![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4kGaCqFumx2k5bAgLYhd44BN9bYTY2ROvGIw-XqTtHhyphenhyphenX-fDkHqlpyiPF9nBYj_Rtb1RA9IKSj__ZRA6kIW1l8GVEj6CW2ggIxHWE4CAyrEmY6T3IyUMJaSLvkyOvcmENtAmMLD0Ev01y/s320/onibus.jpg)
Em 2009, tive a oportunidade de conhecer a cidade de Liverpool, na Inglaterra. A "desculpa" para a minha ida à terra natal dos Beatles foi um congresso, mas, como fã do grupo, fiz questão de estender a minha estadia para realizar um sonho antigo: fazer o "Magical Mistery Tour", um passeio que dura uma tarde inteira e que leva turistas a pontos de interesse relacionados à história do quarteto.
Há algum tempo, já tinha visto o tour em um programa de televisão e me lembro de ter pensado: "Um dia ainda vou lá pra conhecer esse lugar..." E não é que esse dia finalmente chegou?
Só quem realmente gosta das músicas dos Beatles sabe a emoção que é fazer esta viagem de volta no tempo. Eu mal acreditava estar ali, no lugar que inspirou a trilha sonora da minha juventude (apesar de eu ter nascido no final dos anos 70) e que revelou para o mundo os quatro rapazes de Liverpool que reinventaram a música na década de 1960.
Bem, mas vamos aos detalhes do passeio: saímos do centro da cidade com destino ao subúrbio de Liverpool - uma área encantadora, florida, com casinhas lindas e imensas áreas verdes que explicam, em parte, por que canções tão românticas tiveram origem naquele lugar. Lá, visitamos as casas onde cada Beatle morou antes da fama: primeiro, fomos à casa de Ringo Starr (foto 1), localizada em uma área bastante modesta (semelhante à uma vila operaria), onde o baterista viveu até os primeiros anos da beatlemania. Por sorte, ainda pegamos a casa de pé, já que em poucos dias ela seria demolida para dar lugar a um novo empreendimento. Em seguida, nos dir
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9plZGjiW9nz_oeKG1zGg4pgRbo3Qd9DRkcBWmlTzFEHrp52pYQJzy6qE6FRyk_AZkR78Zf1ojFVOMn9uh2NP3GWaYQeioC9N6pyBYInA7E33KNzT7ju3nK5wjpztkOVNIg0y-aVON0hW2/s320/casas.jpg)
Passamos ainda por Penny Lane, a rua que inspirou o sucesso musical de mesmo nome, que eu particularmente adoro. Lá, tirei fotos do banco e da barbearia que são citadas na canção. Além disso, posei para uma foto ao lado de uma das únicas placas com o nome da rua que restaram no local – alguns vândalos as levaram como souvenir para suas casas....
Fomos também a um
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvSibS60lovNMXDbbr6ZXOoRjkLayeWWtvaX1N2zduYYbZ_latHzwpWEJBDvLcZbrr0OtNB3hbfV-0ZGWqb8IeCyQ-pl_ZqS1QnorSsbFzd_YXrurBFZmbxB8e4iXMKg7p0Md3IakIaJWl/s320/penny_strawberry.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1vdcp2TsqBLbaioEy1pLN-4RGMiIsWnYxism-g9Cy0ekuolwTLjmr1wCNtG4nRkkHLqUA1JoKtH6TXV21uLUoSNBTDF4vhSyvB76FyMl2D_p36vTaiidsN5pC1avjxNPqH1hrFIT4h5F5/s320/cavern.jpg)
Para completar o Magical Mistery Tour, fui ao “The Cavern”, uma mistura de pub com casa de shows, onde os Beatles se apresentavam com frequência e onde foram descobertos pelo empresário Brian Epstein. Trata-se de uma “caverna” no subsolo do centro da cidade, com um pequeno palco com os instrumentos da banda, que ainda hoje recebe legiões de fãs dos Beatles.
O passeio foi realmente inesquecível, e, sem dúvida, valeu muito a pena. Nosso guia era muito entendido no assunto e era possível perceber o quanto era apaixonado pelas músicas do quarteto, o que tornou o passeio ainda mais emocionante. Sem falar que ele caprichou na trilha sonora ao longo do passeio, tornando o “Magical Mistery Tour” ainda mais real!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdkZ2Uxyp05kRwL4SKc1T7Ew6G9gnQbksHBdgPK9nqVf3aISThKW2hyFyy0wR3eyOx95_JzTvi4HgLDcdwC8HHF6623bYu2uUR_QZlsKVvkaLE5fFcINZxLngBZEp7yyzpYZi2fLppKgJ9/s320/john.jpg)
Para dar continuidade ao tour pela beatlemania, fiz questão de visitar o Beatles Story, um museu muito bem montado que conta toda a trajetória do grupo e que também é um ponto turístico imperdível para quem é fã de suas canções. O museu mostra a origem, o sucesso e a decadência do grupo e também é um “must see” em Liverpool. O ponto alto do museu, sem dúvida, é a sala final, que exibe o piano branco e os famosos óculos do
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhReT5dYViOiDvMQ0Uc6-ewdUBjSWmkGFCYFdIn4ZTyAajihYAeEWeGlqTVPOM3tnyn4FqAjphlgFLrkBXZP14v_IiFeDTafigw2ilIwPPJnwiqIdSqeNO9-ZFo_eICfRMssIzNWm3Vp5BW/s320/cidade.jpg)
Liverpool é uma cidade portuária sem muitos atrativos turísticos adicionais, mas que certamente ficará para sempre em minha memória por ter me proporcionado esta maravilhosa viagem musical à época da beatlemania.
No comments :
Post a Comment