A palavra hierarquia é composta por hier(o), proveniente do grego hierós, que significa SAGRADO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV3uCJGiNe8gzLifddzBLOdUIYzyHSD0OvOaAbJHCyUFGG_5imq7al38JtwIhNysnZyuKlUZY0vCMfWPcZcUmM7xei3SRmokzdN88aAKGypW_S2gQ3LIHbKshI8NpuwZN3HPjGuHKqWzA/s320/imagesbbbb.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfX5rt0BZ62g0LEK5T58T_Ls1tYxpP6Rwrs7F_mkuuZQxSiz54rH-FonWHee0Ur8jB5HAC3uTgXiACGwRRfnVCPHKhpCp6MZmkPao_ToHlChEAudwI6zI_h-VPDZnvkdNIRcONhdHR9O0/s320/images.hierarjpg.jpg)
Podemos dizer, então, que hierarquia é ORDENAÇÃO. Há nela autoridade, mas não uma autoridade de caráter pessoal, como na noção moderna. A hierarquia é o “encaixe” em toda a ordem do universo, e existe em toda parte e em todo lugar. Não há nem poderia haver nada sem hierarquia. No sentido clássico, é sinônimo da ordem que, em seu mínimo estágio, é necessária à subsistência - é a hierarquia das ligações atômicas que faz com que o ar não se torne venenoso.
Na hierarquia clássica, a po
A idéia moderna de uma igualdade completa é, em seu âmago, a negação da ordem. E essa mesma corrente colocou a palavra hierarquia dentro de um invólucro de autoritarismo, sob uma capa que, aparentemente, engessa o livre arbítrio. Nada mais longe da verdade, pois a ordenação é a única forma de o homem se realizar em sua plenitude. Com essa visão distorcida, contaminaram também outro princípio correlato, a autoridade, confundindo-a malevolamente com autoritarismo.
Sem autoridade, o bem se torna impossível desde os primórdios da existência h
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5FxSu0Vrrqv6ZxwP98eAGFJXoLEA1NJWC7vh6atz-u7NFmGXyuL_nEWcYJJ7YFIrjK8s905XCNwdc-HX7vB5LQZteaTiSbA_DIuE-AeCO1pb6sw0cACfMBeo2KSnK2-p0vH73MMYVPBU/s320/imagesguerr.jpg)
Todos os dias os jornais nos apresentam tragédias decorrentes desta falta. Ou exemplos concretos de como não se deve fazer uso da autoridade que lhe foi conferida por muitos, em favor de facções ou partidos, ameaçando assim o bem maior, a liberdade.
No comments :
Post a Comment