Wednesday, November 4, 2009

Seminário SerFamília em londrina - uma ótima notícia!

Não podemos deixar de comentar o próximo seminário que acontecerá em Londrina - Paraná.

Para quem mora nas proximidades não deixem de ler e participar. É uma oportunidade de se falar e aprender coisas bem interessantes sobre a família.

O Seminário Ser Família é um curso intensivo, direcionado a educadores, que aborda temas importantes na educação de nossos filhos utilizando o método Protege tu Corazón.

Serão dois grandes temas: Conhecer para Educar e Sexualidade Inteligente.

Conhecer para educar: Será que conheço meu filho? Quais as ferramentas que utilizo para conhecer-me e conhecer melhor minha família? Como defino um projeto educacional para meus filhos? Quais as minhas metas educativas?

Sexualidade inteligente: Conversando com meus filhos adolescentes sobre sexualidade. Distinguir sexo de sexualidade. Quais as dificuldades que temos para abordar esse tema? O que pensam, sentem os filhos, crianças e jovens? O que drogas, bebida, TV, propaganda, amizade, sexo tem a ver com educação da sexualidade?

http://www.serfamilia.com.br/seminario-londrina.html

Tuesday, November 3, 2009

Crônica de amor

Esta crônica veio após um bom debate no tópico “Quem procura acha” de 23/10. Seria uma resposrta? Cada um vai julgar por sí. O texto é uma pespectiva do matrimônio sob a visão masculina.

Texto de: Rafael Carneiro Rocha

A espiritualidade de Santa Gianna Beretta Molla. A beleza da jovem Jacqueline Bisset.
A sensibilidade e a inteligência de Adélia Prado. Minha mulher ideal teria todas essas qualidades. Eu poderia incluir os dotes culinários de uma "cozinha maravilhosa da Ofélia", mas não sou tão exigente assim.

Quando pensamos em alguém ideal, não devemos nos levar a sério. Caso contrário, estaremos fadados a um fracasso retumbante. Procuro rir das carências de todos nós, principalmente das minhas, quando me dou conta de que é bastante provável que eu não encontre alguém, sequer, com uma única qualidade similar àquelas que mencionei: a santidade absurda daquela italiana, a beleza magnetizante daquela atriz e as virtudes poéticas da nossa compatriota.

Mas, pelo lado contrário, é mais engraçado ainda que em nossa época, o modelo mais bem acabado de homem santo, boa pinta, inteligente, atlético e sensível foi o Papa João Paulo II, e não um desses sujeitos ordinários que optam por se casar e ter filhos.

Obviamente, é possível ser mais santo no lar do que no sacerdócio, mas a própria verdade da fé cristã certifica que o matrimônio seria uma opção "menor". Cristo exigia que os seus verdadeiros seguidores se desprendessem das pessoas do lar e São Paulo recomendava o matrimônio para aqueles que não conseguiam amansar os ímpetos da sexualidade.

Pessoalmente, me percebo mais vocacionado para o matrimônio, porém eu penso ser muito recomendável para qualquer um guardar no coração a verdade que guia as pessoas vocacionadas para a vida religiosa. Um dos meus primeiros fascínios de adulto foi descobrir que um padre pode amar várias mulheres. E amar muito, mesmo em estado de pureza. Para qualquer jovem que às vezes se confunde com um coração dividido, a ideia de que é possível amar a tantas mulheres e ainda ser sincero consigo mesmo é arrebatadora.

Mas é um tipo de coerência existencial também possível no matrimônio. Eu me recordo de um filme, Amor à tarde, dirigido pelo genial cineasta católico Eric Rohmer. No prólogo, acompanhamos algumas fantasias do protagonista. Ele é casado, mas observa as mulheres que encontra nas ruas e nos cafés. Por vezes, se deixa admirar por algumas delas, mas sua voz em off afirma que em cada um desses deslumbramentos, ele percebe a beleza de sua própria mulher.

Infelizmente, pela fraqueza humana, é possível que nos questionemos de nossas escolhas matrimoniais e o mundo moderno é inconsequente o suficiente para nos sugerir as piores saídas, como o abandono do lar, o divórcio e o adultério sem culpa. É um mundo que desconhece a fortaleza e que confunde o amor com um prazer fugidio ou um sentimento oscilante.

O porto seguro da fé e o apego ao matrimônio como sacramento são as alternativas mais confiáveis para o estabelecimento da fortaleza. Amor é inteligência e vontade irmanadas. Sabemos que só assim poderemos ser livres das carências e das fragilidades das quais somos tão suscetíveis.

Monday, November 2, 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 19) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

Adolescente ser mais sociável
1 - A.diz: Meu filho de 18 anos é muito fechado nele mesmo e de pouca conversa, ele esta na faculdade e é bom aluno. E já faz uns trabalhinhos para ganhar seu próprio dinheiro. Mas não tem namorada e tem poucos amigos. O que podemos fazer para ajudá-lo a se relacionar mais com as pessoas? A ter uma vida social mais animada? Tenho mais 2 filhos que são totalmente diferentes. Ele é o caçula.
RESP: Caros amigos, já conversaram sobre o assunto com seu filho ? Pelas informações que contam, parece-me que suas características não devam ser motivo de preocupação e demonstrem muito mais um temperamento mais reservado, reflexivo e que sabe aguardar momento e oportunidade para outras decisões de vida, como um namoro.
O fato de que os irmãos sejam diferentes, não representa dificuldade - somos exemplares únicos e cada pessoa é uma pessoa...
Podem sugerir ( para sua própria tranqüilidade! ), quem sabe, a prática de um esporte coletivo que o aproxime mais das pessoas,sem forçar nada mas explicando que, em geral, durante um jogo, necessariamente há um relacionamento maior com os do grupo, ou outra atividade coletiva, grupos de teatro, arte, excursões, combinados em família.
E fiquem serenos!Um abraço, Mannoun

