Friday, September 17, 2010

Decoração ZEN

Decoração com estilo zen


O estilo zen é cada vez mais utilizado na decoração, por inspirar tranquilidade e relaxe natural o estilo zen tem vindo a ganhar muitos adeptos.


Decoração interiores inspirada em jardins zen


jardim zen
O estilo decorativo zen passa pela natureza o contacto com o natural, trazendo boas energias e com elas o relaxe do corpo e mente. O estilo zen optimizado para o conforto humano tem forte raízes na natureza. Como pode ver no jardim zen existem muito elementos naturais como as árvores, bambo, pedras e água.

Curiosidade: As pedras isoladas no jardim de cascalho representam ilhas e o cascalho a água do mar, são desenhados no solo oscilações que representam as ondas do mar.


Tabuleiro Zen


Tabuleiro Zen
Bom neste momento já sabe qual o fundamento deste tão conhecido tabuleiro zen. No fundo este pequeno artigo decorativo representa o jardim zen em sua casa, onde pode desenhar as ondas na areia fina e criar uma decoração relaxante e natural. Estes tabuleiros podem ser encontrados à venda com muita facilidade, existindo vários pontos de venda com variados tamanhos e estilos decorativos.


Utensílios Zen


A decoração zen usa artigos de origem exclusiva natural. Os utensílios passam por formas moldadas em barro e em madeira. Este conjunto de casa de banho pode coexistir com os os dois materiais de forma agradável. O estilo zen por representar a natureza envolve sem vida orgânica com plantas e canas da "sorte".

A ideia é trazer um pouco mais da natureza para perto de si, de forma a descontrair e relaxar, deixando os problemas e as preocupações de parte como se não existissem.


Elementos Zen


O estilo zen é representado por todos os elementos naturais: Água, Ar, Terra e fogo.

Cada elemento é representado de variadas formas.

Água: Geralmente é representada nos jardins Zen e em mini fontes que podemos ligar em casa como apontamento decorativo

Ar: O ar é um elemento invisível imperceptível mas no entanto existente, representa-se pelos aromas através de velas com cheiro e incenso.

Terra: utiliza-se elementos naturais como as pedras, e ainda as peças de madeira e barro.

Fogo: O fogo na decoração zen está presente quando queimamos incenso ou ainda quando acendemos uma vela decorativa.

O importante em todos os elementos é existir uma ligação entre eles que inspirem tranquilidade e relaxe.


Iluminação Zen


Iluminação Zen
Tal como já referido o estilo zen representa a natureza, e não existe luz mais natural do que a proveniente da chama. As velas fazem de apontamento decorativo mas coexistem com a funcionalidade da iluminação. Como existe em todos os elementos decorativos Zen a necessidade de coligação os tabuleiros geralmente possuem pedras ou ainda areia como adorno decorativo.


Água e estilo Zen


Agua zen
Tal como já foi referido o elemento água no estilo zen é representado com pequenas fontes onde é inserido outro elemento chave como a terra representada pelas pedras decorativas dentro de agua, criando assim mais um apontamento decorativo de relaxe e descontracção. Este tipo de apontamento decorativo pode servir de suporte à vida tendo dentro dela por exemplo uma cana da sorte.


Elemento chave na decoração Zen


Bonsai
O bonsai é muito utilizado na decoração zen, para alem de um hobbie é uma arte. É um elemento chave na decoração zen. Possuir um bonsai em casa é símbolo de fortuna e sorte. Cuidar de um bonsai no entanto exige conhecimentos, aconselhamos sempre a obter alguma formação sobre o assunto para que não deixe este objecto de arte viva morrer.

Visite outra publicação sobre Bonsais.

No comments :

Post a Comment