Sunday, June 26, 2011

OS SETE PECADOS CAPITAIS DA DECORAÇÃO

Antes de se arrepender e ser obrigado a pagar penitência, conheça aqueles pecados que podem arruinar a sua nova casa !!!

INVEJA

Não queira a casa do vizinho, do amigo, do milionário de revista, da artista da moda. Seja você !!! Imagine se você fizesse uma plástica para ficar a cara da Madonna ... Ninguém em sã consciência faria uma coisa dessas; logo, não tente também copiar a casa de ninguém. A sua casa deve ter a sua cara, o seu jeito, o seu estilo. Viver comparando o que se tem com o que os outros têm só leva ao ressentimento. Faça sua casa de acordo com suas possibilidades e seja feliz dentro dela. Ninguém vai morrer ou viver infeliz porque não tem aquela cadeira autêntica do século XVIII ou uma tela assinada de Di Cavalcanti. Uma bela cadeira de palha pode deixar sua casa igualmente aconchegante e bonita, assim como um quadro de um artista principiante e talentoso. Lembre-se de que dinheiro não compra bom gosto nem estilo, e muito menos Felicidade.



LUXÚRIA

Existe uma diferença intransponível entre uma casa sensual e uma sexual !!! Uma casa pode ser sensual, romântica, sem nenhum apelo explícito. Esqueça aquelas coisas de mau gosto que teoricamente significam sensualidade, do tipo de lençois de cetim de cores quentes, telefones em forma de órgãos sexuais, profusão de almofadas de oncinha, espelhos no teto, qualquer coisa com símbolos fálicos, pôsteres de fotos eróticas de gosto duvidoso.

Uma casa deve ser em tudo diferente de um motel. Cada coisa no seu lugar, não confunda conceitos. É lógico que existem exceções, como sofá em forma de boca desenhado por Salvador Dali, por exemplo. Isso é Arte, é lúdico. Outra coisa seria colocar o sofá do Dali junto com uma cadeira estilizando um pênis e uma mesinha em forma de vagina. Disgusting !!!




GULA

Não é porque o dinheiro está sobrando que sua casa deve ser uma demonstração explícita do patrimônio da Família. O máximo que se consegue é uma casa atulhada, uma mistura de alhos com bagulhos, uma filial de loja de móveis com antiquário, enfim, uma amostra de péssimo gosto do que deveria ser bonito. Modere a gula !!! Compre o necessário, compatível com o projeto que você tem. Em alguns casos, mais é menos, essa é uma máxima do bom gosto. Se você não conseguir controlar sua gula, compre, mas não exponha tudo ao mesmo tempo. Faça uma reserva técnica em casa. De tempo em tempo, dê uma olhada no que você tem guardado e troque o que está exposto. Sua casa sempre vai ter uma novidade que pode ser apreciada pela qualidade sem ser ofuscada pela quantidade.



IRA

Sabe aquela gente que maltrata pedreiro porque caiu um pinguinho de tinta no chão, que tem acessos de raiva porque o marmorista atrasou um dia ??? Esses são só alguns exemplos de pessoas que transformam tudo num grande problema, se estressam mais do que deveriam, acabam transformando casa numa emergency room. Qualquer erro insignificante acende uma luz vermelha e deixa os cabelos em pé. Menos, por favor, menos !!! Raiva e descontrole não apressam o serviço nem melhoram a qualidade de nada. Se você não é perfeito, por que seua fornecedores deveriam ser ??? Existe uma margem previsível e tolerável de erros em todas as obras. Se você sentir que o pessoal de serviço está ultrapassando essa margem, avalie se o problema não está em suas escolhas.



SOBERBA

Tem tudo haver com a Ira. Não é porque você está pagando que tem o direito de tratar com desdém e arrogância as pessoas que estão trabalhando na sua casa. Você conhece aquela anedota do cliente arrogante que reclama do prato no restaurante de uma forma insolene??? Pois é, dizem que invariávelmente o garçom tempera o prato com um pouquinho de cuspe na hora de trazê-lo de volta, devidamente refeito ... Ninguém gosta de ser tratado com desrespeito. Se você que um serviço rápido, limpo, honesto, trate seus contratados com dignidade. Eles estão ali trabalhando, se trata de esmola e nem de mesada. Eles trabalham, você paga, é o princípio do capitalismo civilizado.

Outro aspecto da Soberba é deixar constrangidos os seus convidados quando vai mostrar a casa nova. Como quem não quer nada você vai declinando o preço de tudo. " Ah, você gostou desse quadro??? Me custou uma fortuna !!!" O arquiteto me levou metade do orçamento, e olha que não foi pouco !!!" e por aí vai. Existe coisa mais antipática e constrangedora ??? Ninguém precisa saber quanto você é rico ou quanto pode gastar numa Decoração. Se as pessoas gostaram, agradeça o elogio.  Quanto aos gastos, como dizem os norte-americanos, " It goes without saying".



AVAREZA 

Você deve saber que o barato na maioria das vezes sai caro. Nada é mais verdadeiro quando se trata de decorar uma casa. Já cansei de receber clientes que chegam ao meu escritório depois de passar por três ou quatro decoradores ou arquitetos " mais em conta". Perderam dinheiro, tempo e horas de sono com inúmeros problemas perfeitamente dispensáveis. Não é preciso fazer um projeto inteiro com um Decorador. Ele ou ela podem dar uma consultoria, cobrada por hora, que vai resolver impasses que um leigo ou um amador jamais solucionariam. Afinal, para que servimos ??? Aquela prima, aquela amiga bem intencionada que tem "jeito para decoração" pode se transformar numa dor de cabeça. Aquele pintor baratinho é um bagunceiro que vai destruir o trabalho do marceneiro, aquela poltroninha tão bonitinha vai quebrar com dois meses de uso ... Faça um orçamento, planeje seus gastos e vá devagar. Poucas pessoas podem se dar ao luxo de ter uma casa pronta em pouco tempo. Prefira a qualidade, deguste com prazer suas conquistas, curta cada detalhe. Esse é o sabor secreto da Decoração.



PREGUIÇA

Se você não tiver prazer em decorar sua casa, esqueça esse Projeto. Se tudo for um sofrimento, desista. Uma casa se faz com garipagem, somando detalhes que demandam tempo e paciência. Um bom  marceneiro pode não ser tão fácil de encontrar, se você tiver preguiça, não vai achar nunca e ainda corre o risco de pegar um profissional de segunda só porque está a mão. "Ah, eu não sou madame, não tenho tempo". Desculpa esfarrapada !!! Se estiver em dúvida, procure a ajuda de uma profissional que possa indicar bons fornecedores. Mas você não vai largar tudo nas mãos dele. A troca entre você e o Decorador é  fundamental. Vai ajudá-lo a ter uma noção mais precisa do que você quer para obter um bom resultado. Não precisa chegar ao extremo a que chegou uma cliente: ela arrancou um pedaço de estuque de uma construção histórica de Florença para me mostrar a cor exata da pintura que queria para os muros da casa !!!

Uma vez decorada a casa, o trabalho está só começando. Não há decoração que resista a um dono preguiçoso, desmazelado, que não cuida de nada. A manutenção faz parte do processo. Dá trabalho ??? Dá, sem dúvida, mas não tem jeito.

Uma casa acolhedora é também fruto de bons cuidados !!!



 






No comments :

Post a Comment