Engenheiro Civil. Desde 1991 é vice-presidente do Instituto Europeu de Estudos de Educação. Publicou mais de duzentos artigos em revistas e periódicos e oito livros sobre temas de educação, apologética e antropologia. Atualmente é diretor do Colégio Tajamar, em Madrid
“Eu – comentava Silvia, uma dessas mães que sabem reconhecer seus erros e aprender deles – dei ao meu primeiro filho tudo o que ele desejava”. "Ao mínimo choro, eu acudia c
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3d1GhkONkyLYqgPZl-308ORNREZufOIlRbqXX0YFYcQ832v-c5lEVSqJ0C8j8DGTijhUx6MYQNBA4yeVtVv4wfSvtE8k9FPHTEFxY7BrjjJCmh7h5HDicf-G-IluEZ_VJgATXzzcBE4pS/s320/crian%C3%A7a+fazendo+birra.bmp)
Agora, aos quatro anos, é um pequeno tirano, e creio que isso se co
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUvg5vlybfa-6PbqCp0rOUYCNJ3r6_TrVNtQF4uY4yI3SJoRLFMTyDHvhkj_MDVDFzOkDBHr9mhxU_Dy5iRByvRgiHDP0bTBw9ZhCb2UMOwSZ8HH8emfkbo_gzjXqxF6Sd4nWl2dmTWO8U/s320/bebe_chorando.jpg)
"Com minha outra filha, que já tem quase dois anos, aprendi a lição, e já não me precipitava a seu lado, como com o maior. Pretendi fazer compreender desde o princípio que não pode manejar-nos com seu capricho. Quero que aprenda a pensar mais nos demais, que veja, por exemplo, que não devo ir recolhendo como uma tonta tudo o que ela atira. Quero que aprenda a ser paciente, a desenvolver um mínimo de ordem, de autocontrole. E estou bastante satisfeita da diferença de resultados”.
Desde o começo
Às vezes pode
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1IfwFLsVYfc6YFuoFc9T6rJYAkkOIQmhXfnz4Ouijn6JlVEQwpU8HTTPMCHHYwDcyN0euDCAdDDFfv_DpBvusmd03dPrA2JVhbnITQgCaJ-Uaj-xQu_H9UYrQNNkJWclNoS4aIBeDDNwT/s320/m%C3%A3e+faz+tudo.jpg)
Se forem satisfeitos sempre todos seus caprichos, ele será impedido de desenvolver sua capacidade de resistir ao impulso e tolerar a frustração, e seu caráter será egocêntrico e arrogante.
Porque observa tudo
— Tampouco se trata de negar-lhe quase tudo para que desenvolva mais essas capacidades, suponho.
Não, porque isso fomentaria a decepção crônica, um sentimento de permanente insatisfação e um caráter desconfiado, cético ou mal-humorado.
O olhar da crian
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibRTvolKKx2mj4x3T3BqS9zG8HS4chxX5SvT54n6sOp13i9Nwq1LRP5V1Mkll00IY-CuY-59UEnQSmGqKwwj4YDDL9-2_CS5ynFbDGZggkJSBLGq020AqbNkNZFEjFidcUyyG3halzsick/s320/dando+carinho.jpg)
Esse contínuo gotejamento de experiências afetivas vai formando nele, de modo quase inadvertido, leis pelas quais daqui por diante interpretará como deve ser sua reação e seu estado de humor ante cada coisa. Trata-se de um lento processo que influi em sua evolução afetiva, e também no desenvolvimento de sua inteligência.
Afetos, inteligência e sentimentos
— Como podem influir os afetos no desenvolvimento da inteligência?
Pensa, por exemplo, na influência da motivação. Se for alta, há vontade por aprender coisas e desenvolver suas destrezas e capacidades, assim a inteligência irá rendendo cada vez mais. Pelo contrário, uma baixa motivação deixará infecunda uma multidão de talentos pessoais.
O desenvolvimento da inteligência está muito ligado à educação dos sentimentos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikLcqgkH7uPmuNa7h8Ql-Pevou5L8lw3js5tOlNAp1Orqs1DQv5g9FidyaO2u5_eZ7_xVK2NIqzzZm1I_P8wtlKbir6SZXSn8FgkqrGp20DLqt0vPmW5vjOz4kbKD51UIAJFZshaK4o6-8/s320/idades.jpg)
Nesses anos vai se organizando seu sistema motivacional, pelo qual, ante algo novo, sentir-se-á incitado a explorá-lo, ou, pelo contrário, a evitá-lo. Uma correta educação há de proporcionar a segurança e o apoio afetivo necessários para esses sucessivos encontros com a linguagem, com as tradições da família, os companheiros de colégio, a natureza, a cultura, com valores de toda ordem. Segundo seja a qualidade e quantidade desses encontros, assim será o desenvolvimento de seu espírito.
No comments :
Post a Comment