![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTdrGvUWUAMuI_cgDB5jDryeGsqCe4KuT0_QtEFNQTCmR63oBnbH0xE7cfYxH2Ji6G8P3AbataJvVJsz6_92R7kSMPDmV6JSuDUC6sXZzVTnNkevKG-Azx4-_YyY9G0S7LFIq_90j-nKA/s320/lista+presentes.bmp)
Um costume que sempre tive e acho muito conveniente é o de fazer listas, lista de compras, listas de atividades de cada dia, lista de necessidades, etc. Cada uma delas tem um enorme valor porque ajuda a pouparmos tempo, dinheiro e desgaste físico e emocional. Com esta economia, temos mais tempo para fazer mais coisas, e até para um descanso merecido depois de muito trabalho objetivo e bem feito.
Quando vamos ao mercado com a lista do que precisamos em casa, fica mais fácil encontrar as mercadorias, e, ao mesmo tempo, evitamos o consumo impulsivo de levar coisas desnecessárias que só servirão para onerar mais a nossa conta no final do mês. A ida ao shopping ficará mais produtiva e poupará muito do nosso tempo, levando-se listado o que devemos procurar.
Agora, com a chegada do Natal, começamos, cada vez mais cedo, a busca por presentes e lembrancinhas para amigos e parentes, tarefa que nos custa muitas idas e vindas aos shoppings e que podem ser economizadas por estas benditas listas.
É simples, basta colocar os nomes das pessoas que temos que presentear e ao lado umas sugestões do que pretendemos comprar e uma base de preço para cada presente, para não furarmos o orçamento apertado de final de ano. É difícil uma família não estar com as contas numa corda bamba, próximo ao final do ano. Esta é uma época de renovações de matrículas,idas a médicos e exames para check up, pagamentos de 13º a empregadas, e mu
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPeNXZ_NVGeiHK68szFeNzx-ALedoJBywnC7mNvSp3HnR44G-KD6iwepkdyPqrOUbm36Vp0rCy4T3VB6e1YvpUKGXOWi5lIjuv-XFq7EbEv-g_OjRZMH2gPGMesLUQckF9MxwCAxr8j9k/s320/imagescompras.jpg)
Vamos verificar que, sendo objetivos nas compras, além de sobrar um dinheirinho no final do mês, teremos também poupado horas e pernas nestas buscas ao mais barato e ao melhor. E com este tempo de sobra poderemos fazer uma visita a um parente que não vemos há muito, uma ida ao cinema para dar uma relaxada, vendo um novo filme na praça, e, principalmente, dispor de tempo para planejar as férias seguintes e a bagagem a levar.
No comments :
Post a Comment