Tuesday, September 11, 2012

Sua casa - Dicas de Arquitetura e Decoração (parte 3)


Reformas e pequenas reformas

Arq. Christian Michael Seegerer
Este artigo tem como objetivo dividir a experiência de como um espaço na casa pode ser renovado e passar a ter um uso e beleza que podem contribuir para tornar a casa mais funcional e aconchegante.
Partiremos do estudo de um caso específico: uma área exclusiva para circulação em um apartamento paulistano de aproximadamente 200m2 que se transformou em um prático e acolhedor home office para a família.
A reforma em questão possibilitou o alargamento do espaço em cerca de 60cm, o suficiente para prever uma bancada de estudo ou trabalho para duas pessoas. Uma estante “magra” para receber livros e revistas na parede oposta fez parte da transformação e ocupação do espaço, além da execução do forro em gesso com iluminação embutida. O arremate final foi alcançado com a prateleira aérea em todo o perímetro: prática, ele recebe caixas para organizar melhor objetos e documentos da família.
A reforma prevista possibilitou um reposicionamento das portas de acesso para cada dormitório, inclusive eliminando duas, pois dois quartos passaram a dividir um mesmo banheiro e um mesmo acesso – a estante “magra” ganhou seu espaço graças a esta mudança; e também uma porta de acesso a um banheiro social foi eliminada (o banheiro passou a ser exclusivo de um dormitório, mas isto é outra história...). O resultado final foi uma área mais ampla e melhor utilizada, (antes servia somente de circulação da área íntima), com um uso específico.
Como toda reforma, algumas “surpresas” acabam acontecendo... e, neste caso, uma viga de concreto – elemento estrutural do edifício -, foi descoberta ao demolir a parede que possibilitaria a instalação da bancada. A saída foi incorporá-la à marcenaria sob medida e, finalizada a reforma, ninguém pode imaginar que está alí.
Reforma ou pequena reforma... O nível de intervenção dependerá do capital que pode ser investido, na vontade – grande ou pequena – de mudar, renovar, e tantos outros aspectos a ponderar. Nossa recomendação principal é que se invista em morar bem, reflexo em boa medida do valor que se dá à vida em família.












No comments :

Post a Comment