Hoje é o dia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMcq5sl6_rTfYyFkrqbpo2VN9KTsuiEppw-L3GlERiUfDBtZYDneOD_JwZWuIcuMZ1Xvs2d-u0hso_AIIq-rxCAM9xRXjpZsTGKwP280M7GR0k7nGCm6oInQguYL7cSWj4NvreUn6GsIV0/s320/educacao.jpg)
A educação, mesmo nas escolas, não pode se limitar a um processo que transmita ou conduza à informação. Nisto reside a sua essência fundamental: que compreendamos, professores, pais e alunos, que educar é instruir o caráter; ensinar, pelo exemplo em primeiro lugar, e também com palavras, o caminho do Bem, com maiúscula, sim, porque é acessível a todos e não se restringe ao bem individual, ao bem comum, ao bem estar. Abarca estes todos e os transcende.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf9d4l6yhZRkIkWx8p-67aScNzSx2qMiNtKORMZC35eR6jIIYgqmwxt1gDXEd3xaXdU2H4_M3uPNT7bXnfjZrzMCesyf8kayoNR2MvkwKYEiwp8sqEyKt6jj2OVXA0CiZ1WHB4MLRLL-lI/s320/sogra_int.jpg)
E a sogra, onde entra? Não entra, para começar, pede licença. Não adentra o quarto, fica na sala. Não abre a geladeira, espera que lhe ofereçam. Não empurra sua experiência, por mais sábia que seja, aguarda que lhe perguntem. No máximo sugere ou comenta. Sutilmente. Deve ser como a definição paulina da caridade - não se irrita, não se perturba, tudo suporta. E ainda vou além de S. Paulo - armazena e transmite doses maciças de bom humor.
Parece que estou bri
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtl2N8uVUkQHPbsEU4rkcHRFubtjnZAf9zBvGQKOuldzEYFjZvlzCgdbVYVaIBUS3XbWlnnCmKLMEL0ulM1JTFw-1kUnA0w3gqFl4ROGXgGsVBymC4O-wVqowvs_wlLZOjYsBJiqpK-WZK/s320/sogra22.gif)
Requisitos básicos de educação são importantes, tais como polidez, respeito, humildade, generosidade, benevolência. De ambas as partes, sem economizar. De modo especial, é preciso mais cuidado no relacionamento sogra/nora, porque nós, mulheres, gostamos de marcar território, afirmar nos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHo_qcwkFskgQZIllKjXioAc2OyD8Hgj3rtua6iyKyzROfeRyIB9q0SHa-rAf-FobeCeJ_RXTIFUIPcD_W22HEZbVTYIWo23WFZwQl1LhyJtl4JBSpToJGI0nHcEsOp0jLfmtR0-ARb1eY/s320/sogras.gif)
Dedico este texto a minha sogra e a minha nora. Elas representam lados opostos cronologicamente, mas harmonizados pela sabedoria que ambas demonstram ao desempenhar seus papéis familiares, e pelo carinho que me dedicam. Uma educou o homem que amo com extrema competência; a outra ama dedicadamente um dos homens que concebi por amor. Desta gosto de me sentir mãe; da outra sou meio filha.
Vivam (bem) a sogra e a nora!
No comments :
Post a Comment