Sunday, June 17, 2012

Aprendendo com os outros – o brinquedo e o aprendizado


Colaboração de Agnes Gabriella Miley
Lev Semenovich Vigotsky nasceu em 1896 em Orsha, cidade que atualmente situa-se em Belarus, tendo desenvolvido estudos interessantes e profundos sobre a aprendizagem. Infelizmente, suas obras só recentemente puderam ser analisadas, e mostram a genialidade de um pesquisador que faleceu tuberculoso em 1934, com apenas 38 anos. Para esse cientista, um indiscutível meio de aprendizagem é o brinquedo, sobretudo as brincadeiras do tipo “faz de conta”, como o brincar de casinha, ônibus, escolinha ou cavalgar em um cabo de vassoura. Vigotsky exemplifica: “quando se pede a uma criança de dois anos que repita sentença ‘ Tânia está de pé’  quando Tânia está sentada à sua frente, ela mudará a frase para ‘Tânia está sentada’, não sendo capaz de operacionalizar um significado com uma informação perceptual. Mas, ao brincar de faz de conta, a criança penetra na espacialidade imaginária e a situação definida pelo significado da brincadeira é facilmente apreendida”. Ao brincar, por exemplo, cavalgando um cabo de vassoura, se relaciona com o significado em questão (a ideia do cavalo) e não com o objeto que tem em mãos.
 O brinquedo, assim, provê uma situação de transição entre a ação da criança com objetos concretos e sua ação sobre seus significados, comportando-se, desse modo, de forma mais avançada que a habitual para sua faixa etária.  Pág. 39/40 (A construção do afeto ).
Com relação a brinquedos, Celso Antunes diz, na pág. 130 do mesmo livro: (...) Outra regra simples, mas de inquestionável importância, é não presentear a toda a hora com  brinquedos adquiridos em lojas. Invente seus brinquedos e lembre-se de que o melhor cavalo que uma criança pode ganhar será sempre o cabo de vassoura colorido pelo entusiasmo dos pais. Guarde para o aniversário e as grandes datas festivas os presentes mais elaborados, para que os filhos valorizem a simplicidade e aprendam a não confundir carinho e amizade com objetos materiais.

No comments :

Post a Comment