Li recentemente, e
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0oByh_8Z8Zk2ZfVYN4aRNV2yVXhbhF4m21bJuNdQxus3coox5F-qQfKIaNmmYEGnzaK__EnN9TPEjVupV3WccVuRNw1RXxn8YYS9IsYJypINkIPzCop8aPXhrVUH1z0qykI0wuPXkRcU/s320/images.edujpg.jpg)
"A própria etimologia do termo (educação) enfatiza a necessidade que o ser humano tem da educação como parte essencial de seu aperfeiçoamento. Educar vem do latim “ducere”, que significa “guiar”.
O homem precisa ser guiado por outros para aperfeiçoar suas faculdades. Também provém de “educere”, que significa “extrair”.
Precisamente, a tarefa específica da educação é “extrair o melhor eu” da cada um, desenvolver todas as capacidades da pessoa. As duas facetas – guiar e desenvolver – constituem como que o fundamento da tarefa educativa."
Resume tudo que nos pode interessar sobre o próprio assunto central e ne
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTGJpDmYTRXvMriwhKpgqcs8C-Ejim1bEnGp2AArEqRvKkePX-a-RWJd3d5V5tclW97iUIcx6mggGUuG5_BmyU4G0lwirFDiqAl41ukqemjafBgfLjtLqKcJw-FiTLTkfEtRyYB5yEv7c/s320/imageshhi.jpg)
"canga impura", como disse o poeta Olavo Bilac.
Esse burilar do caráter precisa ser aprimorado ao longo da vida: ninguém pode parar de se educar, ou desistir, achando que é assim, e daí? No convívio social, nos lugares que frequentamos em geral, cedo se percebe se os pais foram bem sucedidos e quanto empenho colocaram em cumprir sua missão. Porque no adulto sociável está presente a criança que foi educada com amor e cuidado. É aquele ou aquela que sabe pedir licença; pedir por favor ou por gentileza; agradecer; se desculpar; não furar a fila; não empurrar ou usar de influência, pessoal ou de conhecido, para se dar bem. E cada um pode aperfeiçoar-se, analisando com valentia como está se comportando.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHuJ7d-nDk5ywqb5IfWwY1HPbIPJrvtCod61DJjy69xsbkua8iUd030EoW9Jz_8fyEwYF9N4nH7PnSPQ7ag6jw-4mcC5d8EatwBPtLHAMKfC4cFNLxTMCRYrVqhRkYCfCgV3RA0i2eDWY/s320/images..ljpg.jpg)
O ser social que não enxerga no próximo um obstáculo a ser vencido, física ou metaforicamente não é uma utopia, só um ideal exequível. As pessoas têm desenvolvido um perigoso espírito competitivo e nada civilizado de andar trombando propositalmente, num "bullying" constante pelas ruas e espaços, brandindo bolsas, sacolas e mochilas como assassinos em potencial. E usando as palavras e os gestos como armas letais também.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZuSHqCAYxSzUDbbkIlSRKXJK5Sb-R4S_uDGqZ8pPOFOZnSdjCcR37F5aUSjj9rnBVrxslGYiAlshw1sIU_HDcY-3myX_NNEpYeTkGX6JbJ-EDY-kh1hTaCtLZZjnpcWWuGCTy72xPQEU/s320/imageskk.jpg)
Como é bom conviver, ou mesmo ter a sorte de estar na mesma fila ou no mesmo ambiente, com humanos benevolentes e fraternos, que enxergam em você e nos demais os seus semelhantes! O ar fica mais leve e a vida mais agradável quando compreendemos o jeito dos outros, percebemos seu cansaço e procuramos melhorar o seu momento, nem que seja oferecendo-lhes um sorriso e uma ajuda. Não é difícil, mas é o supra sumo da elegância.
No comments :
Post a Comment