Explicando a menstruação para a menina
2 - B. diz: Como explico para minha filha sobre a menstruação? Ela tem 10 anos mas esta com um corpo já se formando de mocinha. Quero avisar a ela antes para que não se assuste.
RESP: Cara Sra. B., fale de coração a coração, com naturalidade, muita delicadeza e sem rodeios, sobre os fatos naturais de nossa vida. Convide sua filha para um lanche em lugar agradável, pergunte diretamente o que sabe sobre as mudanças que estão acontecendo em seu próprio corpo e - provavelmente ela já as percebeu e saberá o que acontece, só que não com o carinho e amor como só a mamãe sabe falar!
Se desejar uma ajuda, há bons livros sobre o tema, especialmente um que talvez encontre na livraria Agir, da rua México, no Rio. Chama-se o “Diário de Ana Maria," de Michel Quoist . É quem melhor explica este e outros temas fundamentais da vida de uma jovem.
Entretanto, não se esqueça que a senhora é quem tem o maior dom de exercer este papel!
Boa sorte e parabéns por seu desejo de bem formar sua filha- é única filha?Um abraço, Mannoun

Sunday, November 1, 2009

Um passeio diferente: Litoral Uruguaio

Texto: Liana Clara Oliveira
Tivemos uma oportunidade de fazer um passeio de 10 dias ao Uruguai. E a primeira idéia que me veio à mente foi: O que fazer por lá?

Fomos direto ao Google e começamos a pesquisa– Como são poucas as companhias de turismo com pacotes para lá e poucos os mochileiros e viajantes que relatam suas viagens ao país que quase foi mais um estado nosso, tivemos alguma dificuldade para resolvermos o itinerário. Conseguimos por fim traçar um roteiro pelo litoral e saímos à busca de um mapa – outra decepção - procuramos nas melhores livrarias e não tinham. Deixamos então para fazer a compra lá.

Fomos Rio – Porto Alegre – Montevidéu, uma viagem excelente, não há necessidade de passaportes, mas é indispensável a carteira de identidade atualizada. Não servindo carteira de médico com CRM, nem nada que o valha, precisa ser Identidade. Falo isso porque quase não viajo por conta da minha carteira ter 30 anos e mesmo sem data de validade ela não servia, lógico, a foto não era eu em hipótese alguma! E a outra acompanhante nossa também resolveu levar só sua carteira de médica, e foi necessário buscar outro documento em casa. Bem, de resto a viajam foi ótima e sem problemas.

Alugamos um carro ao chegar, de 4 lugares, éramos 4: minha irmã, eu , minha filha mais velha e mais uma amiga de infância. E lá fomos nós para desbravar as terras do sul. Era uma viagem “sui generis”, sem marido e filhos menores, quase um prêmio por bom comportamento depois de um ano "da pesada" que tivemos.

Conhecer Montevidéu é muito fácil, uma cidade com avenidas largas e boa sinalização desde o aeroporto, levando com facilidade todos ao seu destino. Seu povo muito gentil fornecendo informações com boa vontade e corretas.

A cidade dá para se conhecer em pouco tempo. Com algumas curiosidades que nos fez voltar ao tempo, como a coleta de lixo com charrete e burrinho de chapéu. Ela tem uma parte antiga, chamada de cidade velha, bem interessante. E a parte nova com bairros de casas elegantes e alguns shoppings modernos. As praias da cidade são de águas mais escuras, pois são praias do Rio da Prata. Vimos lindos pores de sol por volta das 21 horas, no início do verão.

Nossa viagem prosseguiu indo para Punta Del Leste, La Paloma e La Pedrera.

Punta é uma cidade com ares de cidade grande, por receber muitos turistas, com cassinos e muita vida noturna, belas praias, já de mar aberto que encantam, e também passeios as ilhas mais próximas. Pudemos ver tartarugas gigantes, golfinhos e leões marinhos, bem próximo de nós. Tivemos sorte de chegar num dia de corrida de carros, TC 2000, e com isso a cidade estava lotada. Além de estar também um grande grupo da famosa moto Harley – Davidson fazendo demonstrações pela cidade.


As praias como La Paloma e La Pedrera valem serem vistas, muito belas, bem agrestes, com boas vias de acesso, porém com poucas acomodações com conforto. O litoral é muito bonito, com pouquíssimas casas e nas localidades temos a impressão de estarmos em cidades vazias, a maioria tem suas casas para passar temporadas de verão e férias.

Voltamos a Montevidéu e de lá partimos para o Rio de Janeiro. Foi de fato uma viagem diferente, agradável, descontraída e sem problemas. Caso tivéssemos programado um pouco melhor, poderíamos ir também a Colônia e dar um pulinho a Mar Del Plata, na Argentina. É tudo muito perto com boas vias de acesso.

Um bom passeio para se fazer em família e com um custo bem accessível ao bolso.