Ao voltar das férias me deparo com o BLOG amigo Nokiabr fora do ar e fico sabendo da sua história tão absurda.
Imaginem
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZVpeA5bT0cVja6KQueYInkrn5bwXcMxev6CNlH1wtsoEXsf2DAs2GAWNrtK9EjBg0KXs5HAntcnDY1pJi5YM2ZuXQVfpt_yYBbRUtDFXjnjPDnfL_hYP-YPYE8vKgQ24ozatZSefbgIdq/s320/celular.bmp)
“Recentemente, um colega blogueiro recebeu uma notificação extrajudicial do escritório de advocacia responsável por defender as marcas da Nokia, para cancelar o blog NokiaBR
Ocorre que o blog sempre foi do conhecimento da Nokia, que desde o início manifestou-se favoravelmente e via com bons olhos a iniciativa, enviando aparelhos para testar, promovendo viagens, eventos e fornecendo releases de imprensa para serem publicados. (aliás eu mesma coloquei aqui uma postagem sobre o dono do blog assistindo o lançamento de um satélite da NOKIA, com tudo pago pela NOKIA em um hotel 5 estrelas na Califórnia)....
No caso em discussão, houve consentimento do titular da marca no uso do domínio NokiaBR, na medida em que a empresa tinha ciência da existência do blog e até o incentivava. Naturamente, a empresa pode retirar o seu consentimento a qualquer momento e, a partir de então, o uso da marca, até então legítimo, passa a ser irregular.
Mas a lição que retiramos deste caso é que, medidas legais na internet, apesar de legítimas e juridicamente amparadas, podem ser muito mais danosas para o titular do direito do que simplesmente deixar como está. Isso porque um dos direitos mais sagrados do internauta é a sua liberdade de expressão, e a censura perpetrada a um blog, ainda que feita de maneira indireta (já que retirar o blog do ar automaticamente retira todo o seu conteúdo) é vista de maneira muito negativa pelos internautas, que replicam o fato com a mesma agilidade e rapidez com que se replica um vírus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHb6v8nZUF02zfJ2TUuCGM5OGsPf0efQplr3l8lc7uJ54CJ8wd-6QhwWyVU7BVKe4rk1fDw3raNPZxAvffVpIQuGtRcALNwb3oQN9kGVSQP3Nj3RPbVxNeEdt36jabqAS3E09a0Jwma6oi/s320/celulares.jpg)
No caso em questão, certamente o cancelamento do blog NokiaBR prejudicou muito mais à Nokia. Segundo o blogueiro, aproximadamente 3.000 pessoas tinham, diariamente, uma visão extremamente positiva a respeito dos aparelhos e serviços da empresa.”
Agora volto com a minha visão sobre o assunto: É lamentável o ocorrido, pois o blogueiro em questão, sem nenhum interesse financeiro, fazia um trabalho excelente onde ajudava a muitos a escolher com facilidade entre os muitos celulares da Nokia. Mas não fiquemos abalados: tudo tem seu lado positivo e podemos tirar alguns proveitos do ocorrido.
Primeiro mostrar aos nossos filhos como é ainda complicado a legislação nos assuntos “internauticos”, em seguida lembrar da direção de um carro. Já explico: a direção é mais elaborada quando praticamos a direção defensiva: planejar antes, verificar o percurso a seguir e as possibilidades de acidentes que se pode ter pela frente. Tudo isso ajuda a ter uma viagem mais tranquila; do mesmo modo, na direção de um BLOG ou de outra página pública precisamos agir assim. Outra coisa boa a se tirar desta atitude da empresa de celulares, é que podemos sempre obter um BEM maior de toda situação adversa: Com isso o nosso amigo blogueiro, em novo blog, o ZELETRON, nos dará muito mais informações sobre celulares, sendo que de muitas outras marcas, abrindo assim um campo bem maior de sugestões a comprar.
Parabéns José Antonio, por sua atitude correta diante do assunto e pelo seu novo blog. As famílias agradecem sua ajuda, pois no momento de escolher um celular para cada filho, sempre é bom poder contar com essa seleção já esquematizada e escolher o que mais convier a família, em preço e qualidade e serviços oferecidos. Continue na linha sobre celulares também, além de ampliar nossos conhecimentos nos assuntos sobre computadores.
No comments :
Post a Comment