![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMr3L15UZtY4W3tSo1N9RqZla5FSJBZUIJosu4W_7CiydBrkHEy3rSgioJV1Fu7Ag3vsB00fSVWHKYKMI0Go1E4GIjZYPUG0Rn2FcB211SquhRE0-eenCjev9L52Zd6G8DvhoBiFgvIv0/s200/imagehhjjs.jpg)
É pura verdade o que a frase constata. Quanto mais fazemos força para esquecer algo ou alguém, mais profundo e teimoso é o sofrimento que o torna inesquecível. Se centramos nossa vida em uma busca inclemente pela felicidade, descuidando dos detalhes de amor com o próximo, ou até desconhecendo totalmente sua necessidade de ser feliz também, o resultado é o oposto ao que perseguimos. Quando lutamos contra um defeito ou fraqueza de caráter só com nossas pobres forças, abrindo mão da ajuda de pessoas competentes, ou desprezando a misericórdia de Deus e os meios que nos propiciou, como os sacramentos, a direção espiritual, a oração, essa será uma batalha perdida, ainda que árdua. Só sentiremos a dor do fracasso, não a fortaleza de recomeçar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwN2PGhhn8ALIOfTsWgN5_Jxk80Ux3xuMnkI9rNS-KzyW3fiYh4Dn4MgxA7llV52Rt-ho5Hzju0jlKh5kPWqrRHO5vSSULdgjEEZzGDwo12WLnDUNbaUIsGhGedMdmj_EnLlC7EAj1kPU/s1600/imagesnnnvv.jpg)
Ninguém consegue nada sozinho, sequer com um auxílio puramente humano. E devemos a nós mesmos a paciência de permitir, e aguentar com otimismo, que o tempo aja, sobre nós e os outros envolvidos. A vida, e Aquele que a tem nas mãos, segue seu curso, cada alma tem sua resistência, e o próprio Criador respeita isso, pois foi dele que recebemos o grande dom da liberdade de escolha. Se muitas vezes a escolha é errada, já quando reconhecemos esse fato e nos colocamos à Sua disposição para que Sua graça opere em nós e nos que amamos, está ganha a primeira batalha. O exército da boa vontade invade o núcleo da dor e suaviza a espera - a espera da ação completa do Bem.
Para finalizar, nada me parece mais apropriado do que o conhecido poema/oração de Santa Teresa de Ávila, a reformadora do carmelo, a grande doutora da Igreja, profunda conhecedora das almas e da experiência constante da presença atuante de Deus em nossas vidas:
"Nada te perturbe,
nada te espante,
tudo passa,
Deus não muda,
a paciência tudo alcança;
a quem tem Deus
nada lhe falta:
só Deus basta."
Por Maria Teresa Serman
No comments :
Post a Comment