Monday, July 27, 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli: Adolescentes como Educar. (Parte 6)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade o pessoal.

Pai quer conversar mais com filhos

Doutora, tenho um filho de 16 anos e outro de 12. O mais velho é muito fechado e nunca conversa comigo, já o mais novo é super falador. Será que é culpa minha, não conseguir conversar com meu filho adolescente? Sou policial federal, mas na medida do possível tento estar em casa.
RESP:- Olá, J.M. os temperamentos das pessoas são diferentes e seus filhos certamente tem cada qual seu modo de ser. Avalie se seu filho " calado" é mais semelhante ao pai ou à mãe quanto ao temperamento, e não se esqueça que aos 16 anos ele já terá seus momentos de olhar para dentro de si mesmo, refletir, conhecer-se . Os filhos buscam imitar os pais e o mais velho está na fase de identificação com o pai.Encontre um jeito de falar sobre profissões, comente as qualidades que vê que ele tem, solicite ajuda para algum trabalho - lavar o carro, ir fazer compras, praticar algum esporte, ir ao cinema - com paciência e sem afligir-se. Ele tem amigos?Como é com eles, - e na Escola ? Entre os familiares como é seu modo de ser ?
Estas perguntas talvez possam ajudá-lo a estar mais tranquilo e observando melhor os filhos, chegar a uma aproximação maior com o mais velho .
Importante é sua disponiblidade e o fazer-se encontradiço por eles !
Continúo a seu dispor, Mannoun


Situação embaraçosa, como sair dela?
S. diz: Dra Manoun - Gosto muito do que escreve neste site aqui. O que vou perguntar é meio embaraçoso e se puder não publicar meu nome fico agradecida. Semana passada entrei no quarto do meu filho de 11 anos, sem bater na porta, ele ficou assustado e desligou o computador antes que eu visse. Desde este dia ele não fala comigo. Que devo fazer? Será que ele estava vendo algo errado?

RESP:- Cara S. que bom que aprecie as respostas sobre Adolescência ! Não fique apreensiva com o comportamento do filho. Se ele se esquiva, trate-o com naturalidade, peça sua ajuda para alguma tarefa, deixe-o à vontade , deixe passar um tempo e só então comente - com serenidade - a atitude dele e oriente sobre computador e internet, que são instrumentos e portanto, manejáveis. O bom ou mau uso é que os tornarão úteis ou prejudiciais. Vá por este caminho- orientação -! Esta a maior e melhor tarefa dos pais aproveitando todas as ocasiões para passar valores, explicar, acalmar, educar.
Pode voltar a falar quando quiser, ok ?
Meu abraço, Mannoun

Um menino mais novo de quatro filhas mulheres

Oi. Tenho 4 filhas entre 17 e 12 anos + um menino de 10. Tenho medo que ele fique homossexual por causa de viver só com as meninas. Meu marido morreu há cinco anos de cancer e ele é o unico homem da casa, não quis casar de novo... Será que estou pensando nisso por mania minha? Alguma dica? Beijo e parabéns pelas suas respostas.
- Olá, S.não tenha medo ! !
Não se culpe por não ter se casado novamente, não será este um motivo para que sua família deixe de ser feliz . Sua opção é um direito de bom uso da liberdade de todo ser humano !
Quanto ao filho, fique atenta- isto sim- ao fato de que os caçulas sempre são mais mimados, especialmente ele por ser menino, porque pouco conviveu com o pai, porque então os familiares se desdobrarão em atenções...
Coloque-o em contato com pessoas da família e amigos com filhos da mesma idade, consulte- através do site " negociosdefamilia" onde funcionam clubes de meninos da faixa etária do seu, conviva com as famílias amigas .
Não o superproteja nem permita as expressões comuns do " coitadinho, perdeu o pai tão novinho" etc, etc, que mais atrapalham do que ajudam.
Carinho e firmeza combinam muito bem !
Fico às suas ordens ! Meu abraço, Mannoun

No comments :

Post a Comment