As
Mas o nosso problema é que sempre estamos insatisfeitas de estar onde estamos. Faltam- nos foco, metas, planejamento e avaliação. E sem isso, nem profissional, nem familiarmente nos realizaremos. E sem autorrealização, a nossa autoestima cai por terra. Acabamos nos tornando pessoas desinteressantes, cansativas, carentes... Se soubéssemos dar a cada fase e momento de nossas vidas sua real importância, certamente evitaríamos muitos dissabores no nosso dia a dia. Temos, enfim, que colocar os meios para chegarmos a esta segurança que tanto desejamos! Donna Brooks, no seu livro "Seven Secrets of Successful Women", aponta-nos algumas luzes que podem certamente nos ajudar: trata-se de utilizar a estratégia dos 4 "P"s... Em cada sucesso alcançado estão na retaguarda quatro componentes essenciais: PERFORMANCE: pensar no seu desempenho. Como mãe e esposa, e também como profissional. Se você é uma profissional e está, por exemplo, num novo emprego, vai se organizar, estabelecer metas, procurar conhecer o dia a dia da empresa para render ao máximo. E na sua casa? Não é porque não há novidade todos os dias que você não pode profissionalizar o seu lar. Quando seu desempenho profissional dentro de casa melhora, a família sente, fica animada e, consequentemente, você se sente muito mais feliz e realizada.
PERSEVERANÇA: continuar o começado, ultrapassando as di
PRÁTICA: muito unida à perseverança está a prática. Pois, como vimos, é preciso agir como se já fôssemos possuidores dessa competência. Isso requer praticar nas coisas mais insignificantes do nosso dia a dia. Por exemplo: fechar todos os dias aquela gaveta do banheiro; determinar todo dia que comida vai fazer; guardar todos os dias cada coisa no seu lugar. Parece pouco? Experimente! Depois transfira essa experiência para qualquer outro âmbito de atuação.
PACIÊNCIA: naturalmente vamos precisar de muita paciência! E sabem o que é a paciência? É a ciência da paz. É aprender a padecer (qualquer tipo de incômodo, grande ou pequeno) sem perder a paz. Não há trabalho, situação, sucesso, que não esteja recheado de muitas horas de paciência. E quem cultiva a paciência é muito mais sereno, muito mais feliz. Aliás, quando você achar que está "perdendo a paciência", uma boa notícia: a paciência não se perde num momento, como não se adquire num só instante. O que perdemos é a serenidade, e esta nós podemos recuperar começando tudo de novo; performance, perseverança, prática e...paciência!
Temos tudo para sermos felizes! Só é preciso saber e querer!
Da revista Ser Família - Ano III - Nº 21
No comments :
Post a Comment