![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgD-4KEp46WwOc7ViFmsVn-Pz-tAGsKF-BKXhsfLc2EVzCCE9goSs3kaY5fHIEGBJEbpyGKyw2xCDhqCUQE8AS2FYz8HA3vvSu9vSQl6Q1nPcQS_YyMk7nRP06U_NuIWMSdK5gkN4Q4pik/s320/images34.jpg)
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.,embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain,celebrado entre 31 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão(samhain significa literalmente "fim do verão").A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZdJPPzDo8pLLsP-e_HbnvOG774B6Mq0ul5b9MjV8-rsl4zS6VD9IKzmRBJtwY2AjF_FLqe3gq21tWa1HylA2-7n-Hht-nVEpotUSQ51uApxr6kAuKO7txS-Zerhdbc1eh4f4GsYjvR3I/s320/fantasiajpg.jpg)
Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta Samhain, já citada, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davamo ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo).
Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV (†615)transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão)num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
Possivelmente, a t
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj14lkEyTLwCFJrN0yIwUKBEZA-C9v801yfN1ez9l5i4bmyQ7CIQzwxH4H0uXXOnxn3K7eSzVhzsi8KeAwpXNyl_rfyI6CuG7yHdY9aO9Nf1f1PcA352cWkwPGkWNBDHLqF3BhLsAnbUt8/s320/images009.jpg)
Porém, se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigKnR-ZV9kvJEZcON49xUGQKe1-bRQvzmFjZn1K4pYnZImiY4FxZjrebAGbVrKZUAH6IWHu-MNoXJklp_tdhU4qxOGHcjJqcCf14K2FehB901dyBo26kXfQccPombUj9pdgxMOi5d7MDk/s320/images99.jpg)
Na celebração atual, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã. É equivalente ao nosso carnaval, pois as crianças e até os adultos se fantasiam e brincam.
No comments :
Post a Comment