Monday, March 29, 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 35)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.



Adolescente em fuga

A. diz: Porque os adolescentes pensam em sair de casa precocemente ? Obrigada, A.

RESP: caro(a) A. Uma das características da Adolescência é o desejo de autonomia e independência, confundido muitas vezes como " liberdade " e esta é uma das razões de querer sair de casa, para não ter que dar obediência aos pais e furtar-se à autoridade .

É bom sentar-se com os filhos quando manifestam esse desejo, escutá-los com atenção e mostrar concretamente os encargos- deveres- que deverão ser assumidos: pagar aluguel, fazer as compras, despesas com luz, água, lavanderia, etc., etc. Quando refletimos com eles e os colocamos frente - não só aos direitos, mas também aos deveres que assumirão, começam a compreender e valorizar o lar, a família, os pais e irão amadurecendo.

Um abraço, Mannoun



Criança só na TV

A. diz: Como fazer minha filha de 7 anos estudar, ela só quer ficar na TV e é uma briga todo dia pra estudar e fazer os deveres.



RESP: Caro(a ) A.Sua filha já tem responsabilidades em casa ? Arrumar sua cama, deixar as coisas no lugar, ajudar nas tarefas domésticas, atividades extra aulas - esportes, cursos, etc.? Penso que está sendo necessário que aprenda hábitos bons de ordem, disciplina, horário - para acordar, levantar e dormir, fazer as refeições, estudar, brincar, ajudar em casa, ver "programas " de Tv e não simplesmente ver Tv, com sentido de alegria e bom humor e não brigando ou fazendo disto algo doloroso e irritante para todos . Vamos tentar? Vale a pena, garanto!

Sugiro que leia um pequeno livrinho que escrevi e que se chama “Gastando tempo com os filhos” da Editora Quadrante- São Paulo ( através da internet ) ou solicitando através do Blog "Negócios de Família" informações de como o conseguir .

Um abraço, Mannoun



Crianças brincando juntas

3 - M. diz: Liana/Dra.Mannom, Boa Noite!Preciso muito de orientação na educação de meu filho. Tenho 43 anos, sempre trabalhei fora até agosto/2006. Sou casada há 22 anos, tenho um filho único de 09 anos. Eu e meu marido somos muito conscientes da responsabilidade de educar um filho. O meu trabalho exigia que eu ficasse muito ausente de minha casa, então quando ele tinha 5 anos e 10 meses, decidimos que seria melhor eu deixar o meu trabalho,de 20 anos, para cuidar dele. Quero deixar registrado que em nenhum momento me arrependo da decisão, continuo sendo uma mulher realizada, feliz e tenho todo o apoio do marido. O problema é moro em um condomínio de 02 prédios e após o meu filho cumprir com suas obrigações escolares ele descia para o playground para brincar (todos os dias). Como a área de lazer é do prédio não tenho controle com relação as amizades, pois neste local tem crianças de todos os tipos/educação. Meu filho adora brincar com um menino da mesma idade dele, porém este amigo tem um irmão mais velho 11 anos, que tem como obrigação cuidar do irmão mais novo. Acontece que o irmão mais novo tem que fazer tudo o que o irmão mais velho manda, e conseqüentemente ele também quer dar ordens para meu filho. Estava ocorrendo muitas brigas, e senti que meu filho sofria muito com esta situação; então decidi que ele não iria mais brincar com este amigo por causa do irmão. Atualmente tenho trazidos amigos da escola para brincar com ele, porém não é todos os dias que isso é possível. Então eu pergunto: Eu agi certo na decisão? Uma criança tem que ter companhia de outras crianças todos os dias? ou brincar sozinho as vezes também faz bem? Nesta idade devo orientá-lo a escolher suas amizades e avaliar um amigo bom do mau? Estou um pouco confusa, vocês podem me ajudar?Muito obrigado M.



RESP:Cara Sra, M.

Sua pergunta é muito esclarecedora para muitas famílias, esta a razão da resposta pelo Blog.

Fez muito bem em trazer as crianças para brincarem em sua casa porque os valores de outras famílias podem não ser os mesmos que os seus.

Criança precisa, sim de brincar, mas pode, perfeitamente brincar um pouco sozinha, mesmo porque na idade de seu filho, já existe o grupo de colegas e amigos na Escola, onde certamente há um tempo de recreação, esporte, etc.

Quanto a discernir boas amizades e distingui-las de outras não tão boas, o dia a dia vai criando oportunidades para que os pais concretamente expliquem seus valores, as virtudes e a influência que exercemos nos demais e que também recebemos deles.

Se não atendi seu desejo de orientação, pode voltar a falar comigo, ok? Um abraço e parabéns ao casal pela sábia opção de deixar um trabalho externo pelo de mãe de família! VALE A PENA !!!! Mannoun



No comments :

Post a Comment