Sunday, May 13, 2012

Grandes mães comuns

Por Maria Teresa Serman

Estávamos pensando em homenagear as mães de alguns destacados personagens da história da humanidade, GRANDES HOMENS e MULHERES, como se costuma dizer. Eu até brinquei e sugeri escrevermos sobre as mães do King Kong, Super Homem, Maguila, o gorila. A Liana pesquisou e descobriu que a maioria deles não teve mãe que merecesse homenagem especial. Algumas foram bem fraquinhas. E aí veio a inspiração de homenagear grandes mães de pessoas comuns.

Mães que criam seus filhos com amor, dedicação, sacrifício, educando e formando seu caráter à custa de muito trabalho e sofrimento. Viúvas, separadas, solteiras, casadas, viúvas de maridos vivos que sumiram no mundo e nunca ajudaram nessa criação; todas essas e muitas mais estão por aí construindo grandes seres humanos. Muitas são analfabetas ou iletradas, mas soberbamente sábias, em sua humildade. Outras desempenham papéis destacados e exercem funções de destaque na sociedade; contudo, conseguem ser, antes e acima de tudo, simples mães, com o mesmo coração sobressaltado que nos caracteriza na maior parte do tempo. O amor materno profundo iguala todas as mães, sem distinguir idade, nível de estudo, situação social.

Se o dinheiro ajuda a educar no sentido intelectual, cultural e fisiológico, ele pode atrapalhar no sentido moral. Há filhos que são incentivados a se apoiarem nesse status financeiro, pelas atitudes e discursos dos genitores, e acabam se identificando com o esquema "Você sabe com quem está falando?" ou "Eu posso fazer o que eu quero, porque meu pai está pagando", como se a escola, os professores, os colegas, o mundo, coubessem dentro da carteira paterna. Todos nós conhecemos espécimes assim. O que não significa que a virtude venha somente da pobreza. Essa é uma visão maniqueísta e obsoleta.

Então vamos voltar às grandes mães, que podemos ser todas nós, mães do útero e do coração; mulheres que dedicaram sua vida, por amor a Deus, a formar e educar crianças e jovens; mulheres que fazem do cuidado com bebês e crianças, e até jovens, a sua profissão, mas o salário nunca poderá pagar sua dedicação; mulheres que ajudam suas parentes, filhas, sobrinhas, netas, a criar seus filhos; mulheres que ensinam letras, números e teorias, envolvendo essas matérias com seu carinho maternal; enfim, a lista é interminável.

A todas essas, a nós mesmas, às que esquecemos de citar, a nossas mães, à Mãe de Deus, antes de tudo, que nos guarda e ilumina, protegendo as famílias com seu amor imenso, ao lado das mães que já foram para o céu, nossa homenagem sincera. Deus abençoe todas as mães e seus filhos!

No comments :

Post a Comment