Wednesday, August 12, 2009

Profissão: Historiadora e prof. De história

Voltando ao tema de profissões, estamos hoje com uma Historiadora. Já que as aulas andam suspensas por conta da gripe, vamos aproveirar para colocar a garoada pensando no que gostaria de ser no futuro.
Texto de L
uiza Z. Barretto
Tive certa dificuldade para escolher minha profissão porque de início não conseguia me imaginar como professora; achava que não teria jeito nem segurança para falar a turma toda. Mas como sempre gostei muito de História, acabei me decidindo por seguir essa profissão, esperando que a segurança viesse com o tempo. Minha família sempre me incentivou (para não dizer que foi a causa) o meu gosto por História, e apoiou a minha decisão sem deixar de me alertar para as dificuldades da mesma.

Fazendo a curso na UFF (Universidade Federal Fluminense), trata-se, na verdade, de uma formação dupla: o bacharel em História (comumente chamado de Historiador)é mais voltado para pesquisas e para o ensino universitário, ao passo que o licenciado em História é o que conhecemos por professor de História( de 5ª série ao ensino médio).

Minhas perspectivas de trabalho após a formatura são a curto prazo, entrar para o mestrado e começar a dar aula em algumas escolas. Ainda não me decidi se irei me dedicar mais ao magistério ou à pesquisa; ambos têm seus prós e contras. As possibilidades relacionadas à pesquisa seriam em universidades ou instituições de pesquisa como museus, institutos culturais, a biblioteca nacional etc. Creio, entretanto que estou mais inclinada ao ensino, devido ao contato com as pessoas, à possibilidade de compartilhar o conhecimento, de observar e participar do processo de construção do mesmo.
Os principais problemas deste ramo, entretanto, são a sua pouca valorização pela sociedade como um todo, que se reflete não só no pouco respeito por parte de diretores, pais de alunos e até dos próprios alunos, mas também no baixo salário e com frequência nas precárias condições de trabalho. Creio, contudo, que é uma profissão muito nobre e deveria ser mais valorizada.

No comments :

Post a Comment