Quando as meninas menstruam.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgolvqtlUNRVMXwHk7Xauo0D2ZoaqW48z59SIBREt2Q7X3S2aSn1aKxMcID_gANGU3El2YTcwLcxP-TpWzNcmPPjyJ-5HNs61ItQnGMjQYihY_TDX_F6dxfeiBEKZNr_m1iawxgk0t_-AQ/s320/img01.jpg)
1 – Anon. Diz: A segunda menstruação de uma adolescente pode atrasar? Minha filha tem 12 anos e teve uma menstruação de depois ainda não veio outra.
RESP: Até os 16 anos é comum que as meninas não tenham uma menstruação regular: pode vir muitas vezes no mesmo mês, falhar, vir " pingadinha" . Isto porque seus ovários estão iniciando uma atividade nova e podem entrar aos poucos em ritmo regular. Importa que ela aprenda a tomar nota do dia em que a menstruação acontece num calendário e sucessivamente anotar as outras datas de acordo com a ocorrência, par saber contar de quantos em quantos dias sua menstruação acontece. Isto se chama “ciclo menstrual " e ajudará que ela aprenda a saber como seu corpo funciona..Outras dúvidas, estou às ordens.
Filho com
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjESRU7mdtZqKaDsSJgTAnZviS7EikZW0K6LyNOi1mgYDi5oDW5GR3J0ucS2P9nLfRD6QQ5fa-34mEBlwqwh00Sp4vv004khAtWJCFi_Ah1O3-p2Fpqx_ZNiJDeGqU-iBflK24qMeaG9xQ/s320/garoto+forte+1.bmp)
2 – A. diz: Qual a dieta saudável para um rapaz de 14 anos que quer ter um corpo definido? Meu filho vive dizendo que eu não faço uma boa refeição pra ele e por isso ele esta balofo. Mas na rua ele come de tudo.
RESP: Ouça A., vale a pena uma consulta com Nutricionista para que mãe e filho se organizem quanto à alimentação, cardápio, horários, alimentos necessários a esta etapa do crescimento. Ajuda muito a gente saber o que é importante e o supérfluo, também quanto a alimentação saudável, não acha? Um abraço, Mannoun
Um filho com TDAH - existe?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiR0mbjatt41yJgxLshHIAYq2ta2x4852gUPQfwluq6BbcVrHb8t7hkVQDOPuMjee0B3IGeQgwqOO_mmrMprTFQre74M00atLc6wIJarP3XSFrm-1NA9Qez0QqjCwro5Y5JKY0PzCLAh1g/s320/Crian%C3%A7a+com+tdah.jpg)
3 – MR diz: Qual a sua opinião sobre o TDAH? Tenho um filho de 15 anos que foi diagnosticado aos 12 anos. Ele possui um Q.I. alto, mas não consegue ser organizado e não consegue estudar o que não tem interesse. Lê muito... Suas notas sempre foram excelentes,..... mas quando entrou no FUNDAMENTAL II a exigência de rotina e estudos se fez necessária e com isso ele repetiu o ano. Ele possui todas as características de TDAH, mas não é hiperativo e não apresenta o transtorno de oposição. O pai não entende, diz que é "vagabundagem" e ultimamente ele apresenta todos os tiques nervosos na semana de prova. Fica nervoso ao fazer as provas e se acha incapaz. Já o tirei de uma escola tradicional e coloquei numa alternativa, mas mesmo assim as coisas não melhoraram. Não sei o que fazer...
RESP: Olá, M., há bastantes informações hoje sobre TDAH, uma entidade bem definida, TRATÁVEL, controlável perfeitamente por bons Neurologistas. Se ele já tem um diagnóstico, pergunto se faz tratamento. Muitos pais se afligem com a medicação, dão ouvidos a leigos que contam mil histórias e se descuidam de seguir à risca o que o profissional recomenda.
