Contar histórias do pa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhf7sqezzCHAXjdf0-3ZcnERqJVQG36XOBdONSfn2391CanAPFhHmYMf2ceo9F4bR_j93z4wIeZ1LuUnblrmReSCTpK_yFJVyKwwN0ptMsRub0Zf1uBK9m9ECa8UwDY8i0ppzMDjWAjwdU/s320/vov%C3%B3+rosinha+e+vov%C3%B4.jpg)
E é assim que se passam de geração a geração as sagas das famílias, suas alegrias, aventuras e dificuldades .
No trajeto de ida e vinda à escola das crianças é um bom momento para suscitar estas conversas amenas. Aproveitar algo que algum dos filhos contou e daí começar a contar um “caso” dos antepassados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtxrwJ2xAAxat8sqn5PUBMFs6N8_f-f30ggmfuGZFp6mg0SWvCdKePJgs5aAHDEE0FsVTAICED1oC1odiLActrsi4SH11Ae-hcsUmq1CWgLD3ku20nCg1N9IRT-sl2nAumKkhcTAjdKEs/s320/015.jpg)
A história vai ficando mais interessante contada em capítulos, uma parte na ida ao colégio outra na volta e se não der pra terminar continue no dia seguinte também.
Hoje tive uma experiência um pouco diferente, mas também proveitosa com a minha caçula, na volta do colégio. Por um símbolo que vi em um carro a minha frente, surgiu um assunto sobre o que eram os mártires da igreja.
Como me lembrava da história de alguns, comecei
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQXjWGb3P4p70_9DQGRN2jE129BjK8pUHXineA4VmYTMKb92wYOTCOFlgd8EIksY3i-YzyyJjuh3Wfns69pDcxRpIPFRlfrFmX7fKbAGv2IY5_xMvjYunw9t93rdrWVPQYC-X3dkRwiug/s320/carro_caotico.jpg)
E fui lembrando-me de outros e ela foi ficando cada vez mais interessada em saber detalhes da vida dos santos dos quais fui me referindo. Uma bela história é a São Tarcísio, vale à pena conhecer e contar, um jovem que desde cedo tinha um enorme carinho e respeito pelas coisas sagradas e por fim deu a vida defendendo com seu próprio corpo as partículas consagradas que carregava consigo para dar a outros cristãos. Como é difícil encontrar hoje jovens tão determinados em coisas bem menores, como levar a sério os estudos, as amizades e tudo o mais que os tornem fortes e fiéis naquilo que acreditam.
Através destas histórias contadas de forma simples, mostrando os valores que devem ser a base das nossas vidas, vamos dando aos nossos filhos matéria que não se aprende nas escolas e que fazem falta na formação dos jovens.
Eu sei que o assunto, com a minha filha não terminou até chegarmos a casa, ela foi crescendo interesse e quis saber a história de um santo que ela ouviu falar, mas este eu não conhecia a história. Assim prometi pesquisar e o assunto e vou poder continuar nos outros dias, durante os engarrafamentos desta grande cidade.
Podemos
Vamos contar histórias! Não custa nada, e é uma diversão sadia.
No comments :
Post a Comment