Monday, June 22, 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte I)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Todas as SEGUNDAS teremos as respostas da Dra Mannoum

Filhos deslocados pelo ambiente.
1 – MT diz: Bom tarde, Dra Mannoun. A banalização das relações afetivas está atingindo profundamente os adolescentes. Estão confusos,perdendo o sentido do verdadeiro amor.A pergunta é como dar confiança a uma filha de 17 anos que, mesmo orientada, se sente deslocada diante do comportamento da maioria de suas colegas? Como ela pode ajudar as amigas também? Obrigada desde já.

RESP: Uma família bem estruturada é - sem dúvida- de muito valor em meio ao caos de valores que o mundo todo atravessa. Importa que os Adolescentes que vivem um ambiente de família organizada apresentem a seus amigos o valor que aí está. Serão jovens seguros porque sua afetividade estará bem alicerçada e poderão enfrentar os ventos contrários, sem ufanismo, mas buscando entender a posição dos demais. E com tranqüilidade, procurar ouvir, oferecer o ombro, não se sentindo " diferente " por não banalizar o amor, mas serena do que seja a verdade e demonstrando concretamente sua amizade sincera, seu sorriso, seu desempenho escolar o melhor que cada qual possa. Isto porque não deverão se esquecer que são um " espelho " para os demais. E sem um ar de "beatice" , mas participando da vida de esportes, festas, com companheirismo sem vulgaridade, palavreado limpo,claro, aberto, transparente.
Interessante, ao ouvir uma “gozação" sobre ser ou não virgem, uma Adolescente respondeu alto e bom som- “sou sim - e você não é? - por quê? ”
Não esperar a investida do outro, mas antecipar-se com um sorriso. Difícil?! E quem disse que o Adolescente não tem sangue de herói? Aceita e quer desafios- cabe-nos a nós, adultos, mostrar-lhes o valor que isto representa oferecer-lhes alternativas, cada um dentro do seu contexto e vivência. Desculpem a extensão da resposta. Com os demais, tentarei ser mais breve e objetiva. Vocês são “minhas testadoras "... e desejo que me dêem sugestões, acréscimos, cortes, etc. Carinho, Mannoun

Como controlar tempo de tv?
2 – L. diz: Como podemos controlar o tempo de TV das crianças se saímos pra trabalhar cedo e só voltamos à noite? E as crianças ficam por conta de babá.

RESP: Olá, é uma pergunta muito importante, dúvida de muitos...!
Não podemos deixar de ter confiança na pessoa da babá, no sentido de que seja responsável em cumprir o que os pais recomendem.
Talvez aqui esteja a melhor solução: (Gostaria, porém, de mais detalhes quanto à idade dos filhos e se estão em creche, escola e quais as séries. Penso que são pequeninos, pois que ficam com a babá). Neste caso, uma idéia é que os pais se revezem no horário trabalho/casa.
Que possam - ao menos - almoçar em casa, um dos dois e conversar, dar atenção, ouvir os filhos e também a babá.
Outra idéia ( difícil mas não impossível) é não deixar a televisão disponível quando os pais não estão presentes, mas dispor de brinquedos tipo joguinhos de armar, vídeos de historias de acordo com as idades, ensinar brincadeiras de salão para a babá utilizar com eles, estimular esportes, idas ao play-ground ou praças que haja perto de casa,
Caso as respostas não satisfaçam, continuo a seu dispor e pensaremos outras sugestões. Meu abraço, Mannoun

Como fazer perguntas?
3 – MI diz: Já conheço de nome a Dra e gosto muito dos livros dela. Tenho muitas perguntas a fazer pois tenho 2 adolescentes em casa, um rapaz e uma moça. A moça esta dando mais trabalho e me deixando louca! Onde faço as perguntas?

RESP: MI, obrigada ! Aguardarei suas perguntas, mas enquanto elas não chegam, não permita essa idéia de que a filha moça a " enlouqueça " e não deixe de dizer as idades, por favor . Um abraço da Mannoun



Filha quer namorar homem mais velho.
4 - M A diz: Eu gostaria de saber o que fazer com minha filha de 15 anos que quer namorar um homem de 27 anos, o que você me diz sobre isso? Eu não deixei, achei um absurdo. Ela esta sem falar comigo. Sou do sul e aqui o povo fala muita coisa a respeito disso que me assusta. Agradeço sua resposta.