Os Neurologistas lidam muito bem com o TDAH especialmente se vocês moram no Rio. Há excelentes profissionais a quem podem recorrer e sugiro que o façam com a maior rapidez para poupar seu filho e a família de sofrimento evitável e o seu marido ter explicação concreta do TDAH e saber lidar melhor com o filho! Não se aflijam - ajam com presteza e verão que alegria terão com os resultados. Um abraço e boa sorte! Mannoun
A virgindade
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdQ9MoFmkJAZs95iFo0bMA6FcxYQEfzud2whRQf4WwPBiH0AK4RuXQ976-gljyvgJaZmDIPbfyUtS6-0LFQA1dJM34lgREM5Qw87Upt0pJhWmb_BzvD-TFjEZEK8o5fh8s30p9Pu21ZdM/s320/purezadarosa.jpg)
4 – T. diz: Eu queria saber se tem como a pessoa descobrir que ainda é virgem quando for ter relações?
RESP: Olá T., a pessoa deve saber - ela mesma se já teve ou não relações sexuais. Caso tenha dúvidas de ser ou não virgem, como diz, o mais correto é recorrer a uma ginecologista, fazer uma consulta e esclarecer todas as dúvidas.
Fico às suas ordens, Mannoun
Rivalidade entre mãe e filhas:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBpfbk5kztK539KzVSLOodooxJsjN78WC9wT-aT-8cC4l5cbYxglxYPcjf4dp1W_qQwGrtgQdVAGbc40XgOZ5nXZ7db2yJilFSB_Ks2_7no0WyY8YqWO1knwSIdTk6lo9OQiHTHL_6qPU/s320/maeefilha.jpg)
5 – A. diz: Gostaria de perguntar o porque das filhas adolescentes ficarem com tanta implicância com a mãe? E achar que a mãe agora não sabe mais nada? Como recuperar a imagem com a filha?
RESP: Olá A, sua imagem de mãe não está necessitando ser "recuperada", fique tranqüila ! As filhas geralmente implicam e até por vezes " batem de frente " com as mães, na etapa de identificação com a figura feminina e de certa forma, rejeitam esta necessidade mas isto passa por volta dos 17/18 anos, quando serenam e descobrem seu papel e sua identidade.Quase todas as mães de meninas passam por estes momentos porque são os modelos dos filhos e é então que devem mais estar disponíveis, próximas, serenas, sem aflições no seu papel de mães, seguras de sua feminilidade .
Sorria e tenha calma- adolescência é uma fase da vida, não é a vida... Meu abraço, Mannoun
O piercing em adolescente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgqeW5t1tcUBUCk53yDNrXQy1Qvsojy7dhgWcfiVN6QaY4eBv1Vw__DqKFkuwKBO38hEvFSZwL3Q3bjM8QdchFj_O8Htyvpky3CZhEMtaBTkYFgXXEu4bGyJZW9ij9RivcHRNQfE3QOvU/s320/piercings.888jpg.jpg)
6 - C. diz: O que você me diz sobre uma adolescente colocar um piercing no umbigo? Ela tem 14 anos e esta fazendo uma enorme pressão para colocá-lo. Eu sou pai separado e ela fica jogando este assunto de um para outro.
RESP: Boa tarde, C., este modismo do piercing é uma das formas de identificação entre alguns Adolescentes, mas também manifestação de rebeldia, de desejo de chamar a atenção. Converse com a mãe e cheguem a um acordo se consentem ou não para não se deixarem manipular pela filha.
M edicamente não é aconselhável - especialmente no umbigo, por ser porta de entrada fácil para infecções, dependendo também bastante de quem faz e onde é feita esta colocação do piercing.
Volto a insistir em que pai e mãe devem ter uma e mesma posição quanto ao que decidirem, não só neste assunto, mas em todas as reivindicações dos filhos pois que estes necessitam ( e esperam e desejam ! ) firmeza e carinho na educação. Continuo a seu dispor, Mannoun
No comments :
Post a Comment