Tuesday, April 27, 2010

Mulheres são da Terra, Homens são da Lua

Por: Rafael Carneiro Rocha

Emocionalmente, as mulheres são bem mais ricas do que os homens. A vida sentimental de uma mulher é uma vastidão. Um campo intrigante de vários significados. Paradoxalmente, por esse motivo, me parece que um homem pode ser emocionalmente mais transparente do que uma mulher. Os homens são tão mais pobres de sentimentos que conhecem todos eles pelos nomes.

Um outro paradoxo sobre a objetividade masculina está no fato de que aquele sujeito aparentemente sensível ou poético pode ser um machão nato. É preciso ser muito homem pra dar nomes a tantos sentimentos, o que torna a objetividade masculina algo de impressionante.
Dessa capacidade ou não de dar nomes aos sentimentos me parece existir uma diferença fundamental entre os sexos. É uma diferença que do alto da minha objetividade masculina eu asseguro que existe, mas que talvez as mulheres ainda tenham uma certa dúvida. Talvez, elas é que realmente sabem dar os nomes mais certeiros, ainda que a falta de interesse não lhes permita isso.

Os grandes interesses masculinos parecem todos eles repousar em abstrações da realidade, sejam eles os negócios, as artes, os esportes, as estratégias ou as ciências. Por sua vez, as mulheres me parecem bem menos interessadas nas abstrações do que na própria realidade que elas assimilam tão bem nos comportamentos prosaicos, nas rotinas dos lares e nas conversas de comadres.

A cabeça do homem vive no mundo da Lua. Cabe à mulher convidá-lo para a Terra. E vice-versa, por que não?


"Eu vivo sempre No mundo da lua Porque sou um cientista O meu papo é futurista É lunático... Eu vivo sempre No mundo da lua Tenho alma de artista Sou um gênio sonhador E romântico... "- Composição: Guilherme Arantes

No comments :

Post a Comment