![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwjrhs39QL2pWaE5ZmDOEapu2VW1gQVXjlkbTLgZT2cSWblQuhYvFfJVPcG1sW3qJgE9ffLPykEdX-Dsd-f81CgA8LQ0D0OOkPwbAILaaPyC40ON9_x0arzL5C5ebHVLI6Mvp0ECkWNSk/s320/imagesbriga.jpg)
RESP: Caro(a) A. Para começo de resposta,alegre-se por ter filhas !
Não pense jamais que isto seja um castigo- basta pensar no sofrimento daqueles que desejam filhos e não os podem ter por alguma razão ou em tantos que os estão perdendo por acidentes, violências, etc...
Acalme-se, respire fundo, comece por ter um novo olhar de paciência - que deve ser mesmo “santa paciência” e pense que tudo passa, também esta fase...
Vocês têm descansado com algum lazer- passeio, cinema, teatro, caminhadas?
O dia a dia é realmente desgastante e necessitamos algo que nos recomponha- cada um veja o que representa para si mesmo um descanso para refazer as forças e continuar a dar conta do que lhe compete. Educar não é dar “contras" nem discutir. É conversar e explicar os valores da família, porque sim e porque não, sem discutir nem impor - afinal moram em sua casa onde há uma autoridade que expõe e que deve ser acatada( não atacada...)
Adolescentes querem tudo- é verdade, mas devem ter claro o que lhes será ou não concedido. Chega o momento- limite e cabe aos pais dizer (após infinitas explicações) NÃO porque Não e pronto!Sem maiores conflitos e pingue-pongue de palavras.
Suas filhas têm tarefas em casa? Horários?
Estudam, praticam esportes, trazem amigos para estudar e lanchar em sua casa? Tem esta liberdade e este hábito? Vale a Pena! Isto ajuda muito a ter um ambiente familiar de paz e serenidade e os pais ficam sabendo quem são as companhias dos filhos e se dão a conhecer e ganhar os corações que é o mais importante!
Nada de entregar os pontos! Não desistam porque VALE A PENA ter filhos- cansa um pouco, mas é muito precioso ver que se construiu uma vida digna e útil !
Afetuosamente, Mannoun
2 – C. F.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUXc2WxChVg84qJkva18Wq1eA64kLyK2O3xLxAIRL3ftNZEQgtTFFrPss0jU5R4FIXBvm7GZ_3jrMVPrdeOrfP7uXwNQSzIcaiMUhaKqiHxPxQmIf59pjlQCMjfQIPTu2bKZ-QuJUXuMQ/s320/images.respjpg.jpg)
RESP:Cara Sra,C.F. Espero que a resposta de A. lhe seja útil, e tenha a certeza de que ADOLESCÊNCIA é UMA FASE E PASSA !
Continue acompanhando seu filho, passando os valores familiares para ele, não aceite que lhe responda mal, devagarzinho vá dando LIMITES.
FALE MUITO POUCO! Quando ele começar a dizer o que não deve, deixe-o falar sozinho, afaste-se, ou se for o caso, fique a senhora em silêncio, e encare-o firmemente nos olhos, com serenidade e segurança.
Demonstre com atitudes que não está contente e não o paparique- em geral as mães querem suprir o que podem (e o que não podem...) e é bom que ele perceba que as coisas custam e que deve saber pedir, conversar, dar ciência do que faz, enquanto for menor de idade e morar em casa dos pais.
Paciência! Fico às suas ordens, Mannoun
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYlX-7EQdMz9UKUfqeoYLMUOEwNpN7J76ZUP4zUGwfzUBjgd_lQ3XL0TQgBtzciN-kVXowhjjw_vsTNUuqElkmE3GEBxRSQpMS6ABNp7ZyIyoYPIUSvEJs8n9eezZK-GhBJokahLccUn8/s320/%C3%8Dndicementira.jpg)
Cara Sra. M.
Gostaria que buscasse neste blog, negociosdefamilia.com , dos meses de julho, agosto e setembro , algumas respostas que já enviei sobre o tema da mentira e que podem ser de utilidade para suas questões .
Punições por mentir nem sempre são eficientes. Melhor ver o que mais o Adolescente gosta e , conversando com calma, explicar o PORQUE ele está sendo punido e até mesmo perguntar a ele, qual a punição que merece. É uma forma de ajudar a refletir, pensar e rever valores e virtudes que fazem parte da educação familiar
Quanto ao seu filho, agora com 13 anos, e que mente desde os 07 anos, sugiro que busquem uma ajuda de um bom psicólogo, porque ele já pode estar tão habituado a mentir que não distingue mais a fantasia e a realidade. Como a senhora diz que os pais não mentem, pode ser que a personalidade do filho seja mais frágil e ainda não tenha conseguido identificar-se com os valores da família. Pode ser ainda que tenha uma fantasia fértil, ou tenha aprendido que mentir deu certo até hoje e se comporta desta forma para atrair a atenção ou estar sempre em evidência, mesmo que de forma negativa...
Os pais devem ser os primeiros à ir consulta fazendo uma entrevista e se se sentirem bem com o profissional, marquem para o filho e expliquem a ele que desejam imensamente ajudá-lo e por esta razão marcaram consulta com um psicólogo.Mesmo que ele diga não ser necessário, peçam que vá par atender aos pais Não briguem, evitem discussões, tratem-no com carinho. Todos precisamos de alguma ajuda ao longo da vida e é importante que seja neste momento.
Pode voltar a falar comigo quando desejar. Boa sorte e reze pelo filho. A oração dos pais é infinitamente poderosa! Atenciosamente, Mannoun.
No comments :
Post a Comment