Wednesday, September 2, 2009

Profissão: Jornalista

Mais uma profissão para a orientação dos pais sobre as escolhas de seus filhos

Texto de Márcia Ribeiro Oliveira

www.mraro.com.br


O bom jornalista é uma pessoa muito curiosa, desconfiada, e, principalmente, indignada. Tem "faro" para notícia, bom texto, gosta de gente e é capaz de traduzir o mundo em uma linguagem acessível aos seus leitores. Acima de tudo, é uma pessoa íntegra, munida de valores e com compromisso ético e social, tendo em vista o poder formador de opinião que a mídia assume na sociedade.


O dia a dia de u
m jornalista é, normalmente, muito agitado: uma luta constante contra o relógio para sempre levar ao leitor as notícias mais frescas, o mais rápido possível, e, de preferência, antes da concorrência. Além disso, o ofício do jornalista é bastante imprevisível, porque sua rotina é não ter rotina, e este é um dos grandes "baratos" da profissão.

Outro ponto positivo é a possibilidade de atuar em várias funções (como editor, redator, diagramador, por exemplo) e áreas (nas diversas editorias dos jornais da grande impre
nsa, revistas, rádios, emissoras e sites de notícias, nas assessorias de imprensa, editoras, empresas privadas e instituições públicas).

Entre os aspe
ctos negativos, pode-se destacar que, em geral, se ganha pouco, mesmo tendo que "ralar" muito (nas Redações, não há todo aquele glamour que vemos nos filmes de Hollywood!). Quem deseja seguir carreira deve ter disposição para trabalhar pesado e ainda atuar como freelancer no tempo livre, o que costuma ajudar a pagar as contas no final do mês.


Em resumo, pode-se dizer que, por toda a dedicação que a carreira exige, ser jornalista é mais do que uma opção profissional: é uma opção de vida. Para desempenhar o ofício, é imprescindível ter disponibilidade, "transpiração" e uma vontade sincera de servir a seus leitores com a verdade.


No comments :

Post a Comment