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"Muito cedo, desde bebês, nossas meninas estão sendo super estimuladas, super sensualizadas e superexpostas." Quem faz essa afirmação é Maggie Hamilton, autora, editora, comentarista e grande observadora de tendências e modas, com mestrado em Literatura Inglesa, cujos trabalhos já foram publicados na Itália, Holanda e Arábia Saudita. Maggie realizou uma pesquisa, entrevistando um grande número de meninas e adolescentes para chegar a essa afirmação. Ela diz em seu livro " - O que está acontecendo com nossas garotas?", e todos somos obrigados a concordar, que "em poucas décadas quase todas as partes da vida das jovens foram transformadas, trazendo liberdades com as quais gerações anteriores só podiam sonhar."
O que ela quer dizer com isso? Que em quase todos os aspectos da vida de nossas meninas houve uma mudança quase mais rápida que a velocidade da luz. O que uma menina, que agora tem 12 anos, vivenciou aos 7, é muito diferente do que vivencia uma garota com 7 anos atualmente. Por isso fica tão difícil compreender a vida das meninas de hoje. Mas ao lado dessas novas possibilidades é preciso apurar o que elas ganharam e o que perderam. Será que isso representa um crescimento?
Até há pouco tempo, elas brincavam com bonecas e panelinhas, e agora veem-se gastando grande parte de seu tempo na frente de DVD's, programas de TV, videogames, cujos enredos e temas enviam mensagens subliminares a todo tempo. Isso sem falar dos "advergames", jogos que têm a intenção de promover produtos para as pré-adolescentes, já que elas passam horas se divertindo com eles, o que não acontece com os comerciais de TV, que têm alguns segundos de duração.
A oportunidade de viver a infância com pureza e ingenuidade, características próprias da idade, é praticamente enterrada pelo esforço de transformá-las em "boas mini consumidoras". O que nos preocupa e deve preocupar a todos os pais é que não estamos cientes do quanto elas estão expostas aos marqueteiros na TV, revistas, shoppings, áreas de alimentação e quanto é fácil coletar informações para novas campanhas publicitárias. Resultado: nossas menininhas, ingenuamente, são estimuladas a comprar! E não são responsáveis só aqueles que fazem a publicidade, mas também as mães que estimulam a ida aos shoppings como forma de diversão, e os pais que se desentendem da sua educação.
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