Monday, July 13, 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 4)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Ameaça ou Chantagem?
1 – L. diz: Dra minha filha é a segunda, tenho 2 filhos. E ela esta no 1º ano do ensino médio. E ela sempre que briga em casa me ameaça de que quer morrer. Diz que não se importa com a vida porque ninguém gosta dela. Por mais que eu faça, ela nunca vê. Agradeço a sua resposta e estou dando os dados que pediu. Ainda não levei ela a nenhum médico por isso.
RESP: Sra. L. obrigada por mandar alguns dados sobre sua filha. Se ela diz que quer morrer quando é contrariada e não o faz em outras circunstâncias, pergunte a ela se não deseja ajuda psicológica, para aprender a lidar com as próprias emoções.
Quanto ao não se sentir amada, creio que também esta ajuda seria benéfica. Há pessoas que, realmente, sentem-se insatisfeitas com tudo, por mais que recebam.Isto é um traço da personalidade que necessita ser mais trabalhado, entendido pela própria pessoa e superado com ajuda. Muito bom que ela se ocupasse em ajudar os outros, prestar serviços voluntários em alguma Instituição, porque ao sair de dentro de nosso EU, vemos o mundo e as pessoas e a nós mesmos com melhor olhar.
Converse com ela, ofereça ajuda, não argumente nem responda às questões que ela levantar. Ouça com calma e paciência o que ela disser, diga somente que vai pensar e depois volte a falar-lhe. Vamos ver se dá certo?
Como vai na Escola ? Boa aluna? As colegas e professores, que dizem sobre ela? Tem amigos?Que profissão pretende seguir? No 2o ano do Ensino Médio, já deve haver uma definição e resposta a esses quesitos. Meu abraço, Mannoun

Adolescente só pensa na aparência?

2 – M. de L. diz: Dra É normal uma rapariga adolescente ficar obcecada com a aparência e beleza não pensando em quase mais nada?
RESP: M de L., no mundo atual não diria que é normal, mas é freqüente, porque há por aí um verdadeiro " culto ao corpo ". Seus filhos costumam ter tarefas em casa ? Em que se ocupam? Quais os valores que existem na família?
Geralmente as pessoas que tem ocupações e responsabilidades de acordo com a faixa etária, superam bem essa fases de " modismos ".Estudar, assumir encargos dentro da família, tarefas dentro e fora do lar, ajudam muito. Quem sabe a senhora iria por este caminho com ela ? Fico às suas ordens, Mannoun

Mentir é um mal?
3 – Anon. Diz: Como resolver problemas de mentiras? Minha filha mente muito pra todos em casa e já esta com 18 anos, mas faz isso desde o início da adolescência. Ela mente até pra psicóloga que cuida dela.
RESP: Sua filha tem consciência do que seja uma mentira? Se o faz desde o início da Adolescência, é bom que os pais revejam se são muito exigentes, se alguém na família ou nas relações familiares usa da mentira habitualmente e “dá certo ou dá IBOPE”, que fato ou fatos aconteceram quando começaram a notar as mentiras...
Conversem estes e outros assuntos com a Psicóloga, porque se até para ela sua filha mente- como disse - vale a pena avaliarem juntos a gravidade ou não das mentiras- são fantasiosas? Tendem a prejudicar terceiros ou são mentiras para não ficar mal ou aparecer mais?- é delicado o tema para ser respondido assim de longe, porque não sou Psicóloga e na Medicina de Adolescentes o trabalho caminha de outra forma.
- Desculpe, pois creio não ter respondido satisfatoriamente, mas fico a seu dispor.
Mannoun

Seria agressividade do adolescente?
4 – L. diz: Tenho um filho de 9 anos que era gemeo do seu irmão que faleceu a pouco mais de um mês.Ele ficou muitíssimo abalado achando que teria que morrer também, já que nasceram na mesma hora. Depois de conversarmos muito, ele acabou entendendo, só que agora ficou agressivo comigo, impaciente, coisa que não era característica dele. Será que isso se deve ao fato da transição da adolescência? Ele irá completar 10 anos em novembro, obrigada.
RESP: Sra. L. tem outros filhos? É natural o abalo do seu filho- podemos imaginar o que se passa na cabecinha de um irmão gêmeo? Penso que a agressividade a que se refere se deve ao fato de que, assim como a senhora os trouxe juntos à vida, no entender dele, também é um pouco " responsável " por ele ter ficado sem o irmão. Aliás, normalmente a gente busca um responsável por nossas perdas, de um modo inconsciente, - devemos entender bem como isto acontece, sem nos aborrecer.

No comments :

Post a Comment