![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFMHUHFliT94ETBPe0w7uhcIWy7W5lfDxSNeg6ZKyC1oVB1OETYdHzh0aatMfkTYtSd-T83m9dg3-O8TnnpP0MSwwunplUOSECvlrZq_q6jzm34pcm4rvxkgGUHDgWdQuGJHBEuw9DVvk/s320/A_MORENINHA_1229535509P.jpg)
(Joaquim Manuel de Macedo)
O livro é um exemplo clássico do Romantismo, tendo sido seu primeiro exemplo brasileiro. Uma leitura agradável que distrai e transmite muita história de procedimentos do século 19.
Ele gira em torno de sua heroína perfeita e seu herói que luta para ter o amor desta e os obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil.
Também são bem representados os costumes do Rio de Janeiro da década de 1840 e a classe dos estudantes, da qual Macedo fazia parte na época da escrita do livro.
A obra de Macedo apresenta todo o esquema e desenvolvimento dos romances românticos iniciais: descrição dos costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições, estilo fluente e leve, linguagem simples, que beira o desleixo, tramas fáceis, pequenas intrigas de amor e mistério, final feliz, com a vitória do amor.
No comments :
Post a Comment