Tuesday, November 10, 2009

Assunto: Matrimônio - Será verdade: antes só do que mal acompanhado?

Tivemos dois textos na semana passada falando sobre as aspirações ao matrimônio, um com uma visão feminina e outra masculina, o que nos levou a dois grandes debates nos comentários e deixou assunto para outro tópico.

Gerou muita polêmica porque de fato falar sobre o CASAMENTO é um tema com muitas nuances sobre o assunto. É muito comum os pais cobrarem dos filhos situações como a A.C. falou: o primeiro passo, a primeira palavra, a entrada na faculdade e o casamento e depois filhos, e depois... sei lá mais o que. Os pais têm muitas expectativas com seus filhos.
Assim como os filhos cobram muito dos pais, os pais por sua vez não fazem por menos.E o que se busca aqui é encontrar um equilíbrio nestas cobranças, que serão boas tanto para os pais como para os filhos. E sobre o que o Rafael falou na sua crõnica.

Abaixo colocarei as muitas conclusões que chegamos com os comentários dos dois tópicos: “ Quem procura acha” e Crônica de amor

1 - A visão do Matrimônio como um remédio para os ímpetos da sexualidade é uma visão pobre que não traduz com fidelidade a doutrina do apóstolo das gentes.


2 – A visão do matrimônio não pode ser tão pequena: de onde viriam os castos, se não houvesse o matrimônio?

3 - O problema todo reside na escolha de cada lado do envolvimento. É uma verdadeira loteria!

4 - Pensamos que quem quer casar atualmente precisa mesmo ter sonhos altos, para poder chegar a alguém um pouquinho melhor.. A busca de um ideal , na hora da decisão de casar.

5 - Um fator muito importante é que gostem das mesmas coisas, as afinidades sejam comuns aos dois, e, principalmente não espere que o príncipe encantado mude, pois ninguém muda radicalmente.

6 - Estar junto do seu oposto faz parte da natureza humana. Deus conta com estes casais, homens e mulheres, juntos, para formarem a natureza humana.

7 - Algumas mulheres acham que os homens nem param para refletir muito sobre o casamento, ao contrário da maioria delas que já nasce pensando no casamento...

8 – É necessário estipular algumas qualidades ideais para o futuro conjuge.Ter um mínimo de aspirações para a pessoa que irá dividir a vida.

9- Temos que ser fieis sempre a nossa primeira escolha. O amor tem níveis, intensidades diferentes. O amor se constrói. O amor entre um casal pode crescer de forma ilimitada.

10 – Um amor entre um homem e uma mulher fora do casamento tem limitações.

11 - Existem muitas pessoas de valor nesse mundo e são pessoas normais, reais, de carne e osso! Só que, às vezes, o nosso par não é "de cara" como imaginamos e precisamos ter paciência e vontade de encontrar o tesouro do coração dele!

12 - Vamos enriquecer as discussões e fazer uma rede de bons contatos! ( este coloquei por que achei interessante a idéia – aproximar pessoas com as mesmas aspirações de vida)

13 - Procurar amar a pessoa e buscar o lado bonito, santo e inteligente; este será um requisito para toda a vida. Tudo o que se constrói junto faz a história dos dois.

14 - A visão da Igreja sobre o matrimônio é de algo realmente santo e não um remédio para o apetite sexual.

15 - Formar nossos filhos bem é um dever dos pais. Para que no momento certo estejam bem preparados para a escolha e para serem escolhidos.

16 - Mas, para começar um novo lar, precisa "dar liga", ter química, que se mantém enquanto os cônjuges se cuidam, de corpo e alma, um para o outro.

17 - O amor só nos é realmente apresentado quando somos pegos de surpresa por cupido, e às vezes esta pessoa já estava a nossa volta há muito tempo sem que nós nos apercebêssemos que ela é a nossa metade

18 - Não devemos nos prender a pressões que os pais nos fazem ou os outros colocam sobre nós, para ficar "caçando" alguém.

19 - É mais uma fase da vida para aqueles que têm vocação para o casamento. E todos que pensam em casar devem se preocupar em encontrar a pessoa que mais combina com ela e não ter medo de que isso demore 5, 10 ou 50 anos.

20 - Despreocupar-se com aquilo que seria a fórmula certa ou com a idéia perfeita de um conto de fadas seria, antes de tudo, um sinal de maturidade.

21 - Nossa vida não deve girar em função disso, mas ninguém pode negar que, no fundo, procura a pessoa certa, independente das pressões externas. Isso é um desejo natural daqueles que têm a vocação matrimonial. Devemos nos desapegar de falsos critérios de perfeição.

22 - A verdade é que o dito cujo só vira príncipe depois de muito investimento da escolhida. Dá trabalho, mas vale a pena! E isso vale para a princesa também.


CONCLUSÃO:

Depois de tantas sujestões e constatações podemos dizer com certeza: “Antes só do que mal acompanhado”.

A vida a dois é muito boa, mas nada de se casar por casar, pra calar as vozes que nos cobram. É muito bom casar com a pessoa que nos completa e que amamos, mas casar por casar não é nada bom, transforma algo belo num pesadelo para toda a vida.

Agora, para quem já casou e esta tentado a pensar que escolheu errado, desculpe-me, mas a resposta é transforme seus limões em limonada! Busque todas as condições para transformar este casamento no casamento de seus sonhos. Lute por ele e não contra ele.

No comments :

Post a Comment