Sunday, November 22, 2009

Um bom filme para ver com a família: Dom Camillo

Estes dias vi esta sugestão num blog amigo e trago para cá. ( By star filmes)

Eu já li os livros , escrito pelo italiano Giovannino Guareschi, eles oferecem uma agradável visão política, religiosa e de amizade numa época onde as coisas andavam fervendo. época de guerra e de comunismo. E os filmes também são geniais.

Don Camillo é pároco de uma cidade pequena do Norte da Itália onde paixões políticas explodem com violência. Mas homens são sempre homens. O que acontece aqui, não acontece em nenhum outro lugar. Há alguns dias, houve a eleição do novo Conselho da Cidade. Os comunistas ganharam a maioria."
O prefeito Peppone - junto com Don Camillo, antes companheiros, agora adversários, Peppone e Don Camillo só se unem em benefício da cidade. Dentro da Igreja, o pároco de punhos de aço e idéias marotas dialoga com o crucifixo no altar. Mais benevolente que o vigário, o Cristo intercede pelos comunistas quando querem batizar os filhos, tornando-os parte do rebanho de Deus.

Vale a pena ver o filme, mesmo em preto e branco (não encontrei colorido) , sua história é cativante. Vale tanto ver o filme como ler os livros: Don Camillo e os cabeludos, O retorno de Don Camillo, Dom Camillo e seu pequeno mundo... O difícil é encontrá-los sem sem em livrarias de sebo.



No comments :

Post a Comment