Continuando na linha das profissões hoje consegui uma bem diferente e pouco divulgada, mas de grande valor e importância neste nosso imenso Brasil.Texto de: Ana Lucia Travassos RomanoDecidi fazer
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6wUWMGuKmZVVmgfkKD_WyORIvihtllds8VLsrqyeCv7z2Gqa-obRo77f1yK2WUAZw-hcv5ihqq00HovQl6Lw6vQS7kFYg2RowjkbuWQBodIN7dqGdL86wzDnrQI7g60h81euICILtxC9E/s320/Nana+222.JPG)
Oceanografia porque adoro o mar, seus mistérios (muitos deles depois de 30 anos de carreira ainda não decifrados...), sua grandeza que eleva a alma para pensamentos de outras grandezas maiores ainda. Romanticamente também porque imaginava meu dia a dia num
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5n0SXXdr3TfiDqYhCjCjXuSDlrDLniX4ulvRY5Zrre3T43boF-AyKsfitSpWA0A-pP6Q4fXrR-AumZToxa2Km0L_m5Xtm3QOT5xPlxSH5XJ8twjzysJsR7b599n_z47jhlTfCgGI_hmTx/s320/lliana1.JPG)
barco, num laboratório perto do mar, com roupas despojadas, sem me preocupar com aparência nem com outra coisa que não fosse o objeto de pesquisa, e em contacto íntimo com a natureza. Apenas uma parte da vida do oceanógrafo é esta.
Quando decidi ser oceanógrafa, por estas razões, nestes agitados anos setenta, não havia nenhum Curso de Graduação aqui no Brasil. Tinha-se que fazer uma graduação em uma das quatro áreas relacionadas: Biologia, Física Geologia ou Química (em ordem alfabética para não dar briga...). Fui fazer Física.
Embora durante o curso, muitas vezes tenha me esquecido da
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2c0B26d2o1olwFc9_V4zjvV7TqLmTWcuJ1QsK-aeaOcVIX6y8yPPy26YDgKsKTsj8Zj2ipTOM60vis9Wb9Mi9dYdrhLu9t8rXwvj6yyNCk_OqA2fuh5bMggrbzSIKV8P6fY8WJY55ygTv/s320/lliana3.JPG)
Oceanografia no mesmo mês em que me form
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisBBr3sosMovEt2oK4vvpRzL_n9lRuZ4t8r1jjo-SnmHYB6Id6gjWGthwyzWDiasNBCGA7joPhwIojhijxNKW1yYhdT5GSAlOiHo1DI96_1S56a7D2K1biMvdP8tIaiAuCEpHcK9usKLWZ/s320/lliana5.JPG)
ei a paixão voltou e com o apoio de uma tia (ah!, as tias, elas movem o mundo!) e de minha mãe (meu pai, jocosamente, achava que era coisa de embarcadiça, aliás até hoje, quando digo que vou embarcar ele comenta: minha filha, você não é embarcadiça, é uma diretora ... ainda bem que não usa a idade de argumento...) fui fazer Pós em Oceanografia Física na USP.
Para se trabalhar com Oceanografia em pesquisa, nas Universidades, é preciso fazer mestrado, doutorado. Esta representa uma boa parte do mercado de trabalho. Há também
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOkGnVCEnGIcT3gYgTKYz6Vj9IUpM8XWbNHWYXvQSIPrGBxWDxBz-vhEipb-EiQYXINpE0k4dZ44OzbxtDN8prhIV4yfs2CRv5G5d2lqxdSU-iJE7t34Q4MSrkEkqJtFn6zdfIEDR1iaWq/s320/Digitalizar0002.JPG)
oceanógrafos atuando em firmas de consultoria ambiental, em empresas de petróleo, na Marinha, em órgãos ambientais do governo, em empresas de pesca, maricultura e instrumentação oceanográfica, entre outras ocupações. O campo de trabalho é muito grande e variado, o mercado está se abrindo muito, nos últimos anos e a profissão vem sendo muito conhecida pela população. Antes quando eu dizia que era oceanógrafa o pessoal pensava que eu trabalhava com teatro... A remuneração é baixa no início da carreira, como é comum, 700 a 1500 reais conforme o que se faça. Mais tarde, é possível ganhar bem. A profissão foi reconhecida o ano passado o que vai acarretar em melhorias de remuneração e em ampliação do mercado nos próximos anos.
Durante muitos anos só havia três graduações em Oceanografia no país: em Rio Grande (FURG), no
Rio (UER
J), e em Itajaí (Univale). Nos últimos cinco anos abriram muitas outras; hoje são doze: em Vitória (UFES), São Paulo (USP), em Santos (UNIMONTE), na Bahia, (UFBA), Ceará (UFC), Maranhão (UFMA), Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA),e Paraná (UFPR).
No curso estuda-se Química, Geologia, Física e Biologia nos dois primeiros anos (Básico). A carga horária é bem grande. Nos outros três anos se estudam as matérias específicas da oceanografia (composição da água do mar, poluição, fenômenos físico-químicos, sedimentação marinha, fenômenos geofísicos, ondas, correntes, marés, interação ar-mar e a vida no mar. No último ano se faz o Projeto Final de Curso. Para se formar é preciso 120h embarcadas, que as universidades providenciam.
Ser oceanógrafo é muito, muito bom.
Infelizmente hoje notificamos, o falecimento no dia 4/9, do Sr Helio Drago Romano, pai da nossa querida Nana. Nossos sentimentos a família. Com certeza do céu ele estará saboreando estas palavras de sua filha que não pode ver daqui.
No comments :
Post a Comment