1. Que tipo de problemas de convivência terá um adolescente que foi uma criança viciada em computador?
Os pais hoje, preocupados com a insegurança na cidade e muitas vezes por comodismo – para não terem que dar a atenção devida – preferem ir equipando os quartos dos filhos com video-games, internet, computador, DVD, ar-condicionado, frigo-bar... criando-os em autênticas “bolhas” tecnológicas. Estas “bolhas” depois
2. Que tipo de problemas de aprendizado o adolescente terá?
O excesso de imagem que nos traz hoje a “cultura da imagem” vem trazendo sérios problemas de aprendizagem que já se está tornando uma autêntica “chaga” educacional, atingindo várias camadas sociais e não somente as classes mais abastadas.
Costumo destacar três graves deficiências educacionais:
1º) déficit de atenção: um adolescente que seja educado a receber muitas informações desde cedo, através d
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8py53O1Hh_i-uY8JfFiWdRrIe2eAPR6kdUJ1fg0OCrycDD5xOpDQXy1OA-vVA5nfyyyJ9LCD2lCqPlrlFq6Xy7d1dTxBNX71x8_sk-CzVPVQ5H2oDyWYir7BeYYeVFeaR7owjqPYfrUgF/s320/04.jpg)
2º) desmotivação, falta de iniciativas e de criatividade - o excesso de
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSmtZkh8reg1M8KdzVESZ_0O-DdBNBWpOajdgSTyYY1_BM4rc2R50LUsNi4pQXXFEjyGfCJsXis8HjtxsSIAnL5uGLgAVwx2L2lZrVO5C-Pu06j21DkxL_Z-m-yitozhEL7T3ijejOY3zB/s320/desmotiva%C3%A7%C3%A3o.jpg)
EX 1: como faltam atualmente idéias na criançada na hora de brincar. Antigamente, com uma meia, com um cabo de madeira, com uma boneca existiam mundos e mundos...
EX 2: antigamente, como só havia rádio, as pessoas tinham que imaginar tudo, ouvindo um jogo de futebol. Porque não havia TV, as tertúlias familiares, nas quais o avô contava estórias, eram atraentes e se passava muito bem em família.
Hoje, o video-game, internet, lan-house, etc “sugam” a criatividade das crianças, atrofiando sua imaginação..
3º) afeta também a memória - quantas mães reclamam hoje que seus filhos têm problemas para assimilar a matéria, dá branco na prova a toda a hora, ou, o que é pior, esquecem os deveres e obrigações escolares.
* as pessoas hoje pensam que ter informação é ter conhecimento: existe um
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwmenUmfyHsytWieNBe2sLU__aQB4o7Fd_o-7q0L5GgQJtnX9UZaPTgk3WK3BcyHnFlErSLhHlx3L1AfspfPc-OBvRrv419QClJR1LRJCoYkGVUeS34SjzlEfDwy32GLD9Djf6r5yEn5UY/s320/assimilar+a+mat%C3%A9riajpg.jpg)
* criam a falsa idéia de que já sabe a coisa porque viu na telinha, quando na verdade o assunto fica só na periferia do ver, sem chegar à inteligência:
• isto vicia a pessoa com a memória fraca
• ficam superficiais nas idéias: não sabem se comunicar (falar e escrever)
• se tornam “animalizados” na linguagem, na cultura, na diversão...
