São Fr
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiszBpqvJjFlmf1NyOnirSv30T6B-Zf0WQgquYc-R1_dD-eZDZRE64SXR1yXu21oqDJVHxTi6c2VvA5rwOwiR54U73yYSLjdcZ94Uu4N1XJJ9HDH9dHj8uqywckBP6NHQWqFa6zVQlcl6Y/s320/fotocapa.jpg)
Renuncia definitivamente aos bens familiares aos 25 anos e inicia sua vida religiosa, como eremita e pregador. Francisco buscou assemelhar-se a Cristo, e o conseguiu fisicamente até, com o recebimento dos estigmas (chagas da crucificação). Adotou a pobreza evangélica, dedicando-se especialmente aos pobres e doentes. Seu exemplo lhe trouxe muitos seguidores e, em 1209, Inocêncio III aprovou a Ordem Franciscana. Foi ordenado diácono, mas sua humildade evitou que aceitasse o sacerdócio completo. São Francisco de Assis foi consagrado o patrono maior da Itália pelo papa Pio 12.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBuZDoBk08bQLnvsi3ad-MU5-Xn2QK3l6bntaKTg9N4m5NAzN_xSfjav9mIVutmHNG4gEAHyuWTnCouS-E0kx7Nf8OV37mMJIhRqbgcpxzD706KDd4b8uNfriK7RWIOSHKYetnPYQn19c/s320/DIA-MUNDIAL-DO-ANIMAL.jpg)
Destacou-se também pelo amor à natureza e às criaturas de Deus, sendo por isso considerado o protetor dos animais. Compôs o belíssimo Cântico das Criaturas e a poética Oração de S. Francisco, que resume o seu carisma de desapego total e amor incondicional ao próximo, como seguidor do Mestre.
Cântico das Criat
"Louvado seja Deus na natureza, Mãe gloriosa e bela da Beleza,E com todas as suas criaturas; Pelo irmão Sol, o mais bondoso E glorioso irmão pelas alturas,O verdadeiro, o belo, que ilumina Criando a pura glória - a luz do dia!
Louvado seja pelas irmãs Estrelas, Pela irmã Lua que derrama o luar, Belas, claras irmãs silenciosas. E luminosas, suspensas no ar.
Louvado seja pela irmã Nuvem que há-de Dar-nos a fina chuva que consola;Pelo Céu azul e pela Tempestade;Pelo irmão Vento, que rebrama e rola.
Louvado seja pela preciosa, Bondosa água, irmã útil e bela,Que brota humilde. É casta e se oferece A todo o que apetece o gosto dela.
Louvado seja pela maravilha Que rebrilha no Lume, o irmão ardente, Tão forte, que amanhece a noite escura, E tão amável, que alumia a gente. (...)
Louvado seja pelos que passaram Os tormentos do mundo dolorosos, E, contentes, sorrindo, perdoaram; Pela alegria dos que trabalham, Pela morte serena dos bondosos.
Louvado seja Deus na mãe querida, A natureza que fez bela e forte:
Louvado seja pela irmã Vida
Louvado seja pela irmã Morte.
Amém.
No comments :
Post a Comment