Friday, June 22, 2012

Para contar as crianças - As Seis Estátuas

Enviado por Agnes Gabriella Milley - de Karin E. Stasch, inspirado num conto do Japão

    Há muito, muito tempo, viviam um velho e sua velhinha numa cabana no bosque.  Eram muito pobres e estava chegando o inverno.

    Disse a velhinha ao velho:

    “Como seria bom se pudéssemos comprar um pouco de  açúcar para fazer uns doces de batata doce e festejar São João como lhe é devido!”

    Foi então ao seu baú e pegou uns fios de lã que ainda tinha e tricotou sete pequenos cachecóis e disse ao velho:
 “Vá até a aldeia e venda estes cachecóis, e com o dinheiro compre um pouco de açúcar!”

O velhinho foi, e como estava muito frio, pegou um dos cachecóis e enrolou em volta do próprio pescoço. Chegando à aldeia, bateu de porta em porta, mas ninguém precisava ou queria comprar os cachecóis.
Um pouco triste começou a voltar para casa, quando reparou numa capela ao lado do caminho. Em frente à capela havia seis estátuas representando pequenos anjos que pareciam crianças brincando na relva. Como estavam nus, o velhinho ficou com pena deles. O inverno estava apenas começando, pensou, iriam passar muito frio durante o próximo mês! Decidido, tirou os cachecóis da sua bolsa e colocou um em cada um deles. Depois foi dar uma espiada dentro da capela, onde viu uma estátua de São João, bem protegida do vento.
Contente com a sua boa ação, chegou  cantarolando em casa. A velhinha primeiro ficou decepcionada ao ver a bolsa vazia, mas depois sorriu quando ele contou o que havia feito.
 “Imagine como devem estar felizes! E nós podemos comer a batata doce assim mesmo. São João há de compreender que não nos foi possível preparar mais coisas para a festa dele!

De noite ouviram ruídos estranhos na porta da frente a ambos se levantaram para abrir a porta. Pois que surpresa foi ver uma tigela cheia do mais lindo açúcar cristal que brilhava como a geada no sol da manhã! Ao levantarem os olhos viram o próprio santo, muito sorridente, acompanhado por seis anjinhos com cachecóis coloridos em volta do pescoço!

Com aquele açúcar a velhinha ainda fez muita coisa gostosa. Pena que foi há tanto tempo, senão poderíamos ir visitá-los lá na floresta, na época de São João!

No comments :

Post a Comment