Monday, April 19, 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 38)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

A Dislexia na criança
1 – C. D. diz: A Senhora pode explicar o que é DISLEXIA? E como se cura isso. A professora do meu filho disse que ele tem isso e por isso não aprende. Somos do Pará e aqui nem imagino onde pode tratar isso. Eu tenho outros dois filhos e não sei se isso pode dar neles também, são bem menores.

RESP: Olá, C.D. Dislexia é um distúrbio de leitura. Seu filho tem ido ao Pediatra ? Conte o parecer da professora e solicite que ele encaminhe a criança para uma avaliação visual por um Oftalmologista .Caso necesário, ouça também um Neuro- pediatra, para completar a indicação de um tratamento que não é complicado.Em geral recorremos a Psicopedagogos ou Psicomotricistas que irão complementar o dianóstico e iniciar o tratamento que consiste em exercícios feitos com a criança. Peça ao Pediatra ou `a propria professora de seu filho que indiquem uma profissional - quem sabe a escola mesmo tenha alguém da área ?.
É um distúrbio pessoal, portanto não tema pelos outros filhos, apenas fique atenta sem ansiedades ! Boa sorte e pode falar comigo quando desejar.
Um abraço, Mannoun

Falar sobre sexo com as crianças
2 - A. diz: Como devo falar a minha filha de 6 anos sobre sexo, nascimento de bebês? Ela veio com umas perguntas por que na escola falaram de estupro e de onde vêm os bebês. Tem um colega que a mãe vai ter neném e o menino saiu falando muitas coisas para os colegas do que ouviu. Tem algum livro bom pra eu dar ela pra entender melhor?
Obrigada, M. das D.
RESP: Olá, M.das D. Melhor do que um livro é a explicação de coração a coração! Não se esqueça que sua filha tem apenas 06 anos, portanto, procure saber dela mesma o que ela ouviu e oriente com clareza, amor e verdade, sem entrar em detalhes sobre o estupro ou aquilo que represente violência e agressividade. Aguarde as perguntas e responda - sincera e serenamente, sem criar um clima de suspense ou segredo, naturalmente e sempre a verdade, sem ir além do que ela deseje saber. Tudo o que se refere à VIDA humana é maravilhoso e assim o devemos encarar.
Há bons livros sobre o assunto- pode consultar a editora quadrante - www.quadrante.com.br e aí encontrará boas indicações . Um abraço, Mannoun

Tomando Choro
3 - A. diz: Minha filha tem 2 anos e meio, e toma o choro, é a maior loucura lá em casa, minha sogra só falta morrer, pois ela a minha filha fica roxa mole ,é triste a cena... O que é que eu devo fazer? Quando ela tomar o choro?
RESP: Olá, A., " tomar o choro " e " perder o fôlego " são os nomes dados à falta súbita de oxigênio na respiração e por este motivo a menina fica " roxa e molinha" .
é bom consultar seu pediatra, averiguar as condições do parto, se o bebê chorou bem ao nascer, etc. o próprio pediatra vai orientar o que fazer além de tranqüilizar os familiares.
Se não há maiores dificuldades, o que devemos fazer no momento em que ela " perde o choro " é FICAR CALMO quem estiver com ela, e levá - la ao banheiro, colocando-a debaixo do chuveiro- morno ou frio mesmo.
Parece maldade? O susto funciona como um estímulo à respiração. Se ela estiver “usando” este recurso para chamar a atenção - já o está conseguindo e a providência que sugiro fará com que ela se acalme...
Não me levem a mal - fiz isto várias vezes com familiares e fui considerada " megera " até que uma das meninas, da idade da sua, quando o pai disse NÃO para algo que ela desejava, exclamou - " vou perder o fôlego , heim ! "
Ele se lembrou e a colocou sob o chuveiro... Como deu certo, a partir de então já não fui tão recriminada...
Eu era a pediatra dela e sabia que não havia outras dificuldades. É por esta razão que sugiro primeiro a consulta e parecer do pediatra de sua filha, ok?
Boa sorte e um abraço, Mannoun

No comments :

Post a Comment