Este ensino
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbsT45TKfwmcm-Mt-JS4vggAPBFBfDOqMmvGoyqcC8ouDUni_q0kVc2bQ1374-GzIHL7g7Obw6ma-vnaxJIKH9TwLfDGRreHjnJ8mBQSBOYKUYYN8LVQMBlnLCf_DScIjC97aS3xmiDDQ/s320/monstro+da+matem%C3%A1tica.jpg)
Nas compras mostraremos as variedades do mesmo alimento e seus preços diferentes, depois uma boa brincadeira é mandá-los buscar 5 pacotes de açúcar ou de arroz, um a um. Além de darmos uma boa cansada na garotada, eles ainda lucram com o raciocínio para quantificar de forma mais rápida.
Tenho um filho que com 7 anos ia para o colégio contando os postes que via pelas ruas, contava também as antenas parabólicas e tudo o que ia encontrando no trajeto de casa a escola. Ficou tão craque em contar, com tanta intimidade com os números que matemática para ele sempre foi uma diversão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPMp47RPHIVfQg3hcazItvK074Y8Y-4TNlYjyNr2TmD-0rY67S5YwfSbIRW_X136XDwwMtYi_L6AgHqC0vJen2wXT6OX5DERP02ptZzcAb-lqbHrVU5NqlhvyoopNbtysGSN9a1fCoezk/s320/supermercado244_g.jpg)
Voltando ao mercado, podemos ensinar na prática as noções de dúzia, quilo, gramas, o que é mais e o que é menos. Ensinar a relação entre peso, quantidade e preço: o mais caro, o mais barato, o que é melhor levar; aí ensinar também o “Bom senso” – nem sempre o mais ba
E eles podem aprender isso desde bem pequenos. É claro guardando as questões mais difíceis conforme vão crescendo.
As crianças que ainda não sabem ler, muitas vezes nos surpreendem, pois reconhecem a mercadoria pelos seus rótulos, aí podemos aproveitar e ir ensinando também a ler por comparação.
Outra coisa boa é ensinar os sinônimos das palavras, você manda a criança buscar farinha de rosca, ela vai perguntar - “O que é isso?” – diremos: É um pão torrado e moído bem fininho.
As mães são mestras em criatividade e por ter esta faculdade podem aproveitar todas as ocasiões com os filhos para brincar e ensinar. Assim sendo transformam uma tarefa cansativa em algo proveitoso e divertido. Fim de compras mães e filhos cansados e alegres. Os pais podem experimentar também, vale à pena!
Aliás seria muito bom, para aumentar a intimidade entre pai e filhos, a ida ao mercado, fazer compras pode suscistar muitas conversas entre os dois e estreitar mais a amizade.
Um pai que se preocupa com o quanto vão gastar, com a qualidade do que vão comer e com o que é mais saudável para todos, dá um ótimo exemplo e educa com bastante naturalidade. E com este passeio de compras o pai pode conversar sobre vários assuntos sem ser o de sempre: o futebol.
No comments :
Post a Comment