Tuesday, August 18, 2009

Viagem pelo Brasil – RONDÔNIA

=Colocaremos aos poucos algumas observações de amigas que moram por este Brasil a fora, mostrando um pouco do que existe na região ou cidade.
Quem sabe animamos as famílias para um passeio diferente nas próximas férias ou pelo menos podem trazer para o papo do jantar conversas amenas sobre o que sabemos de novo de tal lugar.

Hoje temos um texto de Claudia Junqueira sobre Rondônia.

Não conheço muito de Rondônia como um todo, estou no interior do estado e quase não saio da cidade, mas acredito que a realidade seja a mesma em grande parte do estado.

Rondônia teve um incentivo muito grande para ser povoado na década de 70, com o projeto Rondon, quando ainda era Território federal. Neste sentido as famílias ganhavam terras, mas tinham a OBRIGATORIEDADE de DESMATAR 80% do terreno doado pelo estado, a fim de fundar assim as cidades. Uma característica muito marcante na região é o número de igrejas evangélicas, pois com a redução de imposto para a abertura das mesmas, o Estado conseguiu trazer muitos crentes para região e no Estado de Rondônia existe até o DIA DO EVANGÉLICO, feriado estadual no dia 18 de junho.

A população é constituída de migrantes do país inteiro, mas aqui na minha região, conhecida como zona da mata, os paranaenses são a grande maioria, até virou brincadeira dizer que aqui tem muita gente VIP (Vinda do Interior do Paraná).

O Clima é bem característico da zona equatorial, tendo em média 2 estações do ano, a da seca e a das chuvas. A temperatura fica em torno de 28°C, mas na época das chuvas a sensação térmica é de temperaturas mais altas, pois a umidade do ar é bem elevada, mas existe uma cidade (VILHENA), no sul do Estado, que tem uma temperatura bem mais amena, chegando a temperaturas bem baixas no inverno por estar localizada em uma região montanhosa.

Apesar do grande desmatamento e das inúmeras fazendas de gado de corte e gado leiteiro, a diversão ainda está ligada a natureza, com diversos pesqueiros, pesque e pague; hotéis com preservação da natureza que exploram o eco-turismo, como o hotel PACAAS em Guajara-Mirim, divisa com a Bolívia e o hotel SELVA PARK em Cacoal e o circuito de rodeios e exposição de gado no estado inteiro, que aquece e mantém o agro-negócio.


Rondônia tem como capital Porto Velho, com 600mil habitantes, mas que ainda não possui rede de esgoto em toda a cidade. Lá é possível visitar as antigas caixas d’águas trazidas pelos ingleses na época da construção da ferrovia Madeira Mamoré, assim como alguns trens e vagões inativos e ver de perto o RIO MADEIRA, que na época das chuvas, antes do desmatamento, a velocidade do rio era tão grande que arrastava todas as árvores das suas margens, virando um “rio de madeira”.

Rondônia é um Estado em crescimento, mas ainda hoje é possível levar uma vida tranqüila, com os filhos indo de bicicleta para a escola, a família se reunir na hora do almoço para fazer a refeição junto e no fim da tarde, reunir os amigos para tomar chimarrão, costume dos paranaenses e gaúchos que moram aqui.

No comments :

Post a Comment