![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTVncnVzaWIPvJsG3lCD8epBxPTPIwj6V3IU4V12IumhvzkQIosBRNNlAgifCQdR7hL8xrTfnpj5fHDbjEFO3YdmPDeZnUxTjMqAT8rQ8goz9gfYVdOVk9Q2JwEhAu6t1AEFLLDjcPvzw/s320/asogra.44jpg.jpg)
Colaboração com o blog: Texto de Fernanda Berard
Estava refletindo no artigo sobre a sogra postado neste blog, há uns dias e fiquei pensando em como podemos nos preparar para sermos boas sogras (também vale para o sogro). Sim, porque acho que na verdade, ninguém deseja ser má, ser detestado, ser alvo de piadas, etc. Uma coisa é achar engraçado o chavão das piadas de sogras. Outra é viver pessoalmente a dificuldade de relacionamento entre sogra e nora ou genro. Nessas situações, sempre há sofrimento para um dos lados ou para os dois e o filho ou filha, mesmo que não queira, se vê dividido entre o cônjuge e a mãe.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimakLy8J0Y1qDLz21LfwfFCdv58KqzNU77gR8Dxs6G4IkEt2C2IQTt4UYp2JD-H9Oi798I-inxHRPVZ-YBq4fjI6pKGzySekMRUfCVDkBTp-4tBILgOlFdxDSovWcj5qWaDfgqBV0R1LI/s320/sogra+2.bmp)
Antes de tudo, é preciso colocar “uns pingos nos is”: mãe é mãe, mas quando o filho se casa, este deve atender primeiro seu cônjuge, depois seus pais. O matrimônio funda uma nova família e modifica a ordenação do amor. Se anteriormente os filhos deveriam amar na terra os pais em primeiro lugar; quando se casa, o cônjuge ocupa esse primeiro lugar. Depois, os filhos que nascerão desse amor e só depois, os pais.
Não se trata de ingratidão, mas de generosidade, de fazer a vida andar para frente e de fazer o amor se dilatar e não, se retrair. É claro que os filhos devem obrigatoriamente cuidar de seus pais, principalmente quando são mais idosos, mas eles devem saber ocupar o seu lugar de quem já teve sua chance na vida de criar sua família e agora deixar seus filhos fundarem as deles.
Sem dúvida é essa a grande dificuldade de ser sogra! Depois de tantos erros e acertos, de tanto amor dado, arrependimentos pelos amores “não tão bem dados assim”, saudades do filho pequeno que não existe mais, das coisas e costumes que tinha, enfim... de tantos sentimentos... É preciso saber recuar, saber dar chance para o outro tentar!
Às vezes é preciso aconselhar, sem dúvida, mas sabendo que conselho é conselho e deixa espaço para não se
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAeCov9fa2e68QNWzwftRiT_BzZ8hxq0T2X6vFu5J5LbvJZ06fFGWU-ieqlRsnX9xa7qBPkezUr9ukP2k6W6uw01PabilNtph27HDLw7ffMfJyNhGGSRHkI5Kz3juBCxrycMk773RZ2Uk/s320/sogra+55.bmp)
Portanto, penso que todos podemos nos preparar para sermos boas sogras (ou sogros). Para os pais que ainda tem seus filhos pequenos (como eu) devemos começar por viver bem o tempo presente, fazendo todo o esforço por educar bem nossos filhos no tempo em que nós somos encarregados de fazer isso.
O tempo de formá-los bem para que possam tomar boas decisões na vida adulta é agora. Não adianta relegar esse dever para outros ou deixar o tempo escorrer, como areia, pelas mãos, por que nossa vida é corrida, por falta de tempo, por que não queremos abrir mão de nossos caprichos, entre outros motivos. A hora de dar as nossas opiniões e de formar bem a deles é agora. Depois, serão palpites!
Porém é preciso que tenhamos a consciência de que não educamos nossos filhos para nós mesmos! É necessário fazer tudo isso, com a abnegação de quem pega o seu melhor e o entrega sem esperar nada em troca.
Aliás, não é essa a verdadeira essência do Amor? O bem de quem faz algo esperando agradecimentos e recompensas não pode ser verdadeiramente chamado de amor!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8rOBTwihoVNu-Pa17-DkP8PPhtfaKpR8tNmUY-8sjLHwhrzdLYX1vdhXXDmZPmoSH0mmzJx-zL8PmJgl2D1X6MuN9S4txPmpu3omM2cH4grFwro1vvbGLUjZOdjJfeb1o4S8NUJnHEGM/s320/a_sogra_e_a_nora_ideal_b.jpg)
Sugestão de uma boa leitura sobre ser sogra e ser nora.
No comments :
Post a Comment