Monday, November 8, 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 67)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Meu filho tem 16 anos e é hemofílico. Fico muito preocupada com ele saindo com os amigos. Medo de acidentes de garotos, no futebol, brincadeiras, etc. Quais providências devo tomar para orientá-lo, sem deixá-lo apavorado com medo de morrer?
RESP: Caro(a) A.
O próprio Hematologista já deve ter feito as orientações necessárias para seu filho e a família -; andar com uma identificação tipo um bonito cordão de pescoço ( que hoje todos os jovens usam) com uma placa contendo o tipo de sangue, nome, endereço, 1os socorros, etc.
Quanto aos medos, ele necessita viver uma vida normal, sair, praticar algum esporte( consultar sempre seu medico )
A meu ver, salvo outra opinião, a natação seria muito boa e com menos riscos de acidentes.
Fundamental é que ele mesmo esteja bastante bem informado e consciente de seus limites para seu próprio bem.
Esta é a razão pela qual disse que o médico que o acompanha deve ter dado todas as informações e que os familiares não falem demais dos riscos a cada vez que ele saia de casa seja para a Escola seja para o lazer. Que tenha bons amigos - também informados da sua hemofilia, porque são muito importantes em sua vida !
Morrer todos iremos um dia - é um tema que deve ser tratado com mais naturalidade nas famílias- nem tanto e nem tão pouco....
Não se aflijam tanto e aprendam a viver bem o dia a dia - cada dia com as alegrias que lhe são próprias porque cada dia é um presente !
Atenciosamente, fico a seu dispor , Mannoun

2 - A. diz: O que a Sra. acha de teste vocacional para os adolescentes de 15 anos? É importante? Tem realmente valor?

RESP:Caro(a) A.
Testes vocacionais são bastante falhos porque nosso dia é variável- tempo e temperatura, estado de espírito, humor, ambiente... E os testes são muitas vezes realizados em um só dia.
Alem disso, testes revelam áreas de interesse e não UMA determinada área ou profissão.
Pais e professores, especialmente os pais que buscam conhecer bem os filhos, a meu ver são mais interessantes na ajuda que os testes em qualquer idade.
Quais as tendências dos filhos? Leitura, escrita, habilidades manuais, artísticas, gastronômicas, detalhes de organização?
O famoso “jeito para tal ou qual "atividade, o gosto revelado por eles mesmos... falam muito !
Uma indicação que faço sempre é que os pais ajudem os filhos a começar um curso técnico aos 14/15 anos e não o Ensino Médio simplesmente. O Brasil necessita BONS TECNICOS urgentemente!
Isto porque quando finalizarem os 03 anos do Ensino Médio eles não estarão capacitados a uma boa escolha - caso desejem e possam ingressar na Universidade - nem preparados para o Mercado de Trabalho e já terão completados seus 17/18 anos....
Espero ter ajudado e fico às suas ordens, Mannoun

No comments :

Post a Comment