Monday, August 24, 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 9)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Diálogo entre pais e filho
1 – A. diz: Boa tarde, doutora. Tenho um filho único de 15 anos, que apesar de ser muito amado por mim e pelo pai, está sempre a dizer que ninguém gosta dele, que não se interessam por ele, que somos muito exigentes,... Na verdade a única exigência é que ele seja estudioso e tire boas notas (passou sempre de ano, mas é bastante preguiçoso). Há uns meses atrás e vendo o computador dele (mail e hi5) descobri que ele teve uma atração por um rapaz e acha que é bissexual - sempre teve namoraditas e agora tem uma moça de 16 anos a quem já contou que é bissexual. Por outro lado, inventa/mente sobre nós os pais - vi no computador que escreveu à namorada que estava triste porque os pais estavam sempre zangados, e andavam a falar em divórcio e que se sentia um farrapo porque não lhe ligavam. Ora eu e o meu marido damo-nos muito bem, raramente nos zangamos e nunca se falou em divórcio, pelo contrário estamos sempre a dizer-lhe que somos uma família e que queremos que ele participe por ex nas saídas em férias, mas ele diz que não gosta de ir para fora em férias, que é uma seca.
Pedia a sua ajuda: o que fazer? Devo confrontá-lo com estes assuntos (já o fiz várias vezes indiretamente, mas o que me diz é o contrário do que escreve no computador com os colegas)... Muito obrigada.

RESP: Cara Senhora, perdoe-nos porque houve um desencontro de datas entre sua pergunta e minha resposta mas aqui estamos.
Vale a pena, sim, que a senhora converse com seu filho, a sós, serenamente e com muita sinceridade. Pergunte se ele deseja ajuda quanto aos seus sentimentos em relação aos pais. Deixe que ele fale o que desejar, não o interrompa e não leve as possíveis agressões como pessoais. Depois, novamente insista em que ele necessita, sim, uma ajuda profissional também quanto à sua sexualidade confusa.
Se ele mente, faz-se de vítima, deseja a compaixão da namorada, algo vai mal dentro dele e confessar-se bissexual pode ser uma forma de chamar a atenção, destacar-se, ficar em evidência.
Repito: em primeiro lugar uma conversa clara, onde ele perceberá que suas atitudes não passam despercebidas e que ele é importante para os pais. Depois, uma ajuda concreta, oferecida e realizada por profissional competente, quanto ao seu sentimento de " rejeitado " pelos pais e quanto à sexualidade confusa - quem sabe uma está relacionada à outra?
Explique o fato de que estimular os estudos; faz parte do amor que os pais dedicam aos filhos.
Há pessoas que se sentem mesmo sempre desejosas de mais e pode ser que o fato de que seja único filho incentive seu modo de ser exigente de “mais, sempre mais e nunca baste”.
A senhora e seu marido devem também procurar ajuda, para saber como agir no dia a dia com ele.
Não sei onde moram, mas vale a pena este esforço- o mais breve possível- pela delicada faixa de idade em que ele está, onde se tomam decisões que influirão em toda a vida.
Fico a seu dispor e- se vocês têm alguma religião - não deixem de pedir ajuda a Deus em primeiro lugar e sempre! Atenciosamente, Mannoun

Brincar com os filhos sem muitos gastos?

2 – E. diz:
Dra, Como fazer para educar meus filhos de 10 e 12 anos dentro de casa, sem gastar muito e dando-lhes lazer?
Estou desempregada e queria dar uma vida legal para eles.Possuo formação de pós-graduação, e gostaria de aprender
algumas brincadeiras para estas idades que fossem legais.
RESP: Cara E., que desejo espetacular !
Em geral as pessoas julgam que lazer é algo dispendioso, quando na verdade é apenas disposição de doar-se, de bem aproveitar o tempo...
No site negócios de família você encontrara sugestões e também no Portal da Família, quanto às brincadeiras em casa.
Não sei quanto espaço vocês tem, mas dá muito certo um arco e uma rede para jogar bola ao cesto. Passear na praia, pracinha, pular corda ( quando não se tem a corda, os movimentos que fazemos simulam bem...)
Em dias de chuva e em horários livres em casa, oficinas de redação, contar e ler histórias, cantar, ver retratos de família com as respectivas histórias, representar...
Vale muito ensinar a eles as tarefas de casa, ajudar na cozinha, fazer algum prato... Quantos talentos são descobertos quando os pais se dispõem a " gastar seu tempo " com os filhos...Não lamente estar desempregada - será um grande bem para todos ! Boa sorte e pode voltar a falar comigo quando desejar! Mannoun

Vale a pen
a sair de casa?
3 - R. L. d
iz: Dra sou adolescente de 17 anos e minha casa é um inferno. Minha mãe só pensa nela e vive trocando de namorado. Tenho vontade de sair de casa e sumir. Como não tenho como me manter penso em ir morar na casa do meu namorado. Será que estou fazendo um bom negócio? O que acha que posso fazer com minha mãe?

RESP:
Olá R..L. Que bom que você fez uma pergunta de tamanha repercussão para sua vida ! Não é um bom negócio ir morar com o namorado!
Em nossa vida há um tempo para tudo e agora é o momento de você " esfriar " a cabeça, estudar, combinar com o namorado que vocês namorem e se guardem respeitando-se um ao outro, sabendo esperar também no seu relacionamento para não se arrependerem depois.
Você pode - e muito! - ajudar sua mãe tendo paciência, cumprindo muito bem o que lhe compete- estudando, preparando-se com cursos que garantam sua autonomia e independência, tendo muitas amizades e saindo em grupo, distraindo-se como todas as jovens de sua idade em divertimentos sadios e limpos.
Quando tiver oportunidade de estar sozinha com sua mãe, e já passado este momento de dor e indignação com as atitudes dela, converse com calma e mostre com palavras vindas do coração, o quanto você sofre com este modo dela proceder, além do mau exemplo que é, para você, como filha. Você tem alguma Religião? Peça muito a Deus por vocês duas, sem se cansar.
Procure perto de você, um sacerdote, pastor, rabino, uma professora em quem você confie e converse. Abra seu coração e busque orientação.
Tenha calma e paciência. Não perca sua alegria, sorria, seja amável e delicada, especialmente com sua mãe. Posso aguardar que volte a falar comigo? Um grande abraço, Mannoun

No comments :

Post a Comment