importante pedir sempre, porque assim seremos capazes de enxergar até mesmo as coisas pequenas que nos são dadas.

Neste tempo de encontros festivos, é fundamental também que peçamos e ganhemos as belezas da vida juntos. Numa outra passagem do Evangelho de São Mateus, Cristo afirma: "Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles".

No comments :

Post a Comment