Monday, May 31, 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 44)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Filhos casados jovens
1 - A. S. diz: Dra e quando nossos filhos se casam muito novos? Como ficamos? Não podemos mais educá-los nem interferir nas coisas que farão de suas vidas? Deixamos quebrarem a cabeça pra acertarem sozinhos?

RESP:Caro Sr.A.S.
Uma vez que os filhos constituem suas próprias famílias, cabe aos pais continuar a dar o exemplo, colocar-se à disposição, mostrar que estão e estarão sempre disponíveis a ajudar no que os filhos necessitarem, não interferindo a não ser quando solicitados. É uma atitude que muitas vezes custa aos pais, especialmente quando - tendo já percorrido o caminho- percebem que haverá tropeços. Mesmo assim, calem-se, rezem aguardem o pedido de ajuda ou de um conselho, mas não é prudente interferir. Os filhos receberão agradecidos este modo de agir e confiarão cada vez mais.Não podemos tirar todas as pedras de tropeço do caminho dos filhos. Dar bom exemplo, acolher, abraçar, enxugar lágrimas, animar - este o nosso papel! É difícil, mas vale a pena!
Atenciosamente, Mannoun

Filhos de pais separados
2 - O. A. S.diz: Como é possível dar uma boa educação a um filho quando os pais se separam e cada um vai morar com outra pessoa e a criança tem que conviver com estas duas famílias novas? O que é necessário combinar entre pai e mãe para que consigam educá-lo?

RESP:Cara Sra, O.S. Algo muito importante é que os pais se RESPEITEM para respeitar o filho. Na prática, significa que um não fale mal do outro, que não apontem os defeitos mútuos diante de terceiros- especialmente diante e para o filho!
Realcem as qualidades de um e outro, e, sobretudo não façam comparações do filho com tal ou qual defeito do outro - " você é gastador como seu pai !" ou não suporto quando você fala grosseiro como sua mãe"...etc., etc.
Não queiram saber como o filho está sendo tratado na nova casa- cortem a curiosidade - “que você almoçou lá?- como é seu quarto, etc."
Se o filho contar, ouçam sem comentários desastrosos...
Passem seus valores, dêem bom exemplo, saibam respeitar, ouvir, calar e falar quando necessário.
Fico às suas ordens, Mannoun

Adolescente com horários
3 - A. diz: Que
tipo de rotina preciso criar pra minha filha de 15 anos ter horários a cumprir, além dos estudos e lazer? Que cuidados com ela e com a casa ela deve ter pra crescer mais organizada e deixar de só querer farra?

RESP: Caro A., a rotina aos 15 anos já deveria existir - tarefas em casa, ordem para cuidar de seu quarto, roupas, capricho e também responsabilidades nas tarefas domésticas. Afinal a casa é de todos e os pais devem distribuir atribuições entre todos para o bem estar comum.
Em casa há horários? Levantar, estudar, ir à escola, refeições, atividades dentro e fora de casa? Como é o dia a dia? Quando os filhos vão a festas? Quem leva e vai buscar?Conhecem mesmo as amizades deles, os pais, os hábitos de cada um?
Não é que sejamos quadriculados, mas estas coisas devem fluir com naturalidade no dia a dia de um lar, sem muito “falatório”, porque mesmo que os adolescentes reclamem, na verdade eles gostam e desejam que os pais estejam à sua volta, que digam NÃO em muitas situações, que haja vivência de valores e virtudes em casa.
Boa sorte e fico às ordens, Mannoun

No comments :

Post a Comment