Peço desculpas e que aguardem as respostas na próxima segunda, dia 01/03.
Dra Man
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwR-nf0BcppSMXEvF7siXJ1zVOr4QrwKF4c5qtp2HTPS22aZ7QVkRVP-cd90tZnatfNaIYTZDk04EFToshCEQWY7795xdeDcFbXuh4DJA6Hdr5NZ81Z1jCz_eSRl8iLTYVuiVZlxyK4enX/s320/mannoun.jpg)
Transcrevo aqui uma pergunta que foi feita a Dra sobre adolescentes, no portal da família e que vem muito bem a calhar:
Qual é a razão do desespero atual dos adolescentes? O que fazer para acolhê-los e ajudá-los?
Dra. Mannoun: São muitas e complexas as razões que levam, não só os Adolescentes hoje, mas o ser humano em geral à desesperança, angústia, dúvidas. Dentre as múltiplas causas, destaco a desorganização familiar, o individualismo (cada qual na sua - isolamento, não participação nem partilha, egoísmo...), hedonismo, indiferença...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg46GkRzzE2ZLde6c0ybJwk-maGdZyZFmzgOMlAkzM7P2mXvrNiGTbcklAIiSCYMst4dsmskAM4Zo63TS2Tb0rT9okzJ_RY_mnmeRla_tWgbDjE8wUQ055T6jIFUe_HD24D1NBAPAN3CFSh/s320/desesperojpg.jpg)
O materialismo, que gera consumismo, leva também à valorizar mais o TER do que o SER assim como o hedonismo, a busca do prazer pelo prazer e a fuga a tudo que possa representar sofrimento e dor. Podemos falar numa verdadeira “cultura da morte” em que se observa multiplicação das causas que acabam por impedir a vivência daquilo que faz parte da natureza humana, como são o nascer, a experiência da dor, do sofrimento, da morte natural.
À medida que reaprendemos a ouvir, admirar, buscar vivenciar valores, estar em família, ser coerentes e, com carinho, saber exigir, acolheremos e ajudaremos nossos filhos e educandos. Falar em tom positivo, estimular, mas sobretudo DAR EXEMPLO com nossa própria vida. Basta estar atentos e observaremos como eles nos “cobram” coerência! Querem ser exigidos, mesmo que reclamem, porque tem sangue de heróis e desejam crescer numa verdadeira “cultura da Vida e da Esperança”!
No comments :
Post a Comment