RESP: Olá, MA, mesmo que sua filha não queira falar-lhe, não deixe de se dirigir a ela. Sua atitude é muito correta, isto é o que importa e procure demonstrar que o que está sendo feito é prova de seu amor por ela. Procure solicitar sua ajuda para alguma atividade ( especialmente aquelas de que ela goste), aproveite momentos e situações para dizer-lhe algo bom e elogioso, convide-a para um programa juntas fora de casa.
Contando com os 15 anos, esta situação pode ser algo passageiro ou demorar um pouco mais. De qualquer forma, não super valorize o acontecimento nem deixe de lado como " criancice" .Peça aos familiares que não comentem o assunto ou o façam o menos possível , sem apreciações que coloquem sua filha " na berlinda " . Dê tempo ao tempo. Não se mostre apreensiva com noticias e noticiário do Rio. As pessoas são as mesmas em qualquer região onde chegue a mídia.....
Que vizinhos, parentes, madrinha, amigos não fiquem participando demais nem opinando, o que é comum acontecer nas famílias. Que fique qualquer comentário apenas entre vocês duas e o pai, até que o momento passe ( quem sabe já passou ?) Continuo a seu dispor e, se vocês participam de alguma religião, reze, ore, peça a Deus por tudo isto. Vale a Pena! Meu abraço. Mannoun

Pílula anticoncepcional segura. Existe?
5 - A S diz: Existe alguma a marca de pílula Anticoncepcional que foi feita pra o público adolescente? É segura?

RESP: Olá, AS, há uma enorme quantidade de pílulas no mercado, dirigidas ao público Adolescente...
Não sei o que pensa a respeito, mas não prescrevo pílulas contraceptivas para meus pacientes.
Explico a cada um, o que quer dizer - contracepção. Pergunto se sabem o significado. Contra = contrário, anti. Concepção quer dizer conceber, dar a vida.
Todos os Médicos fazemos um juramento de defender a Vida em todos os seus estágios, incondicionalmente e, portanto, jamais deveríamos prescrever pílulas anticoncepcionais ( contra a vida )...
Em se tratando de Adolescentes, especialmente os riscos são muitos: parada do crescimento, alterações hormonais, hipertensão, tromboses, etc., etc., basta ler as bulas com lentes de aumento porque as letras são minúsculas - mas estão descritas...
Converse com as filhas e filhos e amigos. Ajude-os a pensar. Que não estraguem seu Hoje e Amanhã por um momento tão fugaz de prazer que pode esperar.
Não sei se respondi o que esperava , mas estou às ordens, pode voltar a falar comigo e um abraço. Mannoun

Filho que não quer estudar.

6 - T diz: O que fazer quando um filho adolescente fala que não quer mais estudar ? Estou desesperada com isso, ele só quer ficar em casa na frente do computador. Meu marido diz que isso passa que não devo me preocupar, mas eu não acho normal. Ele esta faltando ao colégio direto, já tem 2 semanas.

RESP: Olá T, antes de tudo, não se desespere. A Educação no Brasil atravessa momentos duros. O que vocês devem fazer é propor ao filho que faça um curso ou busque um trabalho se não deseja estudar. Mesmo que seja um curso ligado à informática, se quer ficar no computador e dê ordens firmes quanto ao tempo em que poderá utilizar-se dele.
Se o pai acha que vai passar e você não pensa assim, cheguem primeiro a um acordo os dois, e peça ao pai que " enquanto passa " , leve com ele o filho para seu trabalho para que ele não fique ocioso em casa.
Vejam como fazer pelas semanas de aulas perdidas, mostre-se firme e segura, sem discutir nem demonstrar sua aflição. Quem sabe ele quer ser alvo de mais atenções fazendo algo diferente?
Não somos obrigados a estudar - entretanto devemos ser úteis e produtivos. Que ele faça tarefas caseiras: compras com vocês para a casa, assuma responsabilidades, já que não deseja estudar. A qualquer momento pode retomar o tempo de estudo se entender a importância de um bom preparo.
Em todo caso, calma e serenidade sempre levam a bom caminho.
Estou às suas ordens para outras conversas. Meu abraço. Mannoun

No comments :

Post a Comment