Monday, October 19, 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 17) Dra Mannoun Chimelli

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.
Fumar escondido
1 - C. diz: Est
es dias descobri que meu filho de 13 anos esta fumando escondido. Aqui em casa ninguém fuma, acho que ele esta influenciado pelos amigos da escola. O que faço para que ele páre de fumar? Existe alguma coisa que eu ponha escondido na comida dele para tomar nojo do fumo?
RESP:
Cara Sra C. Primeiramente sugiro que converse com seu filho com calma e muita tranquilidade, dizendo que supõe que ele fuma e deseja que ele diga sim ou não . Explique e mostre as suas razões pelas quais não deseja que ele fume, além de apontar os riscos que o ato de fumar representa.Inclusive, diga a ele que convide seus amigos - se desejar, para uma conversa franca e aberta sobre o tema.Vocês tem um médico amigo ou enfermeiro que se dispusessem a conversar com os garotos ? Preferentemente um profissional do sexo masculino para que se identifiquem, uma vez que são meninos .
Mesmo que isto não seja possível, uma conversa em casa com os pais é sempre positiva.Não aconselho colocar algo escondido na comida. Ele perderá a confiança nos pais e isto é mais grave que fumar... Tente conversar - expor sem impor. Em todo caso, recomende que ele não aceite cigarros de estranhos e que se deseja mesmo fumar, que compre os seus, com sua mesada! Converse antes com o pai sobre minha sugestão e combinem o que acharem melhor entre vocês, primeiramente . Fico às suas ordens e boa sorte! Mannoun

Bater quando brigam?

2 - M.S diz:
T
enho dois filhos, um de dez e outro de nove, eles brigam muito. Isto é normal? Devo bater neles quando eles brigam? Obrigada.
RESP: Olá, M! Irmãos costumam mesmo brigar,especialmente com idades tão próximas. Por favor, não bata neles ! Deixe que briguem sem intervir, até porque já perceberam que com esta atitude chamam sua atenção... Tente mostrar que devem ser amigos e que não há razão para que vivam brigando pois que em casa deve haver alegria, paz, unidade , amizade e bem querer . Invente brincadeiras com eles, estão ainda em idade de gostar de jogos - tipo batalha naval, jogo da velha, forca, palavras cruzadas, especialmente se os pais participam com eles . Faça a experiência - Vale a pena ! Um abraço, Mannoun

Fobia social no jovem
3 - H.L
. diz: Tenho um filho de 16 anos, ansioso,com fobia social e sedentário.Esta em tratamento médico, mas o médico disse para relaxar no primeiro mês e manda-lo fazer uma academia, para fortalecer o corpo, e depois voltar lá pra ver o que será feito.
Alem de tudo isso ele também s
ofre de problemas emocionais,que causam incontinência urinária. O que a senhora me sugere pra ele fazer de atividades que se aproximam do que ele realmente necessite.Obrigado desde já.
RESP: Sra H.L., seu filho gostaria de fazer natação? Como tem fobia social, talvez não aceitasse um esporte coletivo ainda, mas pode ser que a natação seja atraente para ele além de ser o esporte mais completo, porque saudável para o corpo e para o psiquismo, porque enquanto se nada não se pensa muito senão no exercício. Outros esportes seriam o karatê , jiu-jitsu, tai-chi-chuan, mas estes já teriam que ser com outras pessoas. Bicicleta, equitação, dança de salão- melhor conversar com ele e dar-lhe as opções que , em todo caso, seriam para que visse QUAL escolher, mas devendo optar por alguma porque FAZ PARTE DO SEU TRATAMENTO Isto deve ficar bem claro para ele. Certamente ele deseja recuperar-se e fará alguma escolha. Um abraço, Mannoun

Di
slexia
4 - C.P
. diz: Minha sobrinha esta no 2º ano do fundamental e foi diagnosticado que ela tem dislexia. O que se pode fazer para ajudá-la e isso tem cura? Ela esta com 9 anos e estou preocupado de como será quando chegar a adolescencia, se ela ficará mais difícil de se tratar?
RESP:
Sr.C., fique tranquilo porque a dislexia - troca de letras - é de fácil tratamento com psico-pedagogo, e fonoaudiólogo. Ela não corre risco maior se começar logo a se tratar,uma vez que a própria criança se sente diferente das coleguinhas e deseja corrigir sua dificuldade. Importante que a família converse com ela corretamente, sem dirigir-se a ela como um bebezinho e corrigindo com carinho e delicadeza quando pronunciar erradamente alguma palavra, ( especialmente letras F,R,Q,T,L,D - ) não sei quais aquelas que são sua dificuldade.
Não se aflija e procurem logo ajudá-la ! Boa sorte para todos ! Mannoun

No comments :

Post a Comment