Texto de Maria Teresa SermanMinhas amigas-vovós s
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisNM5ORCwlpMtfgbvQzmr9J6pBydKQMFjqYivFD_18Dz1wnrGWKKxkQNA-KZ-2zPg5CtRlAH-YNlgjX_fOLj-NEoQbNZCz-ftoeCXvrQiiLHZ9NfnSKLl7Zr6TrfctY8EAMPyrbIEKJMNt/s320/280220101370.jpg)
empre me repetiam, ao saber que iria ser avó estreante em breve, a mesma e discutível (como soava para mim) frase: "Você vai ver, é uma delícia, não existe coisa melhor!"
Na minha avaliação da era pré-Pedro(a delícia!), nada poderia superar a emoção da maternidade em todo o seu profundo conjunto, desde a gestação até a criação, esta que nunca se acaba, pois os filhos, como cada um de nós, seres humanos, em qualquer idade, estão sempre necessitando de exemplo, conselhos, cuidados, amor, enfim.
E não é que as vovós-amigas estavam literalmente certas? Não há coisa melhor, ainda que ser mãe seja uma experiência única, irrepetível a cada filho. É muito diferente. Mais solto, divertido e renovador. Uma delícia!
Não compete aos avós a enorme responsabilidade de educar, como aos pais, e a diversão começa por aí. Calma, não defendo que os progenitores tenham a chancela para mimar e estrag
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7NFltvDeM5WtSU60R-KUK9pSHygtAhp2peRYCgbhmGNaOQ133fmF1s7aL23GInc2UfDqtENKsywOXWViHe2TEOQSknMQEn7rSVEr5pCDJqdqhIh17B8da1q1c7ZoPx6r7huDJkaxoVW8h/s320/zooanimais.bmp)
ar, fazendo vontades em excesso aos pequenos. Como mencionei antes, a educação não cessa nunca, e a porta da casa da vovó não deve ser o portão do Jardim Zoológico, onde as "ferinhas" encontram a selva. Contudo, já se disse que avó é mãe com açúcar, e é ótimo relaxar um pouco da tensão que os encargos dos pais trazem embutidos.
Isso não significa que não vou "ralar" quando necessário ou solicitado. Ficar só no bem-bom de b
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1MchI-agmIABzRtWxNrohpQb1BNnBY4ZeDvkuf3ruI2cU3IUbhHPg3dED8I91IGPTiMyCBnfzzi2kmHDk1OJBULUnvlY_isNhNxUR8Ktmf7OAEc6_U5drEwl40NWlQlMd3UFD2gR0PqSV/s320/280220101364.jpg)
eijar, abraçar, enfeitar, não combina com a missão de avó com que Deus me presenteou. Missão mais discreta, mas igual a de todos nós, de ensinar a amar, apesar de nossas limitações e defeitos; de ensinar a falar com o Pai, que é rezar; de demonstrar, por atos e palavras, que toda vida é dom d'Ele, inestimável e sagrada, não só aquelas que direta ou indiretamente geramos.E, principalmente, faz parte da missão ficar "na sua", respeitando a importância primordial dos pais.
Finalizando, para não ser injusta, devo ressaltar que o vovô troca de babador a todo momento, até mais do que a vovó.
No comments :
Post a Comment