Texto de: "Jagunço Riobaldo Tatarana"
Quantas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjftv_qMfKuijltAfprf5rJi5xcGnFtIVqb0cFhAZ6ym5Sgy0MFrWKveYWewcrE89ZpmJtnpBs505uhKeZIL8ia6mG950cyzmNaPwarsN2PecuvLqmkhtvcjmzrF5C_fBeWpRXptZD1mO4C/s320/funeral+papa.jpg)
Ontem fizemos um Cine Debate com o filme “Meu melhor amigo”, uma produção francesa que conta a história de um comerciante de antiguidades que é desafiado a apresentar seu melhor amigo em 10 dias, caso contrário perderá um valioso vaso grego q
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpp905usUuysXDBkrRLLO6qJSuBry_EZr5K-AcjLwFbZVXbZ4NBZvIC5d070jUj0_1gzG3OSEWLr8w2QYol7O9tYg-u8NUvPOuxcTjRFiuRaGgj0ro2TjSmDikdHRbAXRsg1SaJr2fH9R0/s320/fotocapa.jpg)
Num primeiro momento, imaginei que o título fosse Fidélité. Na verdade, Fidélité é o nome da produtora, e o título original é Mon Meilleur Ami. Trata-se, na verdade, de uma feliz coincidência, como pude observar no próprio filme: um dos personagens, Bruno Bouley, taxista extremamente simpático e serviçal, sofria por ter sido traído por seu melhor amigo, que fugira com a sua esposa. Às vezes, entendemos melhor uma virtude pelo seu oposto, como neste caso.
Não são os três “s” (sorridente, simpático, sincero) que fazem uma amizade. Isso no máximo propicia a aproximação do outro a nós, pois nos fazemos amáveis (mas não amados). A verdadeira amizade é, de certa forma, construída e testada na fidelidade do dia a dia. O verdadeiro amigo é fiel, custe o que custar, nas coisas pequenas e grandes.
Assim, devemos nos perguntar: quem são aquelas pessoas “fiéis” a mim, que são capazes que se sacrificar por mim, desde comprar um salgado na lanchonete, defender-nos e nos contar quem está falando mal de nós por trás, quebrar um galho no trabalho, ensinar o pulo do gato, até tratar a nossa namorada de maneira respeitosa, e isso tudo de maneira desinteressada? Estas são as minhas verdadeiras amizades.
Vamos aproveitar e alugar pra ver no feriado o filme sugerido : Meu melhor amigo
No comments :
Post a Comment