3. Como essa mania afeta o relacionamento em casa?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHXMPmwvslx3W0hi52IgGhbEZ-bbpNAGVXPz92gbCPEYGjGWVJlq-m3X3G4j1UDXYkBVoViKGSi10wniG1ZIwZowTneVccXhHHx0OEl3nuXGeFsUqun6soysrYqG9iEbIz_Ps7LyZDLACW/s320/computador+banheirojpg.jpg)
Na medid
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7nUzig_0bsjDFLQ4hcDGoPdhyphenhyphen-0yBd1rj1r_DRO_WnjIlBsCAGSH0kmjwW3vusGBuEqp6cnjOeLdOTul9x_YMbPIxNyzkf3hqopM0jylYjvWjbS6yloWTFxu4DIttvBxy8gLANk5Bn92D/s320/bolha.jpg)
Nos Estados Unidos, sabe-se que uma criança assiste em media, a 1680 minutos de TV por semana (4 horas/dia), enquanto os pais gastam 38,5 minutos dialogando com os filhos. A informação é do psiquiatra infantil Paramjit Joshi, do Centro de Crianças John Hopkins de Baltimore e foi divulgada em matéria de O Estado de S. Paulo, no dia 8 de julho. Fonte : Tendência & Cultura - SBP.Notícias no.4, ano I - fev/março 99
4. Quando o computador se torna um aliado e quando se torna um vilão?
Para entrar de cheio na questão, gostaria de recordar quais são os motivos que levam a criança e o adolescente a ficar no vídeo, na tv, na internet. Existem 3 blocos de motivos principais :
1º) acalmar os nervos ou combater o desânimo (curto prazo(CHATEADO) ou da vida);
2º) preencher o tempo ou simplesmente descansar
3º) entreter-se de forma seletiva ou como fonte de estudo, pesquisa e informação
Os dois primeiros, quando vão excedendo 2, 3 horas /dia - segundo alguns médicos – se tornam vilões porque a criança vai ficando cedada e perdendo o senso crítico que filtra o que é conveniente do que não é: deixa-se dominar por eles, podendo a partir daí acontecer de tudo.
É importante que os pais percebam a incoerência que existe em se sacrificarem para ir buscar suas filhas numa festa no Recreio dos Bandeirantes (RJ), no sábado à noite às 5 h da manhã, ou ainda, coloquem vários sistemas de segurança na suas casas: alarmes, vigias, etc.,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWATPTzK17TpMNk7kRIszPf8JE1B55P-q44aPECqZjivcadUL5pTZdiVkDH2gat224Yo5Jl20kbWl9uhaenVYBBphA-pePIskRxDJwyJ1qIxL-UFdcj7sYiBNoS2j_YhtFZGREsrJcKaMo/s320/comp..jpg)
Em todas as palestras que dou em colégios aconselho que os pais coloquem FILTROS de pornografia – confira www.NETFILTER.com.br (não ganho comissão nas vendas!!!)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwfVEzS5XvqYl1bpUxvynlRz38R6dG41VA9uCAvn1HzYRDhYiZcGLBRY6cSJCONZpGYNkvlvTWkcQcPvfx2f20x3bPueuxETSONbRTFtlfZsDpPhi4E3KarW8FG5CP0xtiVzPqOpKAb8uS/s320/filhonavega.jpg)
Com relação ao terceiro bloco de motivos, sem dúvida, quando esses meios de comunicação são usados para enriquecimento pessoal, de forma seletiva e inteligente, só podem ser aliados do bom viver.
É muito importante, portanto, que os pais se questionem todos os dias quais são os reais motivos que estão levando os seus filhos a ficarem horas e horas na TV, internet, computador, etc. Nem sempre são os mesmos...
5. Como os pais podem identificar o problema do vício pelo computador?
Quando além de passarem várias horas por dia em frente a esses aparelhos, perdem a capacidade de aprendizado descritos acima e de relacionamento. Vão perdendo também a sensibilidade para a família, os amigos, outros em geral...
6. Identificado o problema, como devem agir?
Devem ter a fortaleza de colocar limites de uso de horas, de programas e de tirá-los dos próprios quartos colocando-os todos na sala de estar, para que haja vida em família. Devem depois incentivá-los a usarem esses meios para construirem projetos úteis para a família, escola, sociedade: escrever livros, escrever cartas, organizar aniversários da família, cardápios para a mamãe, músicas para escutar de noite, pesquisas sobre futuras viagens, etc.
No comments :
Post a Comment