A pesquisa americana, coordena
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVDyyzLuuItZRHKBJvBJysnGfh83QD48QgKas2EuOdqnj7D6SbOhdwoQfu_yBqL7l91p1VoWUVZhQxjwzPcVbPHF4HqsO-AUSekGrJaVbdOpZiDQ8EHnL4nV78RnrRg0dvQfAUNo3IhbnD/s320/divorcio1.jpg)
Segundo as estatísticas de Rose e sua equipe, a chance desta decisão afetar os relacionamentos de casais amigos é grande. Os amigos mais próximos acabam com uma probabilidade 75% maior de se separar também. Até os amigos dos amigos sofrem: a chance destes relacionamentos terminarem aumenta um terço.
Os pesquisadores do estudo de Framingham acreditam que a ruptura de um casal faz com que amigos, familiares e colegas de trabalho questionem a própria felicidade conjugal. O efeito, conhecido em inglês como "divorce clustering", sugere que conviver com muitos casais divorciados pode ser ruim para o relacionamento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFxca8uHHyOK9zCQIB_igThvs5pNk-IwZe54F2PS74O4-4c0cZlB6HX1hAgHLmX-sNYqTUczsRFWXgpYuUrA_wIWJOucvlaOmctygFmoQnP2G9ZR55SABdqopDiiJyoZoPnIgBEeTRKTXF/s320/efeito_domino.jpg)
O resultado dessa pesquisa é interessante. Demonstra bem como as ações das pessoas influenciam os demais, para bem e para mal. A responsabilidade pessoal e social do indivíduo tem um alcance muito maior do que julgam alguns a princípio. Os que consideram donos e senhores das suas vidas, no estilo "faço o que quero e não devo satisfações a ninguém" podem sentir por aí que não é bem assim. Fazemos o que queremos (ou o que devemos?), mas as consequências de nossos atos podem ser bombas a explodir cedo ou tarde. E atingem os mais próximos e os distantes.
Precisamos, então, transformar esse efeito cascata nocivo em um círculo virtuoso: mais tolerância gera mais bondade; esta desperta bom-humor e alegria até nos insuspeitos; estes "contaminam" outros com uma nova visão de vida. Qualquer que sejam os ingredientes da fórmula, uma coisa é certa: famílias sustentam famílias, pessoas se apóiam mutuamente. Vale a pena lutar por valores assim.
No comments :
Post a Comment