Sunday, September 26, 2010

Filhos pequenos trabalhos dobrados

“As crianças crescem rápido!” É o que dizem os mais experientes, mas quando estamos no redemoinho de atividades com os filhos pequenos, a impressão que temos é de que o tempo não passa.

São tantas tarefas: idas ao médico, à escola, ao mercado,; roupas pra lavar, comidas a fazer, idas ao balé, natação, judô... e por aí seguem os inúmeros afazeres que o pai e a mãe dividem entre si ao longo de cada dia, para darem conta do recado com os filhos.

É uma fase que precisa ser curtida ao máximo e, justamente pelo excesso de tarefas a cumprir, acabamos não trabalhando bem isso. E sem que notemos, ao abrir os olhos, as crianças já cresceram e perdemos a melhor fase.

Acreditem, é muito importante aproveitar cada gracinha dos pequenos, o crescimento escolar, o primeiro dente a nascer e a cair, a primeira palavra... Cada detalhe ficará perdido nas lembranças caso não seja vivido com intensidade. Por exemplo: um filho que se alfabetiza aos 5 anos e lê no dia das mães um texto inteiro, na frente de toda a turma e das mães, é um fato para ficar guardado num cantinho lindo da memória, para ser recordado nos momentos de turbulência , da idade avançada, quando as coisas começam a parecer enfadonhas e perdemos a empolgação dos primeiro tempos de casada e dos filhos pequenos. Essas lembranças servirão de alento num tempo da vida onde não ocorrem mais tantas novidades, não temos mais tanto trabalhos e começamos a avaliar o que já foi feito nas nossas vidas.

Como a memória, com o passar dos anos, vai falhando, podemos usar o artifício de anotar em livrinhos os principais acontecimentos de cada filho, para que mais tarde estas lembranças possam ser contadas aos filhos já maiores e eles venham a saber muitas coisas sobre si.

No comments :

Post a Comment